Post 695 – Perguntem ao Tio Chico nº 196 – Um excelente comentário com uma simples pergunta recebida sobre o OFB, cães vira-latas, cães aborígenes e a possível Segunda Grande Mestiçagem na Raça Fila Brasileiro – Dia 23/11/19 mais duas Expos Internacionais do CAFIB – Data: 13/11/19

Perguntem ao Tio Chico nº 196

Um excelente comentário com uma simples pergunta recebida sobre o OFB, cães vira-latas, cães aborígenes e a possível Segunda Grande Mestiçagem na Raça Fila Brasileiro.

 Dia 23/11/19 mais duas Expos Internacionais do CAFIB

 
Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas… 

Pergunta nº 519: Tio Chico,  eu estava trafegando de carro na manhã chuvosa do ultimo domingo nos limites entre Cotia e Carapicuíba aqui em São Paulo quando vi, ali na minha frente, uma “raridade“. Nada menos que um “autêntico” Original Fila Brasileiro (sic). Olhei para todos os lados para ver se via um possível dono nas proximidades. Nada. O OFB estava ali na minha frente, desgarrado de sua matilha, à disposição de alguém interessado em iniciar uma criação. Seu tigrado era bem espaçado — nada que lembrasse um desses mestiços CBKC ou assemelhados, com tigrado fechado formando manchas… E tinha ojeriza a estranhos (rsrsrs), pois não deixou que me aproximasse dele ou, mais provavelmente, estava com medo deste estranho, embora não tivesse  colocado o rabo entre as pernas. Medo sob controle. Está é uma notícia e uma foto auspiciosa segue abaixo. Os defensores do OFB podem ficar tranquilos. A “raça” não está em risco de extinção e não é preciso ir a fazendas ou aos grotões no interior de Minas Gerais para encontrar autênticos “aborígenes” (???!!!) ou Originais fFlas Brasileiros (sic).

Veja abaixo:

25 - OFB, Maciel

 

Os OFBs podem ser localizados por especialistas com olho treinado em OFB nas periferias de qualquer cidade, disfarçados de vira-latas ou de “street dogs”, para usar um termo mais civilizado… E existem em grande quantidade. É só saber separar o joio do trigo. Está certo que este exemplar foi encontrado em local próximo à histórica Aldeia Jesuíta de Carapicuíba, que data do século 16, contemporânea da vizinha São Paulo de Piratininga, fundada nos idos de 1554. Talvez seja um exemplar remanescente de hipotéticos “aborígenes” que viviam com os índios guaranis desde aquelas priscas eras…  Ou, mais provavelmente, um simples vira-lata ou “street dog” sem dono, com fome e receoso, sem saber que alguns iluminados o colocam como o elo perdido de uma “raça” ameaçada de extinção…Rsrsrs…

Mas, aqui entre nós, este cão da foto acima se parece mesmo é com o nosso querido vira-lata”… Rsrsrs… Tio Chico, o que voce acha desta triste situação e polemica que está a um ano confundindo os criadores de FB ?

Resposta do Tio Chico: Meu querido amigo de mais de 4 décadas em defesa do original, tradicional e autêntico Cão de Fila Brasileiro de sempre, não tenho a menor dúvida de que este “raríssimo” animal não passa de um simples vira-lata que habita todo o Planeta Terra… Mesmo que sejam muito poucas as pessoas e analfabetos funcionais que defendam que o correto fenótipo de Verdadeiro Fila Brasileiro seja o da foto acima, confesso que me sinto muito triste.

Tio Chico Informa:

Dia 23/11/19 mais duas Expos Internacionais do CAFIB: CAFIB = 41 anos !!!  O único clube responsável por ter resgatado o Fila Puro da extinção e o preservá-lo em sua pureza racial até hoje !!!

 

26 - Cartaz Uruguai e Espanha

Abraços, Chico Peltier.  

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC. Mas recentemente também para SOBRACI e WKU.