Post 600 – Perguntem ao Tio Chico nº 183 – Troca de emails com o criador de FB que denunciou ao Tio Chico o espancamento ou Teste de Temperamento num FB e comentou sobre o novo OFB (*) – A maioria dos criadores de FB não reclama do CBKC, da FCI e dos mestiçadores. – Data: 28/12/18

Perguntem ao Tio Chico nº 183
Data: 28/12/18

Troca de emails com o criador de FB que denunciou ao Tio Chico o espancamento
ou Teste de Temperamento num FB e comentou sobre o novo OFB (*)
A maioria dos criadores de FB não reclama do CBKC, da FCI e dos mestiçadores.

(*) Veja em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/12/26/post-598-perguntem-ao-tio-chico-no-182-mais-um-re-inventor-e-re-fabricante-de-fila-preto-realiza-que-cruzando-fila-preto-2/

1 - Cartaz Ingles sobre FP

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

Pergunta nº 460: Querido Tio Chico, com referência a minha pergunta nº 459 — (*) nota: respondida no link acima — receba meu muito obrigado por divulgar publicamente
nossa indignação com o lamentável fato ocorrido de agressão àquele cão do link encaminhado por mim para voce. Conte comigo para juntos unirmos forças para demonstrar parte do que entendo ser o OFB que sem dúvida muito mal trará ao FB.

Na minha visão o que ocorre com o tal do OFB é a utilização de sangue de Filas Brasileiros conhecidos há muitos anos, cujas linhas de sangue existem e são usadas há décadas, registrados tanto no CAFIB quanto no CBKC-FCI, encima dos cães ditos OFB cujo fenótipo e consequentemente também o genótipo são inconsistentes. Desta forma procura-se um melhoramento genético daqueles exemplares. Porém as vinculações genéticas estão sempre presentes em indivíduos com esta base obscura, daí a aceitação pelo mentor do OFB da cor preta.

Entendo, portanto, que trata-se de um engodo para capturar os incautos e muitas vezes os ingênuos e bem intencionados. Infelizmente tenho constatado a utilização de cães da minha linhagem para validar este engano. Com relação a agressão ao cão do vídeo (https://www.facebook.com/100000112667549/posts/2778218305525231/ ) , o mesmo é sim de origem tradicional comprovada e um cão que sem maiores análises me parece de qualidade. O mesmo foi enviado à Minas Gerais para ser utilizado por um grupo, sendo que um dos membros, que é entusiasta e defensor do OFB, tenta no vídeo copiar um vídeo postado pelo OFB. Ao meu ver se a moda pega passaremos a ver cães agredidos covardemente com frequência e criminosamente. Fato este que repúdio e não compactuo de forma alguma. Com meus sinceros votos de um próspero Ano Novo !

Resposta do Tio Chico: Infelizmente receio que voce esta coberto de razão !!! Mas sou eu que agradeço seu link e comentários. Meu dever foi divulgá-los, questionando os pontos
que desconheço.

Mas creio que o maior dos grandes males na criação do FB sempre foi o silencio da grande maioria de criadores sérios, honestos e possuidores de Filas Típicos do CBKC-FCI, principalmente os dirigentes e sócios da SPFB, que jamais reclamaram e deram seu depoimento sobre a mestiçagem, nunca questionaram um julgamento onde um “fila-mestiço” ou “fila-preto” tenha se sagrado vencedor e nunca questionaram o CBKC-FCI impondo que estes dois clubes respeitassem seu próprio Estatuto que só permite a criação cães de raça pura (vide no site da FCI em http://www.fci.be/en/FCI-Statutes-39.html ). Exemplifico comentando que estes mesmos criadores jamais sequer reclamaram da tradução totalmente equivocada do padrão do FB do CBKC nº 225 para o da FCI, onde o Temperamento do FB e “fila” registrado no CBKC-FCI passou a ser não de um respeitado cão de guarda, mas sim de um gato !!! Explico: a definição “aversão a estranhos” do Padrão em português foi traduzido para “indiferença a estranhos” para o inglês e “desconfiado com estranhos” para o espanhol !!!
Vide em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2014/06/10/post-no-188-perguntem-ao-tio-chico-no-73-tio-chico-quantos-padroes-do-fila-existem-enviado-em-90614/

Este silencio iniciou-se na década de 70 com o advento da mestiçagem e da fabricação do chamado “fila-preto”. Depois com a continuação da criação e do registro de “filas” até hoje no CBKC-FCI e a consequente proliferação de dezenas de tipos heterogêneos do chamado “fila-mestiço”, até apelidados de “fila-aberração”. O mesmo silencio e falta de reclamação imperaram mais recentemente, quando 3 paulistas e um piauiense, tentaram reinventar o “fila-preto” e, poucos meses atrás mais um paulista escreveu que ia reinventar o “fila-preto” e agora o tal do OFB em Minas Gerais.

Mas infelizmente desde a década de 70 a maioria esmagadora dos criadores de FB permanece num silencio total, com medo de reclamar e de questionar o por que da mestiçagem, da falsificação de pedigrees e da heterogeneidade de cães possuidores de pedigree de FB emitidos e vendidos pelo CBKC-FCI.

Até onde vai meu conhecimento a única voz que sempre de forma sistemática e constante argumentou contra a mestiçagem, os mestiçadores, seus herdeiros e seguidores, contra o BKC, CBKC e FCI e a denunciou publicamente este crime foi o Tio Chico a partir de 1975/76 e os fundadores, diretores e membros do CAFIB a partir de 1978. Deve-se ressaltar que desde o início de nossa luta contra a mestiçagem sempre contamos com o apoio dos dois mais importantes jornais brasileiros da época: Jornal do Brasil, por meio das colunas semanais de Paulo Godinho e do Jornal O Estado de São Paulo, por meio das colunas semanais de Antonio Carvalho Mendes. Lembrando que o jornalista Paulo Godinho escreveu o excepcional livro intitulado “Fila Brasileiro: um Presente das Estrelas” (link para adquirir o livro de é HTTP://blogdopaulogodinho.blogspot.com ou pelo email paulogodinho@ique.com.br , que registrou na pág. 368 do seu livro: “Nada é mais mestiço do quem um Fila preto” .

Veja, simples exemplos de denúncias em:

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7-Cao-Preto-x-Fila-Puro/7-1.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7-Cao-Preto-x-Fila-Puro/7_2/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8-9.jpg, http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_14/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8-12.jpg, http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8-21.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8-21-A.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_30/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9_6/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9-23.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9-24.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9_29/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/12-CAFIB%20BRASIL/12-5.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9_36/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_30/materia.html ;

–  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/10_2/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-7.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-8.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-14.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-10.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-16.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/12-CAFIB%20BRASIL/12_4/materia.html ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/11-Documentos-1984-ate/11-12.jpg ;

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro-3.html ;

Além da convincente amostra acima, lembro o Jornal O Fila do CAFIB (veja em http://www.cafibbrasil.com/ofila.html ) e que meu site e blog possuem mais de mil documentos digitalizados a partir de 1942, quase 700 artigos assinados por mim e mais de 2 mil fotos de Filas-Puros, de “filas mestiços”, de “filas pretos” e, mais recentemente, de alguns OFBs.

Assim penso que os tolos, os preguiçosos que não gostam de ler e estudar a Verdadeira História do Fila Brasileiro, os analfabetos funcionais e os palpiteiros em “fila” de plantão
que frequentam diversos Facebooks só não aprenderam por que não quiseram.

Logo, creio verdadeiramente que enquanto os criadores sérios e honestos, principalmente aqueles que registram no CBKC-FCI, não denunciarem as diversas formas de mestiçagem ainda presentes na atualidade e não defenderem o Fila Puro esta desorganização na criação da Raça Fila Brasileiro perdurará.

Até por que o brasileiro não gosta de ler, estudar e aceita de bom grado qualquer novidade por mais estupida que seja. Pior: acha que quem reclama é apenas um chato e não um cidadão que defende a moral e a ética na criação do FB. Mas o Brasil esta mudando.

Por isto tenho aberto meu blog aos artigos daqueles que verdadeiramente pretendem defender o Fila Puro de forma pública.

Infelizmente penso que enquanto a maioria dos criadores sérios não expuserem seus pensamentos sobre a mestiçagem, pararem de registrar seus cães no CBKC-FCI, pararem de frequentar suas expos e exigirem veementemente que o CBKC-FCI somente registrem cães de raça pura como determina seu próprio Estatuto, a mestiçagem e a tolice não terão fim na criação do FB registrada no CBKC-FCI.

Forte abraço e feliz 2019 !!!

Chico Peltier.

Anúncios