Post 684 – Tio Chico Informa nº 265 – Ainda aguardando resposta sobre emissão de pedigrees para o tal do OFB do Sr. Osmir de Moraes Bastos, presidente da SOBRACI. – Mais fotos de fenótipos muito semelhantes ao do cachorro hoje apelidado de OFB, mas que sempre existiu em todo Planeta Terra, sendo conhecido – na minha opinião — carinhosa e mundialmente como “vira-lata” e cujos fenótipos foram sempre Reprovados pelo próprio Dr. Paulo Santos Cruz e pelos juízes do CAFIB em inúmeras de nossas AFTs. – Data: 6/10/19

Tio Chico Informa nº 265 
Ainda aguardando resposta sobre emissão de pedigrees para o tal do OFB do Sr. Osmir de Moraes Bastos, presidente da SOBRACI.

Mais fotos de fenótipos  muito semelhantes ao do cachorro hoje apelidado de OFB, mas que sempre existiu em todo Planeta Terra,  sendo conhecido –  na  minha opinião — carinhosa e mundialmente como “vira-lata” e cujos fenótipos foram sempre Reprovados pelo próprio Dr. Paulo Santos Cruz e pelos juízes do CAFIB em inúmeras de nossas AFTs.

Nota:   este  email, assim  como os  anteriores  sobre a  participação da  SOBRACI  como  emissora  de  pedigrees foram enviados primeiramente por email para  SOBRACI,  Word Kennel Union (WKU – sediada na Ucrânia,  para a Federação Canina  do Mercosul (FECAM) e Associação  Canina da Argentina (ACA).  Logo  depois foi enviado para CBKC + FCI.

Amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB,

A – Tendo em vista as insistentes perguntas recebidas dos meus leitores se a SOBRACI respondeu ao meu artigo Tio Chico Informa nº 263 (veja em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/10/04/tio-chico-informa-no-263-aguardando-os-esclarecimentos-da-sobraci-se-este-cartorio-canino-ja-emitiu-ou-pretende-emitir-pedigrees-de-ofb-para-filhotes-nascidos-provenientes-do-cruzamento-de-uma/ )  datado de 30/09/19 e ao artigo escrito pelo Quinzinho (veja em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/10/04/post-680-tio-chico-informa-no-264-mais-um-excepcional-artigo-assinado-pelo-criador-e-articulista-joaquim-quinzinho-liberato-barroso-demonstrando-as-incongruencias-existentes-na-fragil/ ) datado de 1/10/19 , ambos perguntando entre outros pontos se de fato a SOBRACI emitiu ou pretende emitir pedigrees de cães de raça pura para cachorros mestiços proveniente do cruzamento de duas raças / tipos diferentes, isto é, de FB com OFB, informo que até agora o presidente desta entidade, Sr. Osmir de Moraes Bastos ainda não nos respondeu. Lembro que estes últimos artigos têm sido enviados por email diretamente não só para a SOBRACI como também para seus parceiros WKU, FECAM e ACA.

Como se sabe, emitir e vender pedigree de cão de raça pura para um cachorro mestiço ou vira-lata é crime previsto em lei no artigo 299 do Código Penal e denomina-se Falsidade Ideológica.

Vamos aguardar mais um pouco por esta resposta do Sr. Osmir de Moraes Bastos ou do seu controlador WKU, já que nossos emails também são enviados em inglês para este cartório canino ucraniano.

B – Apesar de algumas poucas pessoas ainda insistirem no cruzamento de duas raças distintas, no que eu considero e receio seja a segunda grande mestiçagem contra o FB, isto é, o OFB, conforme demonstrado na postagem abaixo feita recentemente em Facebook:

1 - OFB sem nome Leão

Comento que dezenas de cachorros semelhantes ao da foto acima foram SEMPRE reprovados pelo próprio Dr. Paulo Santos Cruz e pelos juízes do CAFIB em nossas inúmeras AFTs.

Vejam como o cão acima lembra (e é ? ) um simpático vira-lata encontrado em todo o Planeta Terra

Logo aqueles que fabricam teses criativas, mirabolantes e extremamente confusas, que mais lembram a lógica-ilógica de Procópio do Vale (o mineiro conhecido como sendo o Pai do “Fila Preto) e que tentam se justificar mencionando e apelando desesperadamente para:

– a mentira de que Dr. Paulo apreciava o fenótipo do tipo acima, posto que o Reprovava em pista em nossas AFT;
– o molosso de milhares de anos atrás encontrado na Molóssia e no Império Assírio / Fenício milhares de anos AC;
– um tal cachorro ibérico que ninguém sabe do que se trata, do tempo do Brasil Colônia (1.600) DC;
– a total inexistência de comprovações da vinda destes cães e de nenhuma outra raça canina para o Brasil na época colonial e que teriam sido transportados em caravelas;
– a invenção cômica, ou melhor, tragicômica, do tal cão aborígene brasileiro;
– o apoio recebido de adestradores profissionais de cães e criadores de Bandog, que nada tem a ver com a criação do FB;
– e, pior, se agarrando às bainhas da calça do Dr. Paulo como se ele aprovasse o fenótipo da postagem acima que mais se assemelha com um vira-lata qualquer…

Esta nova tese de um novo tipo canino – no máximo em fase de experiencia, mas que é divulgada e vendida como se tivesse sido concretizada, testada e acabada  e – pior: usando indevidamente o nome de Fila Brasileiro  — não pode mesmo ser considerada, na minha opinião, séria. Ainda mais quando se realiza que o FB ainda não se recuperou da mestiçagem e de experiencias semelhantes a do OFB, realizadas na década de 70 e 80, haja visto a existência fora do CAFIB e da Unifila de tantos cachorros denominados de “fila-mestiço”, “fila-aberração” e “fila-preto”.

Sendo assim, vejam abaixo mais  fotos de cachorros mestiços, vira-latas, atípicos e fora do Padrão CAFIB que foram Reprovados nas Analises de Fenótipo e Temperamento do CAFIB pelo próprio Dr. Paulo e por TODOS os juízes do CAFIB como Airton Campbell, Américo Cardoso, Pedro Borotti, Luciano Gavião, José Gonçalves Franco, entre tantos outros.

2 - Cães reprovados AFT x sobraci4 - Cães reprovados AFT x sobraci3 - Cães reprovados AFT x sobraci5 - Cães reprovados AFT x sobraci

Não é mesmo incrível a semelhança dos fenótipos reprovados das fotos acima com o cão OFB ?

Então eu te pergunto, voce deseja que o plantel do Verdadeiro Fila Brasileiro, do original, tradicional e autentico Fila Brasileiro de sempre retroceda a esta “coisa” ?

Notas:

  1. As fotos acima pertencem ao acervo do CAFIB e me foram cedidas por Airton Campbell quando eu organizava o lançamento do meu site (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/ ) em 2008. 
  2. Aproveitando: sobre o Tio Chico Informa nº 263 as fotos postadas de Lord, criação de Zé Gomes, precursor na criação do FB, foram tiradas por Luiz Antonio Maciel. Ele é o fundador do CAFIB menos conhecido, mas um dos mais importantes diretores que o CAFIB já teve. Assim como o Dr. Paulo Santos Cruz organizou o FB enquanto Raça e o divulgou para o mundo; Maciel foi o primeiro Secretário do CAFIB e foi ele quem montou, administrou e deu corpo ao CAFIB enquanto clube. Além disto ele iniciou a série de denúncias sobre a mestiçagem que foram feitas pelo CAFIB ao então BKC e, depois, ao CBKC e foi ele quem gerenciou nossas tratativas junto ao Ministério da Agricultura que terminou reconhecendo o CAFIB e autorizando nosso clube a emitir pedigrees, pois naquela época isto era uma prerrogativa exclusiva do BKC-CBKC. Mas o Maciel fez mais: foi o idealizador e editor do famoso jornal O FILA do CAFIB !!! Obrigado meu querido amigo Maciel !!!

Finalizando, comento que o inventor do OFB em seus escritos nada comprova nem consegue concluir. Ele prefere apenas desenvolver, especialmente para aos analfabetos funcionais, uma lógica-ilógica, muito semelhante à usada por Procópio do Vale (conhecido como sento do Pai do “fila-preto”) que com sua mestiçagem implementada a partir do Canil Kirimauá baseado em Juiz de Fora, MG, a partir da segunda metade da década de 70 tanto mal causou ao FB ao inventar de forma muito parecida a teoria que tentava justificar o assim chamado “fila-preto”. Veja em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro-3.html . O inventor do OFB atira sem cerimônia para todos os lados, não comprova absolutamente nada e passa batido rapidamente por muitos séculos da existência canina no planeta Terra quando cita superficial e aleatoriamente uma mistureba de raças caninas e regiões geográficas muito distantes e fora da real linha do tempo que envolvem: as regiões da Europa, Oriente Médio, África, Mediterrâneo, passando pelos Fenícios e Assírios e por cães pastores, cães de gado e até o Mastin Tibetano… E este devaneio vai “logo ali” dos anos 3.000 anos  AC até 1.500 anos AC… E, também passa pelo curioso cão aborígene brasileiro, seja lá o que isto for !!! Obviamente, para inventar esta mistureba sem sentido acimaque eu poderia chamar de uma mestiçagem de fake-fatos unidos a força — basta dar uma clicada no Google e navegar solitariamente pela web…

Mas claro, colocando-se toda esta fantasia e quimera num liquidificador mental chega-se aonde ???

Claro, chega-se no OFB… rsrsrs… Ahhh… Então tá tudo explicado e dominado…

Pena que o inventor do OFB ainda se recuse a responder as simples perguntas que eu e Quinzinho fizemos para ele — e as encaminhamos para o email pessoal dele desde Novembro do ano passado.

Abraços para todos, Chico Peltier.