Post 697 – Perguntem ao Tio Chico nº 197 – A última Expo 2019 do CAFIB com a Grande Final foi transferida para a cidade de Cruzeiro, SP. – Mais dois cachorros “aborígenes” (???!!!) do tipo OFB e a Segunda Grande Mestiçagem na Raça Fila Brasileiro. – Dia 23/11/19 o CAFIB realizará mais duas Expos Internacionais: na Espanha e no Uruguai – Se o cão Canário fosse OFB o que seria o cão Barão ??? – Data: 20/11/19

Perguntem ao Tio Chico nº 197

A última Expo 2019 do CAFIB com a Grande Final foi transferida para a cidade de Cruzeiro, SP.

Mais dois cachorros “aborígenes” (???!!!) do tipo OFB e a Segunda Grande Mestiçagem na Raça Fila Brasileiro.

Dia 23/11/19 o CAFIB realizará mais duas Expos Internacionais: na Espanha e no Uruguai.

Se o cão Canário fosse OFB o que seria o cão Barão ???

 
Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas… 

Pergunta nº 520: Tio Chico, soube que o local da Grande Final do Calendário 2019 do CAFIB foi alterado, certo ?

Resposta do Tio Chico: É verdade. Depois da realização de duas expos internacionais do CAFIB no próximo dia 23 no Uruguai e Espanha, nosso Clube fecha o Calendário 2019 na cidade de Cruzeiro, SP, local onde iniciamos nossas atividades de resgate do Fila Puro no Vale do Paraíba em 1981, isto é, 38 anos atrás. Veja mais detalhes clicando em http://www.cafibbrasil.com/leitor_not/items/comunicado-expo-cruzeiro.html . Lembrando que lá serão conhecidos todos os Campeões CAFIB nas categorias Criador do Ano, Campeão Mundial, Campeã Mundial, Temperamento do Ano, Expositor do Ano, Reprodutor do Ano e Reprodutora do Ano.

A organização desta Expo está a cargo do nosso querido Giovani Eder membro do CAFIB desde 1982. Giovani, proprietário do Canil Itapuã, ajudou a escreveu a História do CAFIB tendo nos brindado com excelentes exemplares de Fila-Puros tanto em fenótipo quanto em temperamento, como por exemplo, Jaguar do Itapuã, Elo do Itapuã, além de Fama do Hisama. Além disto, diversas vezes auferiu os mais significativos prêmios anuais do CAFIB. Há 5 anos atrás se tornou Juiz do CAFIB. Giovani, é sem dúvida um exemplo de criador de Fila-Puro a ser seguido, principalmente por aqueles poucos que acreditam na nova teoria, da nova experiencia, de um novo modismo de um novo tipo canino chamado de OFB.  Principalmente se forem adestradores de cães ou criadores de Bandog.

Vejam abaixo uma parte da galeria de troféus do nosso Giovani:

Fotos Trofeus

 Maiores informações sobre nossa Expo de Cruzeiro:

Carta Cruzeiro - 2019

Pergunta nº 521: Querido Chico, estava andando no último sábado na feirinha que acontece na Rua Diogo Jacome, Vila Nova Conceição, na cidade de São Paulo, quando me deparei com mais dois cachorros “aborígenes” (???!!!) do tipo OFB. Veja baixo:

12 - Luiza Mel - SP

Por favor note que a pelagem à direita é extremamente rara, super valorizada comercialmente no mercado de criadores de Bandog e de adestradores de cães e foi aprimorada por Cleópatra, Nabucodonosor e Gengis Khan, além dos antigos assírios, gregos e habitantes da antiga Península Ibérica…  Que nada, brincadeira… Rsrsrs…

São apenas dois simpáticos vira-latinhas que foram adotados por meio da ONG / Instituto da Luiza Mell que foi fundado em 2015 e atua no resgate de animais feridos ou em situação de risco e, depois, na sua recuperação e adoção.

Resposta do Tio Chico: Muito bacana, muito legal este trabalho desenvolvido pela Luiza. Mas realmente estes dois vira-latas, assim como milhões de outros vira-latas que habitam o Planeta Terra, tem um fenótipo que muito se assemelha ao tal do OFB. Pessoalmente penso ser melhor adotar um vira-lata do que comprar um OFB. Vejam outro cachorro “aborígene” (???!!!) do tipo OFB visto na cidade de São Paulo clicando em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/11/13/post-695-perguntem-ao-tio-chico-no-196-um-excelente-comentario-com-uma-simples-pergunta-recebida-sobre-o-ofb-caes-vira-latas-caes-aborigenes-e-a-possivel-segunda-grande-mesticagem-na-ra/ . Afinal, basta andar pelas ruas e interiores de todos os países do mundo para esbarrar em quilos e mais quilos deste tipo de cachorro com fenótipo à lá OFB. Vejam mais vira-latas de várias nações do mundo com fenótipo de OFB clicando em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/10/27/post-691-tio-chico-informa-no-268-vejam-que-curioso-fotos-de-cabecas-de-caes-vira-latas-que-habitam-o-planeta-terra-e-sao-muito-semelhantes-as-cabecas-do-novo-cachorro-resultante-da-nova/  .

Pergunta nº 522:  Tio Chico, se Canário na foto abaixo a esquerda fosse mesmo um OFB, como Barão na foto abaixo a direita também poderia ser um OFB, se eles têm fenótipos tão distintos ? Veja só a gritante diferença em suas cabeças !!!

Resposta do Tio Chico: É verdade. Mas afirmo sem erro que ambos seria reprovados numa AFT do CAFIB.

13 - Canario x Barão

Abraços, Chico Peltier. 

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC. Mais recentemente também para SOBRACI e WKU.