Post 723 – Tio Chico Informa n° 275 – Comentários sobre o falecimento do criador Dr. Ênio Monte, Canil ABC, São Paulo. – Data: 10/03/20

Tio Chico Informa n° 275

Comentários sobre o falecimento do criador Dr. Ênio Monte,

Canil ABC, São Paulo. 

 

No último dia 12 de janeiro faleceu aos 91 anos o Dr. Ênio Monte.

No seu conhecidíssimo Canil ABC, iniciou e durante muitos anos somente criou Fila Puro, inclusive com a ajuda e com exemplares criados pelo Dr. Paulo Santos Cruz, tendo como seu principal padreador o exemplar Orixá de Parnapuan cuja foto verdadeira está publicada no O Fila nº 10 de Set/79, jornal criado e editado pelo fundador do CAFIB, Luiz Antonio Maciel. Dr. Ênio foi o criador de excelentes e famosos exemplares como, por exemplo, o lendário Bororó do ABC.

Infelizmente, no equivocado intuito de melhorar a Raça FB, no início dos anos 70 optou pela miscigenação do Fila Puro com a raça Mastiff Inglês, juntamente com João Batista Gomes, sendo esta a primeira mestiçagem conhecida na Raça FB. (Vide carta do KCP em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8-21-A.jpg ).

Em 16/07/11 Dr. Ênio deu uma entrevista gravada para parte da diretoria do CAFIB na Sociedade Hípica Paulista reconhecendo a mestiçagem, assim como seus erros e consequências (  leia em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_97/materia.html ), além de reconhecer o sucesso do trabalho do CAFIB. Antes do CAFIB  postar o texto desta entrevista em seu site e no meu, o Tio Chico a passou por email na integra para ele, tendo sido esta aprovada também por email pelo Dr. Ênio em 11/08/11.

60 - Entrevista com Enio

Em abril/2016 Dr, Ênio ao ser procurado por Felício Branco Unelo, que desejava iniciar sua criação e adquirir alguns FBs, o Dr. Ênio recomendou que procurasse o CAFIB, “…clube que vem há anos preservando o FB com muita seriedade”. Veja em
(https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2016/04/23/post-n-355-tio-chico-informa-no-135-enio-monte-reconhece-o-trabalho-de-aprimoramento-feito-pelo-cafib-data-230416/  ).

Sendo assim, penso que a grande contribuição final e incontestável do Dr. Ênio Monte para o Fila Brasileiro foi o de reconhecer, enaltecer e recomendar o trabalho realizado pelo CAFIB, mesmo nunca tendo dele participado. E, ainda, tendo sido a Filosofia de Criação do CAFIB criada como uma reação aos métodos usados pelo Dr. Ênio e outros.

Até onde vai meu conhecimento a grande paixão do Dr. Ênio era na verdade os equinos, tendo sido renomado e respeitado criador de diversas raças estrangeiras e idealizador e criador do Cavalo Brasileiro de Hipismo. Segundo o fundador, diretor e juiz do CAFIB, Américo Cardoso, também amante dos equinos e praticante de seus esportes, “…a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo, com apoio da Comissão Coordenadora da Criação do Cavalo Nacional, foi fundada em 1977 na condição de delegada do Ministério da Agricultura, responsável por seu Registro Genealógico”. Infelizmente o mesmo cuidado com a indispensável criação e atualização de um Livro de Registro Genealógico visando o rígido e necessário controle dos cães mestiços nascidos e provenientes desta nova experiência decorrente dos cruzamentos de FBs com Mastiffs Ingleses e outras mestiçagens não foi tomado.

Abaixo à esquerda encontra-se a capa do Jornal O Fila nº 10 de Set/79 e, à direita, a foto acima é do Orixá-fake, um paquiderme-aberração com mais de 100 quilos, que foi muito divulgada pelos mestiçadores para promover o fenótipo mestiço daqueles que viriam a ser chamados anos mais tarde de “fila-aberração“, devido ao uso indiscriminado também na mestiçagem do FB de cães das raças Mastin Napolitano e Dogue Alemão-preto. Esta foto-fake foi definitivamente desmascarada nesta mesma edição, pois a foto do verdadeiro Orixá de Parnapuan também nela foi publicada e encontra-se mais abaixo, onde o verdadeiro Orixá está com o pai do Dr. Ênio.

Obs: como se sabe, apesar de alguns ingenuamente fingirem não saber e, assim, mal informam seus leitores; todos os exemplares do jornal O FILA encontram-se disponibilizados no site do CAFIB em http://www.cafibbrasil.com/

58 - O Fila ( capa e foto Orixa)

 

O texto publicado na edição de O FILA acima – entre as fotos —

que não foi contestado por ninguém informa:

59 - O Fila nº 9 - Texto Procópio

Pergunta: voce acha mesmo que o verdadeiro Orixá de Parnapuan acima, considerado um dos melhores e  mais e famosos  exemplares do Canil  ABC e da criação do Dr. Paulo Santos Cruz, que viveu nos anos 70  se parece com os cachorros provenientes da mestiçagem atual que mais se assemelham a vira-latas, com suas cabeças leves, finas, triangulares e não molossóides ?

                                                            CONCLUSÃO:

Logo, conclui-se que a mestiçagem contra a Raça FB já foi tentada sem nenhum êxito nos últimos 50 anos por alguns grupos, com o apoio sistêmico e institucional do CBKC-FCI, via emissão de pedigrees como se fossem de cães de raça pura. Estes grupos defendiam o uso do Mastiff Inglês, do Mastin Napolitano e até do Dogue Alemão-preto. Todos estes grupos inventaram teses falsas, como as do Fila Terceirense e a do Dogue de Force Rare nos anos 70/80, que tentavam justificar e embasar a mestiçagem, a qual, na prática, sempre fracassou e deu origem ao chamado “fila-aberração” e “fila-preto“.

Mais recentemente outros grupos de São Paulo e do Nordeste tentaram reinventar o chamado “fila-preto”. Nenhum obteve sucesso.

Até hoje, o Fila Brasileiro, com o trabalho sério, técnico, prático e histórico do CAFIB tem sobrevivido. A verdade incontestável, apesar de muitas vezes não admitida, é que todos os canis de todos os clubes existentes somente conseguiram melhorar seus planteis usando em suas criações Filas-CAFIB !!!

Mas o Tio Chico esta muito apreensivo, pois agora enfrentamos a meu ver a maior e mais perigosa mestiçagem: a chamada Segunda Grande Mestiçagem contra o FB, onde são usados até cães com fenótipo de vira-latas e que são apesentados pelo seu inventor criativa e imaginativamente como cães alanos, cães europeus e até cães chamados de aborígenes, autóctones e nativos !!!

Esta Nova Miscigenação é sem dúvida uma Grande Salada Genética !!!

                     Confesso  que  o Tio Chico  desde  Janeiro de 1974 já presenciou muitos absurdos, desvarios e  insanidades cometidas contra o nosso  querido Cão de Fila Brasileiro;  mas reconheço que nunca presenciei nada antes como a brutal mestiçagem atual !!!

Finalizando:

  1. Parafraseando Euclides da Cunha, estou convencido que o FB é antes de tudo um forte. Muitíssimo forte !!! Entretanto, receio que esta nossa querida raça nacional não resista e sobreviva a atual gigantesca e colossal mestiçagem que vem marqueteiramente muito bem embrulhada, disfarçada e matreiramente vem corrompendo e se aproximando de criadores novatos e sem experiencia. Lembrando que absolutamente nenhum criador tradicional se colocou conivente e parceiro desta insensata e imprudente mestiçagem.

2- Afinal, quanto tempo teremos ainda que aguardar para que o inventor desta “Segunda Grande Mestiçagem contra a Raça Fila Brasileiro” se arrependa de seus equívocos, realize o mal que está tentando introduzir e inocular na Raça Fila e, à exemplo de Dr. Ênio, reconheça seus grandes erros de ter aderido à mestiçagem e que o resgate do Verdadeiro Fila Puro – original, antigo e legítimo  já foi feito há anos pelo CAFIB, assim como admitiu e recomendou o próprio Dr. Ênio ? 

Abraços, Chico Peltier