Post 638 – Tio Chico Informa nº 242 – Excelente notícia: Unifila se revigora e retorna !!! – Próxima Expo será em 2/06/19 – Algumas perguntas que gostaria de conhecer as respostas do seu presidente Atila Luiz Dias. – Data: 23/04/19

Tio Chico Informa nº 242 

Excelente notícia: Unifila se revigora e retorna !!!

Próxima Expo será em 2/06/19

Algumas perguntas que gostaria de conhecer as respostas

do seu presidente Atila Luiz Dias.

Amigos e amigas do CAFIB e do Fila Brasileiro (FB),

Acabo de receber com muita satisfação o cartaz convidando para a próxima Expo da Unifila, o qual segue mais abaixo. Fico muito feliz com o revigoramento deste clube fundado inicialmente em 1995 por um grupo de criadores mineiros e formalizado como clube em 2001 em Minas Gerais, importante berço do Fila Brasileiro.

A Unifila realizou no passado alguns eventos e exposições, muitas das quais foram julgadas por juízes do CAFIB, com base no Padrão CAFIB o qual foi elaborado por este Clube em 1978 mas, infelizmente, há alguns anos a Unifila não realizava sua tradicional e anual Expo na cidade de Belo Horizonte.

Uma Unifila forte que crie, divulgue e de sua importante contribuição para perpetuar o Verdadeiro Cão de Fila Brasileiro Puro é muito importante não só para a própria Raça Fila, como também para o CAFIB e para todos os criadores sérios do chamado Fila Puro, principalmente em Minas Gerais.

Ainda mais porque o CBKC e a FCI mantêm-se há décadas totalmente desinteressados pelo FB e seus representantes, a SPFB e o CBRFB, encontram-se há muitos anos num limbo de liderança, indefinições e contradições sem apresentarem nenhuma ação normativa, prática e educativa em defesa do Verdadeiro e Puro FB.

Entretanto, havendo este importante e bem-vindo revigoramento, gostaria de perguntar aos novos dirigentes da Unifila, em especialmente ao seu presidente Atila Luiz Dias, sempre objetivando conhecer com total transparência os métodos de criação que a Unifila pretende empregar, seguir e adotar:

1. Qual o Padrão de FB a ser adotado nesta Expo e a ser seguido pela Unifila ?

(i) – Será o Padrão do CAFIB elaborado pelos fundadores do CAFIB em 1978 e liderados pelo Dr. Paulo Santos Cruz o qual se mantem desde então em sua primeira versão ?

(ii) – Ou será o Padrão nº 225 do CBKC, na sua 5ª. versão, datada de 2016, onde a definição “ojeriza a estranhos” foi modificada por “aversão a estranhos” e onde o cão deve se deixar tocar pelo juiz em pista ? A Unifila seguirá este Padrão, lembrando ainda que a tradução feita pela FCI para o inglês e o espanhol substituiu a já alterada definição “aversão para, respectivamente, “indiferença a estranhos” e “desconfiança com estranhos” ?

(iii) – Ou será o equivocadamente chamado de Padrão PSC, mas que foi elaborado em 1951 pelo Dr. Paulo juntamente com o veterinário Erwin Waldemar Rathsan e com o criador João Ebner a pedido do então KCP, que depois foi aceito pelo BKC, que de fato trata-se do primeiro padrão do FB, alterado 5 vezes pelo BKC (1977) e depois 4 pelo CBKC ?

Lembrado que este Padrão datado de 1951 ainda aceitava o Fila de todas as cores e foi cancelado e substituído pelo próprio Dr. Paulo com os fundadores do CAFIB pelo Padrão CAFIB, Clube onde o Pai da Raça Fila consubstanciou e consolidou todo o seu conhecimento a respeito da Raça Fila ?

Nota 1: decorridos 41 anos da criação do Padrão CAFIB ainda existem alguns criadores desatenciosos que equivocadamente insistem em se confundir e chamar o Padrão CAFIB de 1978 de Padrão PSCruz de 1951 !!!

Vide detalhes em: https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2014/06/10/post-no-188-perguntem-ao-tio-chico-no-73-tio-chico-quantos-padroes-do-fila-existem-enviado-em-90614/

2. A Unifila finalmente criará seu próprio e esperado Livro de Registros (Stud Book) ou continuará dependendo do CBKC para manter neste cartório seus importantes registros genealógicos ? Quem emitirá seus pedigrees ? Será ainda o CBKC ? Esta dependência da Unifila, clube sério, independente e especializado à um cartório que vem prestando há 50 anos enormes e graves desserviços à Raça Fila Brasileiro não deveria ser totalmente evitada e extinta ?

Não seria uma forma de evitar ou pelo menos dificultar, que o trabalho de preservação que certamente será desenvolvido pela nova Unifila e seus criadores não venha a ser usurpado por criadores de “filas-mestiços” do CBKC que ha muito vem se beneficiando com o plantel do CAFIB ?

Nota 2: Creio que o CAFIB poderia cooperar com a Unifila com seu conhecimento, técnica e programa de informática para que esta elabore seu próprio Livro de Registros e confeccione seus próprios pedigrees.

3. Nesta Expo a Unifila pretende realizar antes algum tipo de Análise de Fenótipo e Temperamento como é feito no CAFIB há 41 anos ou algum tipo de Apto para Reprodução como o que seria instituído no CBRFB e na SPFB em 2011, mas que nunca entrou em vigor devido a existência de tantos mestiços ? Ou seja, esta próxima Expo será uma Expo somente de beleza + show nos moldes do CBKC-FCI ou de fato servirá para avaliação do plantel para fins de aprimoramento racial do FB em Minas Gerais ?

4. Finalmente, a Unifila vai ou não se posicionar pública e oficialmente contra o OFB, como o CAFIB já fez e a SPFB ainda não ? Isto é, contra esta nova tese de um novo modelo de cachorro inventado infelizmente em Governador Valadares, Minas Gerais, que rejeita o Fila Brasileiro, se vendendo como se fosse um cão “aborígine” e com uma forte campanha de marketing muito bem embrulhada e apresentada ? Hoje, quando do retorno da Unifila, não seria um momento extremamente oportuno e imperdível para este clube hipotecar seu total apoio ao original, tradicional e autentico Cão de Fila Brasileiro de sempre ? Não deveria a Unifila desaprovar publicamente a recém inventada tese deste novo fenótipo deste novo cachorro chamado de OFB, o qual encontra-se em total discrepância com os 4 fenótipos de FBs exemplificados abaixo e estampados no próprio convite desta Expo ?

Cartaz Unifila                                   Cachorro aborígine
1 - Cartaz + Abo rígena

 Nota final: Este artigo foi enviado em primeira mão por email para a Unifila em atenção ao seu presidente Átila Luiz Dias e copiando a unifila@unifila.org.br  e seu diretor Marcus Flavio Vilasboas Moreira.

Desejando enorme sucesso e muito feliz com o retorno da Unifila,

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios