Post 619 – Tio Chico Informa nº 235 – O criador que se esqueceu e mudou a sua própria história — Fabiano Nunes e suas viagens pelo interior do Brasil e às suas fazendas – Data: 6/02/19

Tio Chico Informa nº 235 

O criador que se esqueceu e mudou a sua própria história.

Fabiano Nunes e suas viagens pelo interior do Brasil e às suas fazendas

Amigos e amigas do CAFIB e do Fila Brasileiro (FB),

1. O criador que se esqueceu e mudou a sua própria história. 

Antes                            Hoje

Toninho Fev 19 - 4 

2. Fabiano Nunes e suas viagens pelo interior do Brasil e às suas fazendas: 

Depoimento recebido de Fabiano Nunes, juiz do CAFIB e filho do fundador do Canil Jawa, Walter Novaes Nunes, filiado ao CAFIB desde 1987:

Amigo Chico,

Há muitos anos visito muitas cidades do interior, suas fazendas e seus arredores, sempre pesquisando em busca de algum Fila Típico ainda desconhecido. Infelizmente há anos não encontro nenhum. No ano passado perto de Guaratinguetá, SP, soube de uma fêmea bem idosa e fui vê-la. Era bem típica, mas não tinha mais cio. Infelizmente o proprietário a havia cruzado durante estes anos todos com diversos tipos diferentes de cães, de forma que seus filhotes e netos não eram aproveitáveis. Isto é muito comum: muitos proprietários cruzam sem seleção e controle.

Portanto tenho condições de afirmar que o Vale do Paraíba, outrora celeiro de Filas Típicos ainda desconhecidos, já foi todo batido e verificado pelo CAFIB-Vale. Não acredito na existência de mais nenhum Fila Típico desconhecido neste local.

No ano passado viajei principalmente por Minas Gerais, passando antes pelas cidades de Resende, Valença, Duas Barras no RJ e, depois, por Juiz de Fora, Manhuaçu, Santa Rita de Minas, Caratinga, Tarumirim, Alpercata, Governador Valadares e Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Contagem, Betim, Igarapé, Itaguara, Oliveira, Perdões, Nepomuceno, Três Corações, Campanha, Cambuquira, Caxambu, pouso Alto, Itanhandu, Passa Quatro e, depois, voltando por  Cruzeiro. Visitamos todos este interiorzão e suas muitas fazendas, mas não vimos nenhum Fila Típico.

Apesar de muitas informações da existência em determinadas fazendas de Filas Típicos estas nunca se confirmaram. Eram apenas cachorros com pinta e jeito de vira-lata, de cabeça triangular e que lembrava, o OFB. Achamos apenas 5 cães Regulares, de origem desconhecida, os quais não correria o risco de adicionar à minha criação. 

Na verdade, encontramos muitos FBs de ótima tipicidade mas todos eram provenientes das criações de tradicionais criadores como Paulo Angotti, Adriano Pacheco, Willian Dutra, Adirceu Ribeiro, Marcos Villas Boas e Wilson Villela, ou seja, com forte participação de sangue do CAFIB. Até FBs do Canil Chão de Goiás do criador Gilson Costa foram encontrados.

Receio que cães sem raça definida (SRD) e “filas-mestiços” cruzados com os cães mencionados acima estejam sendo usados pelo mentor do OFB.

Não vimos nenhum cão com tipicidade de FB, nenhum cão que merecesse ser levado a uma AFT do CAFIB. ( Para saber como funciona uma AFT por favor leia em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila_brasileiro-cachorro.html )

Vi as fotos dos cães chamados de OFB e achei todos de péssima qualidade, lembrando mestiços de diversas e diferentes raças, inclusive oriundos de uma mestiçagem fora do CBKC-FCI. Eram cães finos, magrelos, pouca barbela, orelha altas e, pior, com cabeça triangular. Ou seja: totalmente diferente do Fila Puro. Me parecem mais cães SRD (Sem Raça Definida = vira-lata).

Acho ser um retrocesso e uma grande pena esta nova mestiçagem na raça FB. Acho que o mentor do OFB deveria informar que cães são estes que ele diz que está usando, informando claramente seus nomes, nome dos fazendeiros e local onde se encontram, pois eu mesmo gostaria de visita-los e analisa-los. Do jeito que ele escreve parece até que ele esbarra facilmente com estes cães pelo interior afora.

Não gosto de nada escondido. O CAFIB sempre fez sua seleção publicamente por meio de suas AFT e em suas Expos nas pistas, com público e muita divulgação. Os cães eram analisados, julgados, redigíamos uma sumula com todos os dados dos cães e dos seus proprietários, os cães eram fotografado e no início do CAFIB eram até pesados, para afastar os evitar os hoje chamados de “fila-aberração”. Agora, nesta nova tese é tudo só na base da conversa. Tudo vago. Nada de comprovação ou fato. Só na teoria, enquanto no CAFIB são 41 anos de pratica com sucesso !

Repito: quero visitar estas fazendas e estes cães mencionados pelo mentor do OFB. Aguardo do mentor do OFB a informação correta das localidades que deverei visitar, pois não acredito na nova tese do OFB baseada nos tais cães aborígenes.

Atenciosamente,

Fabiano NunesCanil Java – Guaratinguetá, SP.

Importante literatura recomentada com comentários sobre o novo tipo de cachorro chamado de OFB:

Vide as 10 perguntas até agora não respondidas pelo mentor do OFB que mencionei nos meus artigos anteriores e muito mais informações sobre este assunto em:

– Perguntem ao Tio Chico nº 184: https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/01/04/post-602-perguntem-ao-tio-chico-no-184-tio-chico-contra-argumenta-com-educacao-respeito-conhecimento-e-base-historica-a-apresentacao-da-nova-tese-sobre-um-novo-tipo-canino-denominado-ofb-a-qu/

Tio Chico Informa nº 228: https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/01/10/post-604-tio-chico-informa-no-228-tio-chico-acrescenta-rapidos-e-importantes-comentarios-ao-seu-ultimo-artigo-sobre-o-ofb-duvidas-e-questoes-que-levantei-sobre-a-nova-tese-do-novo-tipo-canino/

Tio Chico Informa nº 230:  https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/01/17/post-607-tio-chico-informa-no-230-o-uso-indevido-da-foto-do-fila-mastodonte-orixa-que-nunca-foi-parnapuan-sobre-fotos-fake-de-filas-que-jamais-foram-de-o/

– Tio Chico Informa nº 231:

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/01/21/post-610-tio-chico-informa-no-231-insuficiente-tentativa-de-justificacao-sobre-os-inumeros-argumentos-apontados-pelo-tio-chico-a-respeito-e-contra-o-ofb-ainda-aguardando-respostas-e-comentarios/

– Tio Chico Informa nº 232 https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/01/25/post-611-tio-chico-informa-no-232-os-fileiros-continuam-aguardando-respostas-do-mentor-e-do-simpatizante-do-ofb-as-10-simples-perguntas-formuladas-pelo-tio-chico-joaquim-liberato-barroso-quinz/  

– Perguntem ao Tio Chico nº 185 https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/01/28/post-613-perguntem-ao-tio-chico-no-185-a-falta-de-respostas-do-mentor-do-ofb-mais-uma-nova-tese-marqueteira-por-favor-nao-se-esconda-atras-do-dr-paulo-data-28-01-19/ 

– Tio Chico Informa nº 233 https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/01/31/post-615-tio-chico-informa-no-233-o-ofb-e-um-cachorro-esguio-leve-e-com-cabeca-triangular-a-grande-confusao-e-incongruencia-sobre-a-mais-nova-tese-de-um-novo-tipo-canino-denominado-ofb/

– Tio Chico Informa nº 234

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2019/02/04/post-617-tio-chico-informa-no-234-jonas-iacovantuono-diretor-e-juiz-do-cafib-ha-32-anos-comenta-as-incongruencias-na-concepcao-da-nova-tese-do-novo-ofb-data-3-02-19/

Finalizando:

1  – Tio Chico continua aguardando que o mentor do OFB responda às suas 10 perguntas há tempos formuladas, assim como responda aos comentários anti-OFB efetuados por Marcelo Zuliani, , Joaquim Liberato Barroso (Quinzinho), ex-presidente e ex-juiz da Anfibra, efetuados por Cristiano Gherardi, pelo diretor e juiz do CAFIB Jonas Iacovantuono e, ainda, pelo juiz do CAFIB Fabiano Nunes no texto acima.

2 – Continuarei defendendo o Fila Puro.

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios