Post 650 – Tio Chico Informa nº 246 – Mais uma enorme incongruência constatada na frágil e fantasiosa tese do tal do OFB… – Numa rápida análise do padrão do OFB a teoria esta muito longe da realidade… Conclusão: OFB = fila-pointer !!! – Data: 19/05/19

Tio Chico Informa nº 246

Mais uma enorme incongruência constatada na frágil e fantasiosa tese do tal do OFB…

Numa rápida análise do padrão do OFB a teoria esta muito longe da realidade…

Conclusão: OFB = “fila-pointer” !!!

Amigos e amigas do CAFIB e do Fila Brasileiro (FB),

Para a análise de todos voces, disponibilizo abaixo quatro Padrões, sendo os três primeiros do Verdadeiro Fila Brasileiro (*) e o último do tal do OFB.

(*) Como se sabe o Padrão do CBKC-FCI existe somente na teoria, já que nestes clubes a criação do “fila” e do FB se caracteriza pela diversidade e total heterogeneidade de tipos.

Analisem e verifiquem voces mesmos como os Padrões do Verdadeiro Fila Brasileiro – e até mesmo o do CBKC-FCI em teoria — se adéquam a foto abaixo postada à esquerda de um FB de criação e com registro no CAFIB.

Analisem e verifiquem ainda que o Padrão do OFB encontra-se totalmente distante e não apresenta as características raciais descritas, determinadas e exigidas neste Padrão, quando comparado à foto postada à direta de um cachorro de criação do mentor do OFB, que ele mesmo apresenta como sendo digno representante deste novo tipo canino chamado OFB !!!

Padrões:

1. Padrão do FB do KCP-BKC de 1951 (**):

Elaborado por Paulo Santos Cruz, João Ebner  e Erwin Waldemar Rathsan, conforme livros de Paulo Godinho, “FB – Um presente das estrelas” de 2013 e de Luiz Hermanny Filho, “O Cão, nosso melhor amigo” de 1957:

(**) Este Padrão é muitas vezes chamado erradamente de Padrão Paulo Santos Cruz ou Padrão PSCruz ou Padrão PSC. Entretanto, esta definição é também usada conscientemente por aqueles que seguem o Padrão CAFIB mas tem despeito de assumir este fato, já que o sucesso do CAFIB incomoda os “pobres de espírito”.

Aparência Geral: o Fila Brasileiro é uma raça típica da família dos molossoides: grande porte, ossatura e musculatura muito fortes…

Cabeça: sempre grande e pesada em relação ao corpo, de aspecto quadrado e maciço, tipicamente braquicéfala…

2. Padrão CAFIB de 1978:

Elaborado por Paulo Santos Cruz (***) com a ajuda dos fundadores do CAFIB, entre eles, Américo Cardoso, Airton Campbell, Luiz Maciel e conforme site do CAFIB:

Aparência Geral: Raça tipicamente molossóide. Talhe grande; massa poderosa, ossatura robusta, dando a impressão de alentada concentração de força e poder, mas sem parecer, nem ser, pesado, lerdo, apático…

Cabeça: braquicéfala, grande, pesada…

(***) Tendo em vista que todo o conhecimento adquirido pelo Dr. Paulo Santos Cruz desde a década de 40/50 foi em 1978 transferido, reunido e unificado por ele mesmo no CAFIB, absolutamente nada podem aqueles que a todo custo tentam  modificar a História alegarem como sendo pensamento válido do Dr. Paulo aqueles anteriores à fundação do CAFIB.

Ou seja, o Fila Brasileiro passou a ser novamente criado e respeitado, queria ou não o mentor do OFB, a partir da fundação do CAFIB.

O maior exemplo desta verdade é que cães com o fenótipo semelhante ao do OFB foram no passado centenas de vezes Reprovados nas Análises de Fenótipo e Temperamento do CAFIB, muitas destas julgadas pelo próprio Dr. Paulo, conforme já inúmeras vezes comprovado em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/ .

Penso não ser honesto que o mentor do OFB, sem argumentos, tente desesperadamente se apegar às opiniões, fotos e textos do  Dr. Paulo existentes antes da fundação do CAFIB já que, com o surgimento do CAFIB, estes se tornaram ultrapassados.

O fato é que os pretensos Padrastos do Fila Brasileiro não aceitam que o CAFIB seja o único clube responsável por ter resgatado o Fila Brasilero da extinção e o ter preservado até hoje em sua pureza racial conforme imaginado e defendido pelo Dr. Paulo !!!

Concluindo: se o Dr. Paulo estivesse hoje vivo, reprovaria novamente todos os cães com fenótipo semelhante ao do OFB pois, em vida, sempre o fez !!!

3. Padrão CBKC n° 225 de 2016:

Escrito por autor desconhecido, mas baseado no site do CBKC:

Aparência Geral: Raça tipicamente molossóide. Poderosa ossatura, figura retangular e compacta, harmoniosa e proporcional…

Cabeça: grande, pesada, maciça…

4. Padrão OFB de 2018,

Escrito por autor desconhecido, mas baseado no facebook do OFB:

Aparência Geral: o OFB é uma raça típica da família dos molossóides: grande porte, ossatura e musculatura muito fortes…

Cabeça: sempre grande e pesada em relação ao corpo, de aspecto maciço, tipicamente braquicéfala…

Sendo assim, pergunto qual dos dois cães abaixo se apresenta indiscutivelmente como tendo o fenótipo típico da família dos molossóides, de grande porte, com ossatura e musculatura muito fortes e possuidor de uma cabeça grande, maciça e braquicéfala  ? O Verdadeiro Fila Brasileiro do CAFIB abaixo à esquerda ou o OFB também abaixo à direita ?

       Verdadeiro FB do CAFIB              O tal do OFB

Zenon + Bronco

Afinal, qual dos tipos caninos acima voce realmente entende que seja um digno representante de uma raça típica da família dos molossóides ?

Qual dos dois cães acima se apresenta de fato como sendo um cão de  grande porte, com ossatura e musculatura muito fortes e com cabeça grande, pesada, maciça e braquicéfala ?

Qual dos dois é frágil, delicado e se parece mais com um “fila-pointer” ?

Até quando os tolos se deixarão enganar por novas e fantasiosas teses de novos modelos de cachorros que tentam se passar pelo Verdadeiro Fila Brasileiro, exatamente como ocorreu na década de 1970, quando criadores inescrupulosos com o apoio institucional e sistêmico do BKC, CBKC e FCI miscigenaram o FB, causando um terrível prejuízo à criação honesta e correta do FB ?

Por que aceitar omisso e docilmente uma segunda mestiçagem na Raça FB ?

O mentor do OFB tem todo o direito de inventar e fabricar um novo tipo canino e tentar fazer deste uma nova raça. Mas ele não deveria de forma alguma usar indevidamente a denominação FILA, confundindo-a com o nome do Verdadeiro Fila Brasileiro. E, muito menos, apregoar que o cachorro dele é o “original” e que o Verdadeiro Fila Brasileiro

criado no CAFIB e na Unifila são falsos !!!  Espero que o mentor do OFB corrija estes equívocos iniciais e com muito trabalho, recursos, tempo e sorte ele chegue a uma raça canina comprovadamente fixada e homogênea. Pois, postar fotos de divertidos filhotes brincando é fácil; mas por que o mentor do OFB não posta fotos de muitos OFBs adultos, típicos e homogêneos ? Desejo a ele meus sinceros votos de correção e sucesso !!! Pessoalmente eu gostaria muito que o Brasil tivesse mais uma raça canina que, quem sabe, poderia se chamar Boiadeiro Mineiro ou Boiadeiro de Governador Valadares.

Conclusões:

1.  O OFB não respeita e esta em desacordo com o seu próprio Padrão;

2 – Infelizmente o mentor do OFB começou sua empreitada de forma muito equivocada, mais preocupado em destruir o Fila Brasileiro que já esta há 41 anos consagrado e não tentando criar o seu próprio tipo de cão que de fato tem todo o direito de almejar.

Abraços, Chico Peltier.

 

Anúncios