Post 727 – Perguntem ao Tio Chico nº 205 – Será mesmo que a Sobraci emite pedigree de OFB para filhotes nascidos do cruzamento de Fila Puro com OFB ? – Seria este mais um novo modelo de falsificação de Pedigree ? – Por onde andam os criadores do antigo CMCFB e da Unifila que continuam sem se manifestar sobre o OFB ? – Coronavírus versus o vírus da Mestiçagem. -A Segunda Grande Mestiçagem contra o Fila Brasileiro !!! – Data: 24/03/19

Perguntem ao Tio Chico nº 205

Será mesmo que a Sobraci emite pedigree de OFB para filhotes nascidos do cruzamento de Fila Puro com OFB ?

Seria este mais um novo modelo de falsificação de Pedigree ?

Por onde andam os criadores do antigo CMCFB e da Unifila que continuam sem se manifestar sobre o OFB ?

Coronavírus versus o vírus da Mestiçagem.

33 - Introdução Abóbora FP

63 - Nota Especial Virus

 

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

Pergunta nº 540:  Querido Tio Chico, parabéns pelo seu excepcional artigo fazendo uma analogia entre a tristeza e a devastação causada pelo Coronavírus e a tristeza e a devastação causada pela Segunda Grande Mestiçagem contra o Fila Brasileiro  !!! (Vide em  https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2020/03/20/post-725-tio-chico-pergunta-no-18-coronavirus-versus-o-virus-da-mesticagem-o-que-voce-prefere-qual-o-fenotipo-de-fila-brasileiro-deve-ser-considerado-como-sendo-o-fenotipo-do-verd/ ). Tenho certeza absoluta que todos os seus leitores medianamente inteligentes foram capazes de entender esta analogia. E para os analfabetos funcionais que não sabem o que é “analogia”, sugiro irem aprender num dicionário virtual.

Realmente a mestiçagem é um terrível mal que novamente ataca sem piedade o FB. Pena que alguns analfabetos funcionais, por não terem como contra argumentar, preferem se fazer de sonso e postam irresponsavelmente assuntos paralelos. Isto é: fogem do confronto franco de ideias e argumentações.

Entretanto, Tio Chico, o post abaixo me surpreendeu demais. Pelo que está escrito, ou tentam dar a entender, a Sobraci vai fornecer pedigree de cão de raça pura para uma ninhada fruto do cruzamento de dois cães de raças diferentes. Veja abaixo a comprovação do que afirmo:

64 - Postagem Alexandre Bariska

Será que a Sobraci vai mesmo emitir pedigree de cão de raça pura para uma ninhada proveniente do cruzamento de duas raças diferentes ?

Tio Chico, por que afirmo isto ? Porque para esta mesma Sobraci, filiada a uma tal World Kennel Union existente lá na Ucrânia ou Croácia, o Fila Brasileiro é uma RAÇA e o OFB é outra. Veja a comprovação do que afirmo, baseado nas duas fotos abaixo tiradas do próprio site da Sobraci no dia 21/03/20, no Menu “Raças” (vide em https://www.sobraci.com.br/racas) :

65 - Site Sobraci OFB e FB

Ora, pelos dois posts acima retirados do site da Sobraci, não resta dúvida que este clube entende que FB é uma raça e OFB é outra. Logo, como se cruzando FB com OFB, pode nascer OFB ? Que mágica é esta ? É por isto que o criador e grande articulista Quinzinho Liberato questiona e compara com inteira razão neste caso que “Cruzando Pato com Ganso, nasce Pato?”.

Esta postagem me revoltou pois é a comprovação da mestiçagem e dos métodos indevidos utilizados por estas pessoas. Por isto resolvi sair da minha zona de conforto e te escrever.  É uma pena que todos os criadores antigos e tradicionais – principalmente os mineiros — não repudiem este novo e moderno OFB, e permaneçam complacentes, omissos e inertes. Meus parabéns a voce e ao Quinzinho Liberato por denunciarem este tipo de mestiçagem.

Resposta do Tio Chico: Parabéns por voce sair da sua zona de conforto. Concordo com voce. Todo criador sério e responsável, independentemente de ser filiado ao CAFIB, a Unifila, a SPFB ou ao CBKC-FCI, deveria se manifestar. Principalmente os criadores mineiros da recriada Unifila que fizeram ou não parte do antigo e extinto Clube Mineiro dos Criadores do Fila Brasileiro fundado pelo Coronel Arthur Verlangieri (Vide em ). Afinal, estes criadores mineiros mais antigos de FB como, por exemplo, Atila Dias, Marcus Flávio Vilasboas Moreira, Raimundo Cruz, Cristóvão Giancotti, Geraldo Barbosa e Paulo Augusto Monteiro de Moura  conhecem muito bem o inventor do OFB. Por isto e a meu ver, eles não deveriam continuar discordando somente de forma reservada e discreta. Deveriam sim dar transparência às suas opiniões sobre o OFB: ou contra ou a favor!!! Deveriam emitir sua opinião publicamente nos Faces e WA`s e até numa Nota Oficial da Unifila. Não deveriam continuar se omitindo, compactuando e sendo conivente por meio do seu silencio com este grande equívoco. Penso ainda que eles não deveriam usar a desculpa da amizade pessoal de muitos anos como pretexto para permanecerem omissos. Penso que não se deve misturar mestiçagem com amizade !!! Se, por exemplo, Cintia e o Gerson Junqueira amanhã resolverem miscigenar o FB, continuarei amigo deles, mas os recriminarei veemente e publicamente. E, cá entre nós, para mim, amizade por amizade, eu fico com a amizade ao Fila Brasileiro !!! Lealdade e fidelidade do FB, também !!!

Afinal, por onde anda a Unifila ?

Por favor lembrem-se que o CAFIB se posicionou oficialmente em  http://www.cafibbrasil.com/leitor_not/items/comunicado.html

Além disto, como corretamente comenta o Quinzinho Liberato: “Seria ótimo que toda a comunidade séria e esclarecida do Fila Brasileiro se posicionasse publicamente contra tal iniciativa, evitando-se assim o risco de um eventual sentimento de culpa ou cumplicidade, por omissão, nas más consequências que, forçosamente, virão com o espraiamento dessa nova onda de mestiçagem. Aqueles que se intitulam  criadores, dirigentes, juízes ou entusiastas do Fila Brasileiro legítimo, além dos cães que produzem ou possuam, têm (ou deveriam ter) uma compromisso com algo maior: A Raça

Afinal, como dizia Martin Luther King “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.

66 - M. L. King

Mas gostaria de comentar que Quinzinho Liberato apurou que o Canil do Boca Negra foi fundado Felipe Medeiros e que a fêmea Bariska do Boca Negra mencionada no post acima é de sua criação. Felipe é membro do CAFIB e está muito aborrecido por ter uma fêmea de sua criação sendo utilizada nesta experiencia sem sentido. Segundo Quinzinho Liberato a fêmea Bariska é descendente da linhagem de antigos Canis do CAFIB tais como, entre outros, Canil Chácara Três Irmãos de Adriano Pacheco, MG; do Canil Amparo de Caico Cintra, SP e do próprio Canil Boa Sorte, do Quinzinho em Valença-RJ.

 Como voce pode ler no depoimento abaixo que segue na íntegra recebido por áudio de WA do próprio Felipe Medeiros, ele desaprova totalmente que a fêmea de criação dele, Bariska, esteja sendo usada indevidamente nesta nova experiência chamada de OFB.

Segue áudio do Felipe: “Quinzinho, sobre esta ninhada que foi tirada de Bariska do Boca Negra com Canário do JC, que não passa de um vira-lata amarelo de porte grande, reafirmo que sou totalmente contra. Considero uma falta de respeito tremenda com o trabalho que tenho feito como criador, assim como o trabalho desenvolvido por tantos criadores desta linhagem antes de mim, até que conseguimos chegar na Bariska. Penso que o trabalho de seleção de várias gerações de Fila Puro é perdido num projeto sem fundamento, sem pé nem cabeça. Não aprovo esta experiência e já dei inclusive esta minha opinião diretamente ao Alexandre (pessoa que postou o anuncio da cobertura acima). Não compactuo com este erro. Aliás, nas palavras do próprio Alexandre, Bariska é a melhor fêmea que ele possui, logo poderia estar sendo utilizada num Fila Brasileiro macho típico. Isto seria muito bom para agregar valor à Raça Fila, mas agora ela esta perdida”.

Acrescento que Bariska do Boca Negra é irmã de ninhada de Bailarina do Boca Negra, ambas com pedigree do CAFIB.  Bailarina tem um excelente fenótipo e foi considerada a Melhor Fêmea da Expo do CAFIB em Jacarei-2019 e tirou 2º lugar no Melhor Temperamento da Expo do Cafib em Cruzeiro-2019. Veja abaixo duas fotos de Bailarina:

67 - Bailarina

Agora eu te pergunto: por que a fêmea Bariska — irmã ne ninhada da Bailarina — foi cruzada com o cachorro chamado Canário do JC que possui um fenótipo totalmente diferente do dela, como comprovo abaixo?

68 - Canário

Ora meu amigo, o que esta pessoa chamada Alexandre pode desejar obter realizando este cruzamento tão díspare e heterogêneo como este acima? Afinal ou o criador deseja manter e perpetuar o fenótipo de Fila Puro da Bailarina ou o  fenótipo de vira-lata do Canário… Misturar os dois não dá !!!

Infelizmente temos uma explicação: trata-se daqueles que gostam de tirar vantagem do trabalho alheio… De roubar os êxitos de criação de terceiros… Sem terem nenhum esforço…

Mas Tio Chico explica: este  pessoal do OFB está apenas tentando refazer o que inúmeros criadores do CBKC-FCI e do “fila-preto já tentaram fazer no passado: usar Filas Puros do CAFIB a fim de tentarem melhorar o fenótipo e temperamento de suas criações… Ou seja: tentam enganar a todos e fazer pensar que seus mestiços são uma nova raça ou tipo, mas na verdade usam sempre o Fila PURO do CAFIB como base para suas experiencias ilógicas e incongruentes. E o mais triste: se enganam ou fingem que acreditam nesta solene enganação. Acham ainda que com um papel fictício e simulado de pedigree escondem e resolvem as pegadas deixadas pela mestiçagem. É como se possuíssem um velho calhambeque meia-bomba, mas com documento falso do DETRAN, atestando que se trata de um Mercedes-Benz tinindo de novo !!! Pura estupidez e analfabetismo funcional !!!  Apenas isto. Mas o grande prejudicado é a raça Fila Brasileiro.

Logo, como são incapazes de fazer um trabalho genealógico de resgate e manutenção racial, como o realizado pelo CAFIB, tentam copiar. E copiam mal. E quem copia mal, estraga !!!

Claro, eles tem que cruzar seus cachorros com Fila PURO do CAFIB pois, na minha mais sincera opinião, se cruzarem OFB com OFB, nascerá apenas um cão com fenótipo de vira-lata, com um corpo leve, cabeça fina e triangular, sendo um cachorro que jamais pertencerá a Família dos Molossóide. (vide em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2020/03/20/post-725-tio-chico-pergunta-no-18-coronavirus-versus-o-virus-da-mesticagem-o-que-voce-prefere-qual-o-fenotipo-de-fila-brasileiro-deve-ser-considerado-como-sendo-o-fenotipo-do-verd/ ) . E para esta turma de analfabetos funcionais, lembro: o FB é um cão da Família dos Molossóides.

Por isto há décadas venho perguntando: O que Voce Prefere ?

Qual o fenótipo de Fila Brasileiro deve ser considerado como sendo o do Verdadeiro Fila-PURO ? Por favor pense e responda baseado nas fotos abaixo:

      O “fila”-CBKC-FCI ?            O “fila”-moderno = OFB ?                O PURO Fila-CAFIB ?69 - O que voce prefere

Notas finais:

1 – Agradeço muito ao Felipe Monteiro pela coragem e determinação de expor seu pensamento transparente e objetivo contra o OFB. Espero que esta

nobre atitude seja copiada por outros criadores;

2 – Agradeço muito ao Quinzinho Liberato pelo levantamento de todas as informações relativas ao Canil Boca Negra e ao contato com Felipe Medeiros; e

3 – Reitero que como sempre faço desde Nov/18 todos os meus artigos contra a invenção do OFB são enviados diretamente por mim para o email do

seu inventor.

Abraços, Chico Peltier. 

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC em inglês e português.E mais recentemente foram enviados também para SOBRACI, WKU, FECAM e ACA em inglês e português.