Post 592 – Perguntem ao Tio Chico nº 179 – Ativo fileiro Marcelo Zuliani questiona sobre o tal do fila original… – Data: 28/11/2018

Perguntem ao Tio Chico nº 179

Ativo fileiro Marcelo Zuliani questiona sobre o tal do fila original

1 - Introdução em português

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

Pergunta nº 452:  Tio Chico, mas como assim? Será que desorganização semelhante numa raça canina existe em algum outro lugar do mundo? Uma só raça com 3 tipos e três padrões diferentes ??? Existe o tipo fixado e homogêneo há 40 anos conhecido como sendo o Fila Puro do CAFIB. Existe ainda o Fila sem tipo fixado e heterógeneo conhecido como Fila CBKC-FCI, também chamado de “fila-aberração”.

Agora querem inventar um tal de “fila original”?

Qualquer pessoa tem a liberdade de tentar inventar e tentar fixar depois de muitos anos de trabalho sério uma nova raça. Então por que não inventam também um novo e diferente nome para não confundir ainda mais a criação do Cão de Fila Brasileiro ?

Para que então chamar de Fila Original, Fila Moderno ou Fila Tradicional? Será apenas uma ação de marketing usando a tradicional e mundialmente conhecida marca “Fila” ?

Para que mais esta confusão desnecessária ? Para que mais gente aparece para complicar e não explicar ?  Só mesmo no Brasil existe esta confusão e desorganização. E os incautos vão aceitando qualquer novidade goela abaixo sem nenhum questionamento inteligente.

Por que esta turma que quer inventar um novo tipo de cachorro também não inventa um novo nome para não prejudicar ainda mais o Fila Brasileiro ? Por que não chamar este novo cachorro cuja foto segue logo abaixo de Raça Original Brasileira ou Cão Original de Guarda Brasileiro ou qualquer outro nome ? Mas nunca deveria usar o nome FILA. Que bagunça é essa? A cinofilia no Brasil é assim: SE PODEM BAGUNÇAR PARA QUE SIMPLIFICAR !?

Segue abaixo foto do cão Bronco do Caramonan, aos 14 meses de idade para sua apreciação.

Ass: Marcelo Zuliani.

Resposta do Tio Chico: Concordo plenamente com suas colocações. O cão da foto acima, com todo respeito, me parece mais um Chihuahua com um porte mais avantajado.  Pessoalmente não vejo nenhum motivo em se persistir nesta mais nova experiencia que apenas desvirtua, distorce, deforma, desfigura, falseia e perverte o Verdadeiro Cão de Fila Brasileiro.

Também discordo veementemente quando estes novos inventores e fabricantes de novos tipos caninos tentam usar e se apoderar erradamente do tradicional e respeitado nome do Dr. Paulo Santos Cruz, adulterando e afrontando seu verdadeiro pensamento sobre o Fila Puro. Como redigi no meu arquivo Perguntem ao Tio Chico nº 178, comentando sobre o tal fila original, (vide em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/11/06/post-590-perguntem-ao-tio-chico-no-178-sobre-o-tal-fila-original-o-fila-original-preto-e-duas-fotografias-de-um-cao-aparentemente-de-cor-negra-tirada-em-1990-isto-e-20-anos-apos-a-mest/ ):

O fato irrefutável é que o Dr. Paulo em 1978 consolidou todo o seu conhecimento no Padrão CAFIB e no artigo escrito no mesmo ano intitulado “Como distinguir um Fila Puro de um mestiço” publicado no nº 1 do Jornal O Fila. Logo por que insistir no que ele disse e escreveu, ou teria dito e teria escrito antes disto? Por que intencionalmente se esquecem e não aceitam o pensamento e o conhecimento do Pai do Fila principalmente depois da mestiçagem e da fundação do CAFIB ?

Abaixo comparo a foto do cachorro denominado Bronco do Caramonan, aos 14 meses de idade, representante deste novo tipo canino, com diversas fotos do verdadeiramente original, tradicional e único Fila-CAFIB com esta mesma idade (Classe Novos do CAFIB, de 12 a 18 meses), tiradas todas durante Expos do CAFIB realizadas somente este ano, as quais podem ser verificadas no site do CAFIB (http://www.cafibbrasil.com/ ) no menu Exposições (vide em http://www.cafibbrasil.com/exposicoes.html   e no exemplo http://www.cafibbrasil.com/exposicoes.html?year=2018).

AFINAL, QUE TIPO CANINO VOCE PREFERE ?

  1. O da foto abaixo representado por Bronco do Caramonan, aos 14 meses de idade:

1 - Bronco Caramonan

  1. Ou as dezenas de fotos abaixo de Filas CAFIB da Classe Novos que compreende exemplares de 12 a 18 meses, tiradas este ano das Expos do CAFIB realizadas em Itanhandu-MG, Jacareí-SP, Teresina-PI; Três Corações-MG e Para de Minas-MG:

                        Valente do Itanhandu           Barão do Chapéu Preto                             

2 - Valente do Itanhandu3 - Barão do Chapéu Preto 

Natcha Piedras de Afilar                             Videira do Itanhandu

4 - Natcha Piedras de Afilar 5 - Videira do Itanhandu

          Valente do Itanhandu                  Rolex IV Guardiães do Caracu

6 - Valente do Itanhandu7 - Rolex IV Guardiães do Caracu 

       Videira do Itanhandu               Quira IV Guardiães do Caracu

8 - Videira do Itanhandu9 - Quira IV Guardiães do Caracu 

Fábula de Jawa                                                        Valsa do Itanhandu

10 - Fábula de Jawa 11 - Valsa do Itanhandu

Rolex IV Guardiães do Caracu       Rudá Recanto do Livramento

12 - Rolex IV Guardiães do Caracu13 - Rudá Recanto do Livramento

    Coronel do Chapéu Preto     Tábata IV Guardiães do Caracu

14 - Coronel do Chapéu Preto15 - Tábata IV Guardiães do Caracu 

Quira IV Guardiães do Caracu                Fábula de Jawa

16 - Quira IV Guardiães do Caracu17 - Fábula de Jawa

Rolex IV Guardiães do Caracu           Foluke Leões de Sant’anna

18 - Rolex IV Guardiães do Caracu19 - Foluke Leões de Sant'anna

Urânio Recanto do Livramento        Buana Recanto do Livramento

20 - Urânio Recanto do Livramento21 - Buana Recanto do Livramento 

Anita Recanto do Livramento

22 - Anita Recanto do Livramento

Abraços, Chico Peltier. 

 

Anúncios