Post 595 – Perguntem ao Tio Chico nº 181 – Ainda mais repercussões sobre pergunta feita pelo fileiro Marcelo Zuliani ao Tio Chico a respeito do tal do “fila original”… – Ótimo nome para o novo fila original: Cão de Açular Brasileiro. – Data: 4/12/2018

Perguntem ao Tio Chico nº 181

Ainda mais repercussões sobre pergunta feita pelo fileiro Marcelo Zuliani ao Tio Chico a respeito do tal do “fila original”…

Ótimo nome para o novo fila original:  Cão de Açular Brasileiro.

1 - Cartaz Portugues sobre FP2 - CAFIB 40 anos 2

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…  

Nota: as três primeiras perguntas abaixo referem-se aos artigos do Tio Chico postados em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/11/29/post-592-perguntem-ao-tio-chico-no-179-ativo-fileiro-marcelo-zuliani-questiona-sobre-o-tal-do-fila-original-data-28-11-2018/   e em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/11/30/post-594-perguntem-ao-tio-chico-no-180-repercussao-sobre-pergunta-feita-pelo-fileiro-marcelo-zuliani-ao-tio-chico-a-respeito-do-tal-do-fila-original-vem-ai-em-breve/ sobre o “fila original”.

Pergunta nº 454:  Tio Chico, concordo com Marcelo Zuliani e com você: o uso inapropriado do nomefila original” está criando uma grande DESORGANIZAÇÃO E CONFUSÃO entre os fileiros. Se seus inventores usassem o nome sugerido por voce, Cão de Açular Brasileiro, tudo ficaria bem mais simples. Afinal “açular” também tem o significado de “filar”.

Resposta do Tio Chico:  Pois é… Mas os inovadores gostam de usar a tradicional, consagrada e internacionalmente conhecida MARCAdenominada FILA… E ainda por cima gostam de usar indevidamente o nome do Dr. Paulo Santos Cruz, esquecendo que todo o pensamento dele se consolidou em 1978 no Padrão CAFIB e em seus inúmeros artigos publicados no jornal O FILA do CAFIB.

Pergunta nº 455: Tio Chico, você saberia me informar se as três fotos abaixo que circulam nas redes sociais são do novo tipo canino em formação que está sendo chamado de “fila original” ? 1 - Tres FO

Resposta do Tio Chico:  Não, não sei. Deve ser de um boxer mestiço.

Nunca vi o assim chamado “fila original. Nem mesmo numa simples série de muitas fotos para poder identificá-los. Gostaria de receber muitas fotos deste novo tipo de cão cujo fenótipo tivesse sido verdadeiramente apurado e que represente de fato um tipo canino homogêneo e fixado. Um conjunto com muitas fotos certamente seria uma ótima apresentação deste novo tipo de  cão. Fica aqui minha sugestão. No passado recentíssimo só vi a foto do cão abaixo chamado de Bronco como sendo um FO.  Logo, se vi, foi apenas uma foto. Nada mais que isto. E olha que, só para exemplificar, no meu site e blog existem mais de 2 mil fotos de Filas Puros e de Filas Típicos, assim como de “filas-mestiços”, “filas-pretos” e diversos tipos de “fila-aberração” !!!

2 - Bronco

Quem sabe este novo tipo canino não está ainda somente no pensamento de seus inventores, faltando reproduzi-los homogeneamente na prática ? Para somente depois de apurado e realmente fixado depois de algumas décadas, apresenta-los em quantidade e somente então vende-los ? Mas, com certeza absoluta, nenhum dos cães das quatro fotos acima seriam aprovados na AFT (Análise de Fenótipo e Temperamento) do CAFIB. Os criadores cafibeanos jamais aceitariam em suas criações tipos caninos como os acima.

Nós preferimos o Fila Puro do CAFIB que é fruto de 40 anos de trabalho: resgate, fixação e preservação !!! Veja:4 - Fila Puro do CAFIB

Pergunta nº 456: Tio Chico, penso que os inventores do “fila original” já estão apregoando que aceitarão cães de coloração preta em sua futura criação pois ouvi dizer que estão usando também em sua fabricação Filas e “filas” do CBKC-FCI. Logo, como estes dois clubes aceitam o chamado “fila-preto”, cachorros nesta cor poderão nascer na criação do “fila original”. Assim, vivamente já se anteciparam na justificativa. O que voce acha ?

Resposta do Tio Chico:  Bem pensado, pode ser. Mas para o CAFIB o “fila-preto” não passa de um vira-lata com pedigree… Mas certamente aqueles que gostam de cachorro de cor preta vão querer tomar carona nesta estória… E muito rapidamente…rsrsrs…

Pergunta nº 457: Como foi a recente Expo do CAFIB realizada em 2/12/18 em Guaratinguetá, SP, que fechou o Calendário do CAFIB-2018 ?

Resposta do Tio Chico: Excelente !!! Segue abaixo um aperitivo !!! Mas aguarde para breve a Circular oficial do CAFIB com muitas fotos e a final completa do Campeonato CAFIB 2018.

Foto nº 1: Cartaz trazido por um cafibeano. Informa tudo…

Foto nº 2: Giovani Eder e  Beth Hisama.  Ao Centro Felício Branco Unello proprietário do Canil Chapéu Preto. O chapéu pode ser preto e original, mas a criação dele é do Puro Fila Brasileiro do CAFIB.              5 - Cartaz Daniel Balsas + Chapeu Preto                                                             

                                                                             6 - Expo 1                                                 7- Expo 1

Meus queridos leitores,

Com referencia as três primeiras perguntas acima, continuarei fazendo a minha parte e jamais confundindo amizade com a preservação do Fila Puro: preservar o Cão de Fila Brasileiro Puro, longe de toda e qualquer invencionice, como considerei serem no passado os “filas-mestiços” desde 1975, o “fila- preto” desde 1977, e depois os diversos tipos de “fila-aberração e qualquer outro tipo de “fila” que realmente não seja o tradicional, único e original Cão de Fila Brasileiro. Chega de invencionice !!! Chega de egos inflados !!! Por favor, deixem o Fila Brasileiro em paz e longe da desorganização e confusão.

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios