Post 662 – Tio Chico Informa nº 253 – O OFB e a importância de se comparar fotos honestamente. – Comparação de fotos de Filas-CAFIB com qualificação Muito Bom e Ótimo. – Seria o OFB a Segunda Grande Mestiçagem na Raça Fila Brasileiro ??? – Afinal, o novo cão chamado de OFB é Fila ou é OFB ??? – Data: 24/07/19

Tio Chico Informa nº 253

O OFB e a importância de se comparar fotos honestamente.

Comparação de fotos de Filas-CAFIB com qualificação Muito Bom e Ótimo.

Seria o OFB a Segunda Grande Mestiçagem na Raça Fila Brasileiro ???  

Afinal, o novo cão chamado de OFB é Fila ou é OFB ???

Amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB,

Como todo criador honesto sabe muito bem, não se deveria comparar fotos de Filas-CAFIB qualificação Muito Bom ou Ótimo com Filas-CAFIB de qualificação apenas Regular, que estão sujeitos inclusive ao rígido regulamente de criação e controle do CAFIB, o qual apenas os criadores realmente interessados se preocupam em conhecer e estudar.

Para os analfabetos funcionais de plantão nas redes sociais desde já informo que um FB com qualificação apenas Regular, segundo o Regulamento do CAFIB não é considerado apto para reprodução já que em nada poderá melhorar e contribuir para o aprimoramento do plantel do CAFIB e do FB enquanto raça pura, sendo portando preferível que os criadores se dediquem a criar exemplares de melhor qualificação (*).

(*) O cão  analisado  pertence  à raça  Fila Brasileiro,  porém,  em virtude  do conjunto de características fenotípicas apresentadas (estrutura e temperamento), foi  considerado  apenas “Regular” e,  portanto,   embora  possa  participar  de exposições, não deverá ser utilizado  na  reprodução.  Como o   objetivo  básico do CAFIB é o melhoramento genético do plantel, os eventuais filhotes que este exemplar vier a gerar não receberão Registro de Origem.

A – Sendo assim, segue abaixo a foto nº 1 do FB Lord, criação do precursor Jose Gomes de Oliveira, criador situado em Varginha, no Sul de Minas Gerais, Berço do Fila,

tirada numa das primeiras expedições organizadas pelo CAFIB realizada no final da década de 70 , com a participação do Dr. Paulo Santos Cruz. Estas expedições tinham

como objetivo ajudar a resgatar o Fila Puro da extinção decorrente da enorme mestiçagem inescrupulosa realizada sem controle por criadores que se utilizavam da simples e criminosa falsificação de pedigree desde o início da década de 70, contando com o apoio sistêmico e institucional inicialmente do BKC e, depois, do CBKC. Mas sempre com

o selo de pureza racial da FCI.

Segue também abaixo a foto nº  2 de Tirano do Alto Quatis, Melhor Cabeça da 7º Expo de Itanhandu realizada em 2014, ou seja, tirada 35 anos depois da foto nº 1. O que os neófitos não conseguem observar ?  Que tratam-se de duas cabeças iguais e homogenias !!!  Que tratam-se de duas cabeças do original, tradicional e autentico Cão de Fila Brasileiro de sempre !!! Quem mudou, inovou, inventou e se modernizou para pior ? O Fila-CAFIB ou o OFB ?

     Foto nº 1: Lord de Jose Gomes (1978)
     Foto nº 2: Tirano do Alto Quatis (2014)

1 - Lord + Tirano

B Foto nº 3 de Fada do Ibituruna (1986), Campeã  Brasileira  de 1986 e foto nº4 de Kratos do Itanhandu (2016), Campeão Brasileiro de 2016. Trinta anos separam estas duas fotos e o Fila CAFIB continua igual e homogêneo Quem mudou, inovou, inventou e se modernizou para pior ? O Fila CAFIB ou o OFB ? Aliás, o Dr. Paulo adorava o fenótipo e o temperamento de Fada de Ibituruna.

2 - Fada + Kratos

C – Para comparação com as fotos dos Filas Puros criados e registrados no CAFIB acima, segue abaixo fotos de cinco OFBs recentemente copiadas de Facebooks de simpatizante deste novo tipo de cachorro, que caracterizam-se por sua cabeça fina e triangular e pelo seu corpo frágil e leve. Ou seja: um cão que jamais será considerado como sendo da Família dos Molossoides !!!

               Bronco do Caramona           Canário do JC

3 - Bronco + Canário

Mais fotos de OFBs (ou seriam de fato SRDs ?)

4 - 3 OFBs

Finalizando, aos queridos ofbecistas e adestradores de plantão, ávidos para abocanhar e filar o mercado do FB fora do CAFIB:

I – Justamente baseado nas fotos acima pergunto se o OFB seria a Segunda Grande Mestiçagem na Raça Fila Brasileiro ???  

II – Afinal qual seria o “fila-moderno” ? Seria o Fila-CAFIB preservado e criado de forma criteriosa, típica e homogênea em sua pureza racial desde 1978 ou os OFBs das cinco fotos acima criados a partir de 2018-19 ?

III – Finalizando: o inventor do OFB inventou também um discurso ardiloso de que o tal do OFB seria uma outra raça; que registram em outro cartório que também nada entende de FB, assim como o CBKC e a FCI; mas que também se chama Fila; este seria o “fila” original e, portanto, o falso seria o Fila-CAFIB; o qual por sua vez é chamado pelo inventor do OFB de “fila-moderno”. Afinal, o novo cão chamado de OFB é Fila ou é OFB ???

IV – Afinal, quando o inventor do OFB vai sair do papel e da teoria  e organizar um exposição para que todos nós tenhamos conhecimento do fenótipo, do temperamento e das funções típicas de OFB ?

Concluindo:

Me engana que eu gosto.

Dois meio Brasis jamais somarão um Brasil inteiro !

5 - cartaz

Abraços, Chico Peltier.

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI + CBKC.

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC.

Anúncios