Post 731– Tio Chico Informa n° 277 – O sucesso e exemplo prático e real de criadores que seguem a Filosofia de Criação do CAFIB. – E dão sua enorme e indispensável contribuição para manter o Verdadeiro Fila PURO. -Excelente exemplo: Canil Guardiães do Caracu, de Marcus Flávio Vilasboas Moreira e Wilson Vilela, de Minas Gerais. – Atenção: com Tipicidade e Função se perpetua uma Raça. Mas só com Função especifica, até vira-lata serve ! – Inventor do mais novo “tipo” de “fila” finge desconhecer a Qualificação dos Filas CAFIB ! E mistura fotos com devaneios e equívocos !!! – Data: 31/03/20

Tio Chico Informa n° 277

O sucesso e exemplo prático e real de criadores que seguem a Filosofia de Criação do CAFIB.

E dão sua enorme e indispensável contribuição para manter o Verdadeiro Fila PURO.

Excelente exemplo: Canil Guardiães do Caracu, de Marcus Flávio Vilasboas Moreira e Wilson Vilela, de Minas Gerais.

Atenção: com Tipicidade e Função se perpetua uma Raça. Mas só com Função especifica, até vira-lata serve !

Inventor do mais novo “tipo” de “fila” finge desconhecer a Qualificação dos Filas CAFIB ! E mistura fotos com devaneios e equívocos !!!

33 - Introdução Abóbora FP

 

Amigos e amigas do CAFIB e do Fila Brasileiro (FB),

O Tio Chico, depois de ter divulgado o fato de que nem mesmo a Sobraci, cartório que emite os pedigrees para OFB, isto é, para o chamado “fila“-moderno, reconhece este novo tipo de experiência canina como sento uma raça pura (vide detalhes na Pergunta 541 em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2020/03/27/post-729-perguntem-ao-tio-chico-no-206-voce-sabia-que-nem-a-propria-sobraci-reconhece-o-ofb-como-raca-furo-de-reportagem-descoberto-o-verdadeiro-cao-aborigene-brasileiro-pedigrees/  ), gostaria de enfatizar que criar qualquer raça canina pura, de forma séria e honesta, é sinônimo de aprimorar, aprimorar e aprimorar sempre.

Lembrando sempre que aprimorar não significa modificar, mas sim melhorar o já existente.

Em busca de se chegar cada vez mais perto do ideal consubstanciado no Padrão Racial.

E no caso do Fila Brasileiro este Padrão é o do CAFIB, que foi redigido em 1978 pelo Dr. Paulo Santos Cruz, com a fundamental ajuda dos fundadores do CAFIB, entre outros, de Américo Cardoso, Airton Campbell e Luiz Maciel.

O Padrão Racial do CAFIB é um objetivo a ser perseguido pelos seus membros e criadores.

Mas sempre será muito difícil de ser alcançado em sua plenitude. Pois sempre haverá um “mas” ou um “porém”…

Existirá sempre, por menor que seja, uma simples falha ou um simples detalhe a ser aperfeiçoado…

Por isto mesmo a Qualificação do CAFIB tem quatro níveis: Regular, Bom, Muito Bom e Ótimo.

Pena que defensor de outros tipos e experiências com de cães mestiços tente retirar aética e indecentemente proveito da existência destas quatro Qualificações postando, misturando e divulgando fotos de Filas do CAFIB como se todas fotos fossem de cães de Qualificação Ótima. Para mim não passa de mais uma atitude desesperada desta pessoa. Afinal, quem conhece um pouco da História do CAFIB sabe que em 42 anos foi concedido apenas pouco menos de 20 Medalhas de Ouro, Qualificação Ótimo.

O Padrão do CAFIB é, desde 1978, um conjunto de características e descrições que devem ser respeitadas, seguidas e preservadas a fim de garantir que os pais das ninhadas conseguidas pelos criadores do CAFIB estejam cada vez mais próximos deste Padrão, em conformidade com suas especificações, para que esses filhotes possam ter, a cada geração, uma maior chance de melhora qualitativa. A isso se denomina Melhoramento Genético, ou seja, o tão falado Aprimoramento. Aliás, estampado no nome do CAFIB !!!

A seleção rigorosa é a base de uma criação séria e duradoura. E deve compreender um Todo: fenótipo + temperamento + caráter. E a Função é parte deste Todo.

As Análises de Fenótipo e Temperamento do CAFIB, assim como suas Expos e as Classificações e Qualificações que dela resultam, são exemplos práticos e reais de caminhos a serem seguidos. O criador sério deve aprender com o passado correto e jamais pretender egocentricamente inventar uma nova experiencia ou repetir erros do passado. Uma Segunda Grande Mestiçagem jamais deveria repetir a Primeira Grande Mestiçagem contra a Raça Fila iniciada nos anos 70 e 80, cujas sequelas encontram-se até hoje no plantel de FB e de “fila” do CBKC-FCI.

Portanto enganam-se aqueles que desejam apurar somente a Função de um cão, pois são incapazes de imaginar e criar o Fila Brasileiro em seu Todo. Da mesma forma enganam-se aqueles que pensam que a Expo do CAFIB é uma competição de beleza. Ao contrário a Classificação e Qualificação dos FBs em pistas são um exemplo e objetivo a ser perseguidos por todos os criadores.

Mas infelizmente existem clubes e grupos de pessoas que sequer são capazes de realizar uma única Expo por ano. Então, desdenham do CAFIB. E se dedicam apenas às redes sociais. Passam então a criticar e não a criar. E, pior, apenas num mundo virtual.

Mas nota-se na prática que aqueles pretensos criadores que só almejam atingir determinada Função, se permitem miscigenar cães com qualquer tipo de fenótipo e de qualquer raça. Miscigenam seus cachorros até com cães mestiços e vira-latas pois, incompetentes, só lhes resta a desculpa de perseguir e criar apenas a Função. Estas pessoas, incapazes que são de criar um FB em toda a plenitude de sua tipicidade, se escondem e se desculpam atrás de uma pretensa Função, que é realmente intrínseca ao genuíno Cão Fila Brasileiro Puro do CAFIB, mas que pode até ser desempenhada por outros cães. E isto ocorre há centenas de anos. Trata-se de novidade apenas para os novatos e neófitos. O desempenho de uma determinada Função não é requisito estritamente Racial. Muitas Raças, cães mestiços e até cães vira-latas executam as mais variadas funções com sucesso, todavia não possuem a legítima tipicidade das Raças Puras voltadas àquelas funções. Em resumo, o animal funcional pode até não ser típico, mas o exemplar típico é necessariamente funcional. Lembrando que o significado de tipicidade é a maior proximidade às características raciais descritas em cada Padrão Racial.

Sendo assim, o Tio Chico gostaria de apresentar a excelente criação do Canil Guardiães do Caracu que há tantos anos vem seguindo a orientação e a Filosofia de Criação do CAFIB. Desta forma, segue abaixo texto na íntegra recebido de Marcus Flávio Vilasboas Moreira e Wilson Vilela redigido especialmente para fazer parte deste artigo:

Tio Chico,

O CANIL GUARDIÃES DO CARACU foi oficialmente fundado em 1998, e a origem do nome se deve a nossa tradição familiar na criação do gado bovino Caracu.

Mas o nosso contato com a raça Fila Brasileiro vem muito antes disso. Quando, ainda criança, fui presenteado pelo meu pai com uma filhote de nome Yanga da Jaguara, esse foi o meu primeiro exemplar de Fila Puro e que tanto me impulsionou ao amor por essa maravilhosa raça canina brasileira.

Também tínhamos Filas Brasileiros em nossas fazendas, mas a nossa seleção criteriosa da raça iniciou-se somente após a aquisição da cadela Orquídea da Voz do Vento, que obteve as premiações de Melhor Fêmea e Melhor Temperamento na 1° Exposição CAFIB do Fila Brasileiro em Itanhandu em 2005. Nesse evento tornamos sócios do CAFIB e iniciamos uma trajetória vitoriosa e destacada nas principais exposições do Fila Brasileiro por todo país.

Inclusive aproveito o ensejo para agradecer a Família CAFIB, em especial a sua Diretoria, por todos os aprendizados, orientações e carinhos recebidos nestes muitos anos vivenciados juntos. Desta forma seremos eternamente gratos pelas orientações recebidas do CAFIB.

A parceria com o querido amigo e sócio José Wilson Vilela iniciou-se há mais de 10 anos atrás, isso aconteceu de forma natural, logo após a aquisição pelo mesmo de alguns cães oriundos do nosso Canil.

Vale destacar que o Sr. Wilson já possuía alguns cães, de maior destaque a matriarca Rosinha Acangussu das Gerais.

Fruto desse convívio, surgiu uma grande amizade que impulsionou o nosso interesse conjunto pela seleção e o aprimoramento do Fila Brasileiro.

Através do meu auxílio, o Sr. Wilson, aprofundou o seu conhecimento sobre o Padrão da Raça. Obstinado buscou o constante melhoramento racial, principalmente através do direcionamento de acasalamentos e, desde então, passou a registrar os cães com o nosso afixo.

Dessa maneira, surgiu uma parceria de amizade e sucesso.

Essa sociedade, possibilitou o crescente aumento qualitativo e quantitativo do plantel Guardiães do Caracu.

Prova disso, foram as mais importantes conquistas da raça Fila Brasileiro obtidas recentemente: Melhor Criador do Campeonato Mundial CAFIB 2019 e Melhor Expositor do Campeonato Mundial CAFIB 2019. Ressalto que devido a nossa participação no Campeonato Mundial, abdiquei de julgar as Exposições do CAFIB ocorridas nesse período.

Juntos, eu e o Sr. Wilson, sabemos que ainda temos um longo e árduo trabalho em prol da raça para trilhar. Mas apoiados pelo conhecimento técnico, pela seriedade, compromisso e com as bençãos de Deus isso continuará acontecendo.

Atenciosamente,

José Wilson Vilela – Sócio Proprietário e Marcus Flávio Vilasboas Moreira – Sócio proprietário, Juiz do CAFIB, Juiz da UNIFILA, Ex-presidente da UNIFILA na Gestão 2011 a 2014.

Tio Chico aproveita a oportunidade para dar conhecimento aos leitores o que pensava Marcus Moreira sobre o “fila-preto” quando era presidente da Unifila: https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/30/post-36-tio-chico-informa-no-17-unifila-e-o-fila-preto-enviado-300812/

Amigos, sendo assim, segue abaixo a prova inconteste do sucesso e do exemplo prático e real do Canil Guardiães do Caracu que segue a Filosofia de Criação do CAFIB:

74 - Marcus + Wilson

1. Resultado prático e real da criação do Canil Guardiães do Caracu nas pistas das Expos do CAFIB que são públicas e transparentes. Isto é, no mundo real, muito longe do blá-blá-blá dos Facebooks:

75 - Marcus + Wilson em Expos76 - Marcus + Wilson em Expos - 2

2. Agora vejam abaixo o resultado prático e real da criação do Canil Guardiães do Caracu na fazenda – isto é, não no mundinho virtual do blá-blá-blá dos Facebooks:

77 - Marcus + Wilson Na Fazenda78 - Marcus + Wilson na Fazenda - 279 - Marcus + Wilson na Fazenda - 380 - Marcus + Wilson na Fazenda - 481 - Marcus + Wilson na Fazenda - 5

E isto tudo acima compõe a Família CAFIB:

82 - Familia CAFIB

Mas, se voce desejar, pode sim preferir criar um cachorro como os abaixo:

83 - Mstiços CBKC e OFB

Afinal, a decisão é sua. Afinal, o que voce prefere ?

Abraços, Chico Peltier

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC em inglês e português.
E mais recentemente foram enviados também para SOBRACI, WKU, FECAM e ACA em inglês e português.