Post 703 – Tio Chico Informa nº 270 – Mais um excepcional artigo assinado pelo criador e excelente articulista Joaquim (Quinzinho) Liberato Barroso informando o Pequeno Glossário do Fila Brasileiro – Edição 2019 – Seria o OFB a Segunda Grande Mestiçagem contra a Raça Fila Brasileiro ? Data: 13/12/19

Tio Chico Informa nº 270
Mais um excepcional artigo assinado pelo criador e excelente articulista Joaquim
(Quinzinho) Liberato Barroso informando o Pequeno Glossário do Fila Brasileiro – Edição 2019

Seria o OFB a Segunda Grande Mestiçagem contra a Raça Fila Brasileiro ?

Nota:  este email foi enviado primeiramente para  SOBRACI,  Word Kennel Union (WKU – sediada na Ucrânia,  Federação Canina do Mercosul(FECAM) e Associação Canina da Argentina (ACA). Assim como para CBKC + FCI.

Amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB,

Segue abaixo o Pequeno Glossário do Fila Brasileiro – Edição 2019 postado ontem nos Facebooks do Quinzinho:

https://www.facebook.com/Canilboasorte/posts/2755620051138631

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2999226030090971&id=378735655473368&__tn__=-R

Canil Boa Sorte

20 h ·

Pequeno Glossário do Fila Brasileiro – Edição 2019

Chega-se ao final do ano e, pelo que se viu nos últimos 12 meses, percebe-se a necessidade da atualização do entendimento de antigos e novos verbetes e orações, os quais começaram a fazer parte do vocabulário da Raça Fila Brasileiro. A saber:

1 – ORIGINAL FILA BRASILEIRO

  • Uma espécie de organismo patogênico ao Fila Brasileiro, que hospeda-se clandestinamente no seio de sua identidade e História legitimada, usurpando-as, editando-as e subvertendo-as em seu bel prazer, uma vez que isso é fundamental à manutenção de sua sobrevivência e propagação. Torna-se extremamente perigoso visto que carrega, em seu DNA, o terrível gene da mestiçagem que já causou epidemia de grande letalidade ao Fila Brasileiro genuíno, nos anos 70 e 80 passados, o qual foi salvo somente após a criação da vacina CAFIB.

2 – TEORIA OFB PARA A ORIGEM DA RAÇA FILA BRASILEIRO

  • Um tipo de Cientologia ou Criacionismo Cinófilo. Um criativo enredo onde citações, expressões ou simples ilações sobre cães no decorrer da História da Humanidade, modelam-se ao sabor dos desígnios do OFB, convertendo-as, direta e automaticamente, em doutoral postulado prontamente aplicável à realidade brasileira na presumível época de formação da Raça (como se assim fosse possível fazê-lo de forma tão rasa e simplista). Como não possui ancoragem em dados ou elementos comprobatórios ou concludentes a teoria OFB segue, como outras anteriores, para a lista das especulações e conjecturas pessoais.

3 – CÃO FILA BRASILEIRO ABORÍGENE (SEC. XXI)

  • Ser mítico somente observado pelos iniciados no OFB e que, segundo eles, possui claras e inequívocas atribuições de pureza virginal da Raça. É tido por toda a comunidade do Fila Brasileiro como uma quimera cuja existência já se perdeu nas brumas do tempo e na primeira grande onda de mestiçagem. Impossível de ser observado a olho nu por qualquer pessoa, somente pelos ungidos pelo referido programa. Segundo relatos, pode ter a aparência de qualquer cão, de qualquer Raça, de qualquer tipo, ou mesmo SRD, basta ter a benção do projeto.

4 – CÃO MODERNO

  • Neologismo criado pelo departamento de marketing do OFB no intuito de confundir e desinformar. Na verdade, uma “fake new cinófila”. Na maioria das vezes não causa muitos estragos pois é facilmente perceptível sua improcedência. Àqueles mais experientes, sabe-se que se trata de uma cortina de fumaça chamando a atenção para alguns exemplares faltosos, em maior ou menor grau, que sempre há por aí em toda e qualquer raça, os quais sempre sofreram com os rigores das análises de Clubes como o CAFIB. Contudo, como a (má) intenção é generalizar, pode se tornar um patógeno perigoso, ou letal, para os que padecem de severa desnutrição de conhecimento ou profunda anemia de experiência com o verdadeiro Cão Fila Brasileiro. Recomenda-se, nesses casos, uma profilaxia de visitas frequentes às exposições do CAFIB com a prescrição de total atenção às Análises de Fenótipo e Temperamento ali realizadas.

5 – REGISTRO OFB/SOBRACI

  • Um tipo de passaporte diplomático para o cão, onde lhe é conferida uma chancela de Raça Pura, sem a necessidade de possuir, ou comprovar, genealogia ou origem naquela Raça.

6 – RECLASSIFICAÇÃO DE EXEMPLAR FILA BRASILEIRO PARA EXEMPLAR OFB

  • Uma espécie de dupla cidadania do cão. A critério exclusivo do OFB, o cão pode dormir como Fila Brasileiro e acordar como OFB. Tudo imediato, na hora, sem burocracia ou necessidade de maiores protocolos, experimentos, estudos e tempo para confirmação de resultados.

7 – “CHANCELAMENTO” DO OFB PELA WIKIPEDIA

  • Uma outra patética artimanha de desinformação por parte do OFB. Mais um produto da fábrica de “fake-news” do referido projeto. Seria o mesmo que atribuir ao Facebook ou Instagram a concessão de certificações de veracidade ou legitimidade às postagens ali feitas. A Wikipédia é conhecida como a “Enciclopédia Livre”, justamente para que qualquer pessoas ali coloque, ou edite, quaisquer tipos de conteúdo, contudo não se responsabilizando pela fidedignidade histórica ou científica das informações ali inseridas, ou editadas, conforme bem explicitado nos “Termos e Condições de Uso” (https://foundation.wikimedia.org/wiki/Terms_of_Use/pt-br) da própria Wikipédia. Seria risível, caso não fosse um deboche à inteligência alheia. Deboche que é, mais do que grosseiro, mal intencionado.

8 – OS JULGAMENTOS DE DR. PAULO EM EXPOSIÇÕES

  • Mais uma vez, maliciosamente como de costume, o OFB apresenta outra tentativa de indução a erro de entendimento. Desta vez, aproveita-se do comum engano de que as premiações em exposições, invariavelmente, são incontestes atribuições de excelência na qualidade ao exemplar eventualmente premiado. Em definitivo, não são! Resultados de julgamentos de exposições, se vistos de forma isolada ou fora de contexto (como o OFB nos apresenta alguns de Dr. Paulo), são passíveis de tremendos enganos pois podem omitir as circunstâncias e variáveis em que eles se deram. Nem todos os cães que participam de exposições são exemplares de primeiríssima linha e, não raro, em determinadas classes, premia-se o “menos pior”, ou até mesmo o eventual único participante. O cão premiado de hoje poderá se ver em franca desvantagem amanhã em razão da ´participação de outros, e mais aptos, animais. Resultados de exposições podem até servir de algum indicativo, mas se observados por períodos mais longos (uma ou mais temporadas) e verificadas devidamente as condições de qualificação do plantel concorrente. Como melhor instrumento de descrição de qualidade, e mais segura orientação ao criador, segue imbatível o conteúdo das Análises de Fenótipo e Temperamento – AFT, elaboradas pelo juízes do CAFIB, para cada animal analisado. Este sim, a referência mais fiel dos predicados do exemplar que cada proprietário tem em mãos.

9 – DR. PAULO E OS CÃES PARNAPUAN

  • À exemplo dos resultados de julgamentos de Dr. Paulo, o OFB se vale de rasteira e sonsa estratégia de omissão e descontextualização de fatos e verdades, usando o nome do Pai da Raça como muleta na tentativa de sustentar sua insólita tese. Dr. Paulo, sozinho, identificou uma raça canina em ambiente onde estava misturada a um mosaico de inúmeros outros cães, mestiços, SRD’s e outras raças, iniciando aí um enorme trabalho pioneiro que teve na criação Parnapuan o seu maior laboratório de estudos, e não uma vitrine de produto final ou acabado. Até onde me consta, não me recordo de nenhuma declaração de Dr. Paulo colocando qualquer exemplar Parnapuan como modelo cabal ou definitivo de Cão Fila Brasileiro, muito pelo contrário, em suas menções Dr. Paulo sempre citava as qualidades a serem preservadas e os defeitos a serem corrigidos, preconizando sempre o caminho do APRIMORAMENTO. Posteriormente, quando de seu retorno à Cinofilia e da criação do CAFIB, Dr. Paulo pode consolidar toda a sua experiência e conhecimento naquele Clube, o qual leva inclusive a palavra “Aprimoramento” em seu nome. Distorcer esses fatos é colocar palavras e expressões na boca de quem não mais está aqui para contradizê-las. Muito feio….

Um pouco de humor é sempre bem-vindo para dar leveza a assunto tão lamentável, contudo que não se retire dele a importância com que deve ser abordado e compreendido.
Repito mais uma vez que NÃO É POR MERO ACASO, ou circunstância menor, que NÃO VEMOS A ADESÃO DE NENHUM CRIADOR, CLUBE, JUIZ OU DIRIGENTE, EXPERIENTES OU CONSAGRADOS, seja de qual matiz for, ao OFB e suas inventivas teorias. Em uma rara e unânime convergência, tanto CBKC, quanto CAFIB e até mesmo a UNIFILA (antigo reduto do inventor do OFB), mais do que indiferentes, se posicionam como REFRATÁRIOS ao referido projeto, sabedores que são do despropósito dessa ideia, bem como dos prejuízos que sua disseminação traz à Raça.
O genuíno e legítimo Fila Brasileiro já demonstrou sua força transpondo os obstáculos de sobrevivência em seu habitat de origem e, com a ajuda do CAFIB, conseguiu superar a ampla mestiçagem que sofreu na segunda metade do século passado. Com certeza sobreviverá à esta nova agressão, pois nem mesmo toda essa expressão de resiliência lhe faz credor, ou merecedor, de nova e deletéria investida, não é mesmo?
Espero para 2020 que a turma que ora se aproxima do Fila Brasileiro, em especial a que ainda se vê atraída ou seduzida pelo falacioso discurso do OFB, que tenha o cuidado de se aprofundar um pouco mais na realidade e história da Raça, não se atendo somente aos enganos que se escondem por trás de um “virtuoso” relato. Em época de proliferação de “Fake-News” e das ditas “pós-verdades”, nunca é demais se checar naquilo em se vai crer ou depositar seus esforços.

Um Bom Final de Ano e Ótimo 2020 a todos

Joaquim Liberato Barroso – Titular do Canil Boa Sorte

Para voce VERIFICAR os “poderes” da wikipidia desvirtuado pelo OFB:

Imagine um mundo onde todos os seres humanos possam compartilhar livremente a soma de todo conhecimento. Este é o nosso compromisso. – Nossa Visão

FOUNDATION.WIKIMEDIA.ORG

Termos e condições de uso – Wikimedia Foundation Governance Wiki

Imagine um mundo onde todos os seres humanos possam compartilhar livremente a soma de todo conhecimento. Este é o nosso compromisso. –…

Imagine um mundo onde todos os seres humanos possam compartilhar livremente a soma de todo conhecimento. Este é o nosso compromisso. – Nossa Visão

Abraços, Chico Peltier.

 Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC. Mas recentemente também para SOBRACI e WKU.