Post 648 – Perguntem ao Tio Chico nº 192 – O que voce prefere: a tal da novidade do OFB ou o Fila Brasileiro PURO ? – Tecnologia do satélite, GPS e Waze combate a lenda do OFB escondido nas inalcançáveis e distantes fazendas desconhecidas…- Próxima Expo do CAFIB: Jacareí, São Paulo. – Circular CAFIB da Expo de Itanhandu. – Data: 10/05/19

Perguntem ao Tio Chico nº 192

O que voce prefere: a tal da novidade do OFB ou o Fila Brasileiro PURO ?

Tecnologia do satélite, GPS e Waze combate a lenda do OFB escondido nas inalcançáveis e distantes fazendas desconhecidas…

Próxima Expo do CAFIB: Jacareí, São Paulo.

Circular CAFIB da Expo de Itanhandu.

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

Pergunta nº 487: Tio Chico, peço permissão para copiar e repetir a pergunta que há tantos anos voce incansável e persistentemente faz, sempre comparando fotos de

filas-mestiços”, “filas-aberrações”, “filas-pretos” e até fotos de cachorros vira-latas com fotos de verdadeiros Filas Brasileiro Puro: O QUE VOCE PREFERE: o OFB ou o Fila Brasileiro Puro ? Veja abaixo as fotos do tal do OFB que copiei do face deste tipo de cão e fotos de Filas Puros do CAFIB que copiei do seu blog:

Fotos do tal do OFB:

1 - OFB diversos - maio-192 - OFB diversos - maio-193 - OFB diversos - maio-19

Fotos do FILA PURO do CAFIB:

Nota do Tio Chico:  todos os cães das fotos abaixo tiveram seus pais controlados e registrados; suas ninhadas foram comunicadas, verificadas, aprovadas e registradas no CAFIB;  após os 18 meses  foram  submetidos  e aprovados na  Análise de Fenótipo e Temperamento do CAFIB e, portanto, fazem parte do rígido Stud Book do CAFIB.Possuem sumula,  nome, idade,  ascendentes,  local de nascimentos e nome de seu criador  / proprietário registrados, conforme aprovado  pelo  Ministério da Agricultura:

4 - FB CAFIB - Maio-195 - FB CAFIB - Maio-196 - FB CAFIB - Maio-197 - FB CAFIB - Maio-19

Resposta do Tio Chico:

Obrigado pela citação ao meu persistente e perseverante trabalho em defesa do FB Puro, o qual iniciei sozinho em janeiro de 1974. Aliás, a partir de 1976 recebi o inestimável apoio da revista Animais & Veterinária de Paulo Salles, cujo editor era o já famoso Paulo Godinho. Pouco tempo mais tarde recebi também o apoio do jornal carioca Diário de Notícias onde comecei a escrever colunas semanais em defesa do Fila Puro. Depois recebi o importante apoio do Jornal do Brasil e, mais tarde, do jornal O Estado de São Paulo. Entretanto, minhas denúncias contra a mestiçagem não receberam nenhum apoio do BKC, CBKC e da FCI pois, naquela época, desejavam apenas vender muitos pedigrees e aumentar o faturamento destes clubes. Não importando se registrando FBs ou mestiços. Somente a partir de junho de 1976 recebi o fantástico apoio do Dr. Paulo Santos Cruz a quem, Graças ao Bom Deus, consegui convencer a retornar ao FB e a Cinofilia ( vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/4-Documentos-de-1975-e-1976/4-17.jpg  ).

Mas esta sua pergunta é muito fácil de responder: eu e todos os criadores tradicionais, antigos, sérios, inteligentes de todos os clubes e que conhecem pelo menos um pouco da Verdadeira História do Fila Brasileiro prefere o original, tradicional e autentico Cão de Fila Brasileiro de sempreJamais o tal do novo modelo de carro, digo, novo modelo de geladeira, desculpe digo, de cachorro denominado de OFB.

Mas fique tranquilo, os modismos da nova tese do novo tipo canino com fenótipo leve, com cabeça triangular e que caracteriza um cão anti-molosso não vingará.

Da mesma forma que não vingou as primeiras mestiçagens realizadas na década de 1970 no FB com cães das raças Mastiff Inglês, Mastin Napolitano-preto e Dinamarquês-preto, que tanto prejuízo causaram ao Fila Puro. Mas reconheço que esta nova mestiçagem causará mais um estrago, trará mais sujeira racial e desmoralização mundial para a raça FB.

Como sempre, esta sujeira será limpa pelos membros do CAFIB e demais criadores sérios e inteligentes da Unifila e da SPFB.

Parabéns pelas suas excelentes e fidedignas fotos: comparar o produto do trabalho resultante desta nova tese sem origem, sem substancia e sem princípios com o Fila Puro do CAFIB sempre é uma excelente maneira de se aprender e de se fazer a escolha correta.

Pergunta nº 488: Querido amigo Chico, pelo amor de Deus, afinal aonde se localizam estas tão distantes e desconhecidas fazendas onde se escondem e nascem os tais dos OFBs a quilo, que só o mentor do OFB conhece? Afinal, não estamos mais no tempo dos antigos mapas de Indiana Jones e sim no tempo da localização por satélite, do GPS e do Waze…

Resposta do Tio Chico: Pois é, amigo… É a tal da história do “me engana que eu gosto”… Os tolos podem gostar, mas definitivamente o Tio Chico, não…

Pergunta nº 489: ? Tio Chico, quando será  a próxima Expo do CAFIB ? Comprei uns cachorros numa fazenda perto de Governador Valadares como se fossem Filas Puros, mas estão muito esqueléticos e com cabeça triangular e fina. Desejo leva-los para fazerem uma Análise de Fenótipo de Temperamento do CAFIB para saber se comprei gato por lebre… Isto é, vira-lata por Fila Puro. Grato.

Resposta do Tio Chico: Será em Jacareí, SP, no próximo dia 23/06/19. Será julgada por Giovani Eder que no passado já ganhou o Campeonato de Criador do Ano do CAFIB e pelo querido professor, palestrante, diretor, juiz e ancora da TV CAFIB Jonas Iacovantuono que virá para este evento diretamente da Suécia onde reside !!! O organizador será mais uma vez o criador Flavio Pires, que há anos abandonou a dupla cartório CBKC-FCI, o “fila-preto” e abraçou o CAFIB. Aguardem mais informações e o cartaz desta Expo para breve.

Pergunta nº 490: Por que ainda não foi divulgada a Circular da Expo de Itanhandu no site do CAFIB ?

Resposta do Tio Chico: Devido a problemas técnicos. Mas a Circular de Itanhandu já foi postada no face do CAFIB. Basta clicar em CIRCULAR ITANHANDU – 2019 109ª Exposição Nacional do Fila Brasileiro do CAFIB 12ª Exposição do Fila Brasileiro de Itanhandu | Facebook . O Resultado já foi postado em nosso site, basta clicar no link http://www.cafibbrasil.com/resultado-exposicao.html?id=49 e a Galeria de Fotos encontra-se também no nosso site no link  http://www.cafibbrasil.com/galeria-exposicao.html?id=49

Abraços, Chico Peltier. 

Anúncios