Post 585 – Tio Chico Pergunta nº 015 – Por que a CBKC, sempre amparada e protegida pelo selo da FCI, publicou a seguinte publicidade abaixo na pág. nº 51 do nº 471 da revista Cães e Companhia de Out/18 ? – Data: 17/10/18

Tio Chico Pergunta nº 015

Por que a CBKC, sempre amparada e protegida pelo selo da FCI, publicou a seguinte

publicidade abaixo na pág. nº 51 do nº 471 da revista Cães e Companhia de Out/18 ?

No que se refere ao esquecido Fila Brasileiro, por onde andam os omissos Rafael de

Santiago, Gerard Jipping,  Raymond Triquet  e Yves De Clercq da FCI e Sérgio Castro

e Ricardo Torres Simões do CBKC ?

A publicação da publicidade acima por acaso teria sido porque no que se refere ao Cão de Fila Brasileiro…

  1. Em 1976 o BKC (Brasil Kennel Club, que foi fundado e substituído pelo CBKC em 1979) acabou com a possibilidade de se registrar Filas-Puro via a utilização do seu Registro Inicial, proibindo assim que FBs Puros sem registros (pedigrees) ingressassem no plantel do BKC, priorizando assim os “filas mestiços” ? Mesmo sendo o FB uma raça nacional que se encontrava prioritariamente no campo e nas fazendas e o BKC se estabelecia apenas em algumas capitais, não dando nenhuma facilidade para que os criadores de FB daquela época registrassem seus exemplares ?

 

  1. Também em 1976, o BKC apoiou o chamado Simpósio de Brasília que alterou o Padrão do FB, modificando algumas de suas características e também priorizando os tipos de “filas-mestiços” ?

 

  1. O CAFIB foi fundado em 1978, um ano antes do CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) que retirou ou ficou com os bens e o patrimônio do BKC baseado numa polêmica reunião que ocorreu entre os organizadores do novo clube (CBKC) e os antigos sócios fundadores e proprietários do BKC ?

 

  1. O CAFIB desde sua fundação tem como objetivo mais importante resgatar o FB da extinção e preserva-lo em sua pureza racial, sendo assim o único clube responsável pela correta conservação desta raça nacional ?

 

  1. Na época do KCP (Kennel Clube Paulista) e do BKC, antes da mestiçagem no FB, as exposições de FB nestes dois clubes chegavam a ter 40 FBs em pista e hoje o Fila-CBKC realiza poucos eventos com a participação de poucos cães e o CAFIB realiza 7 expos por ano no Brasil e no exterior com 60 a 100 exemplares em pista (vide em http://blogdopaulogodinho.blogspot.com/ ) ?

 

  1. Em 23/04/80 o Ministério da Agricultura reconheceu e concedeu ao CAFIB o direito de registrar FBs (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/13.html ) acabando com a exclusividade e oficialidade no FB do CBKC ?
  2. Eugênio Pereira de Lucena, ex-presidente do BKC e CBKC reconheceu a existência da mestiçagem ( vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-14.jpg e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/11-Documentos-1984-ate/11_20a/materia.html )?
  3. Christopher Habig, ex-vice-presidente da FCI, reconheceu e denunciou veementemente a existência da mestiçagem ( vide em: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-15.jpg, http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-16.jpg e https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/25/post-no-34-tio-chico-informa-no-16-a-importancia-de-chris-habig-enviado-em-250812/ ?
  4. No excelente livro “FB – Um presente das estrelas”, de autoria do jornalista e juiz all rounder da CBKC-FCI, Paulo Godinho, o criador de FB Zé Gomes, nascido em 1903, pioneiro e precursor na criação do FB em Varginha, no Sul de Minas Gerais, na pág. 70 deste livro afirma que Fila preto não existe? E o próprio autor na pág. 368 afirma que “Nada é mais mestiço do que um fila-preto” ( vide em: http://blogdopaulogodinho.blogspot.com/ ) ? Além deste  excepcional livro relatar centenas de outras importantes e esclarecedoras denuncias sobre a mestiçagem e  a Verdadeira Historia do FB ?
  5. Procópio do Vale, do Canil Kirimauá de Juiz de Fora, MG, criador do CBKC, mais conhecido como sendo o “Pai do Fila Preto”, testemunhou e reconheceu a mestiçagem no FB em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7-Cao-Preto-x-Fila-Puro/fila-brasileiro-Afila-brasileiro-A.jpg ?
  6. Enio Monte, do Canil ABC de São Paulo, SP, um dos mais importantes e antigos criadores de FB do BKC-CBKC também atestou a mestiçagem no FB em  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_97/materia.html ?
  7. Inês Van Damme, do Canil Tres Naranjos, criadora de FB e jornalista holandesa, que vive na Espanha, também denunciou a mestiçagem em seu excelente livro http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/11-Documentos-1984-ate/11-19a.jpg ?
  8. Houve inúmeras denúncias formuladas por fundadores, diretores e criadores do CAFIB, destacando-se as do jornalista Luiz Maciel (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8-12.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9_29/materia.html e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/13-CAFIB-X-MA/13_3/materia.html ); as de Jaime Pérez, do Canil Acaboclado, criador e juiz espanhol que rompeu com a FCI e passou a se dedicar exclusivamente ao CAFIB e ao CAFIBE-Espanha (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_98/materia.html ) e as denúncias do Dr. José Souto Maior Borges, Professor de várias Faculdades de Direito, Professor Emérito da PUC de São Paulo e criador de FB (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-7.jpg e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/op/Page6.html ) ?
  9. Houve inúmeros comentários e conversas nas redes sociais sobre “fila-mestiço” e até sobre o terrível “fila-aberração”, postadas, por exemplo, pelos seguintes criadores de FB do CBKC: Harrison Pinho, Mariza Kanap e Alexandre Bacci (vide entre muitas apenas algumas em  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_76/materia.html , https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/12/21/post-527-perguntem-ao-tio-chico-no-165-otima-noticia-debate-do-tio-chico-x-harrison-pinho-na-sede-do-cbkc-ainda-sobre-harrison-pinho-marisa-kanap-e-o-fila-aberracao-feliz-natal-e-u/ , https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/12/07/post-521-tio-chico-informa-no-200-repercussao-sobre-meu-artigo-post-518-tio-chico-informa-no-198-a-respeito-de-postagens-em-faces-de-marisa-kanap-harrison-pin/ , https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/11/30/post-518-tio-chico-informa-no-198-comentando-recentes-postagens-em-facebook-de-marisa-kanap-e-harrison-pinho-criadores-do-sistema-cbkc-fci-reconhecendo-a-existencia-do-fila-abe/ e https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2016/12/08/post-n-433-tio-chico-informa-163-seguindo-a-cartilha-de-alexandre-bacci-o-sr-hofstatter-mais-uma-vez-desvaloriza-a-raca-fila-brasileiro-uma-silhueta-de-fb-antigo/   ?
  10. O juiz de FB do CBKC, Alexandre Bacci, afirmou algumas vezes num facebook, sem seleção e sem responsabilidade, que o FB não se constitui numa raça, mas sim num grupo de cachorros mestiços ? (Vide em  https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2015/11/18/post-n-319-perguntem-ao-tio-chico-no-107-tirar-face-irregular-do-ar-nao-pode-furtar-o-cafib-pode-facebook-rede-social-ou-rede-comercial-ainda-sobre-a-bacci-e-os-filas/ e https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2016/04/30/post-n-359-tio-chico-pergunta-no-001-pergunta-aberta-ao-sr-alexandre-bacci-data-290416/ ). E , ainda, seria porque este juiz não foi punido pelo CBKC nem pela FCI, e o resultado dos seus julgamentos e premiações a cachorros que segundo ele próprio eram mestiços, isto é, vira-latas,  não foram canceladas por estes dois clubes ?

 

  1. O Estatuto da FCI (videm em “Artigo 2 – Objetivos”: http://www.fci.be/en/FCI-Statutes-39.html ) assim como os Regulamentos do CAFIB, apenas permitem o registro de cães de raça pura ?

 

  1. Raymond Triquet, que até onde vai meu conhecimento é o responsável na FCI pelas revisões finais das traduções dos Padrões de cães redigidos em português para o inglês e o espanhol, traduziu a definição do Temperamento do FB do Padrão CBKC nº 225 de “…aversão a estranhos…”  para:

 

– 17.1. em inglês para “…aloofness towards strangers…” que significa em português “…indiferença a estranhos…”

 

– 17.2. em espanhol para “…desconfiado con los extraños…” que significa em português “…desconfiado com estranhos…” ?

 

Será que os criadores do  Fila e de “fila” do  CBKC e da FCI acham mesmo que o Temperamento do Fila Puro define-se como “indiferente” e “desconfiado” para com estranhos ? Teria o Fila-CBKC o Temperamento de um gato ?

 

O que voce meu leitor e criador de FB acha ? Raymond Triquet traduziu ou não fielmente o Padrão do CBKC nº 225?

(vide em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/03/14/post-no-78-tio-chico-informa-no-29-sobre-o-temperamento-do-fila-brasileiro-ii-o-padrao-do-fila-traduzido-pela-fci-belga-versus-o-padrao-do-fila-cbkc-enviado-em-14-03-13/ ).

 

Lembrando que o Padrão CAFIB de 1978 mantem a definição criada por Paulo Santos Cruz em 1950: “ojeriza a estranhos”.

 

  1. O Fila-CBKC é definido pelos seguintes apelidos que demonstram sua total heterogeneidade e diversidade de tipos: “filamarquês, fila-salada-genética, fila-atarracado, fila-toy, fila-pet, mastifila, napofila, fila-preto, fila-gigante, roitt-fila, blood-fila, fila-dócil, fila-peludo, fila-pesado, fila-carregado”,  SMI (Super Molossóides Impactantes)” e o mais revelador e terrível de todos, o “fila-aberração” ?

 

  1. O CAFIB não aceita o “fila-preto”, pois o considera um cachorro mestiço e vira-lata, mas o CBKC-FCI, sim ?

 

  1. Eu sugeri a criação da Raça Mastim Brasileiro (vide em  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html ) a fim de resolver de uma vez por todas a divisão de Tipos existente no Fila CBKC há 45 anos, causado unicamente pelo primeiros mestiçadores, seus herdeiros atuais (os chamados NAM`s – Neo Apologistas da Mestiçagem) e a dupla CBKC-FCI ?

 

  1. O Canil Itanhandu, juntamente com o juiz do CAFIB, Jonas Iacovantuono, elaborou e postou na web o excelente e muito didático trabalho virtual intitulado “Desclassificações por Miscigenação” (vide em  http://www.cao-filabrasileiro.com/#!__fila-brasileiro-desq ) ?

 

  1. O CAFIB cria e registra a Verdadeira Raça Fila Brasileiro homogenia, com seu fenótipo fixado há anos, respeitando sempre o Padrão Racial do CAFIB, elaborado em 1978 pelos fundadores do CAFIB e que jamais foi alterado, como comprovam os exemplares nas fotos abaixo ?

 

  1. O CBKC, sempre amparado e protegido pelo selo da tradicional FCI, apesar de ambos não darem a mínima importância para o FB, registra um grupo de cães por eles denominados de Fila Brasileiro, cujo tipo comporta e aceita uma total heterogeneidade de fenotípicos, com uma diversidade enorme de fenótipos, onde há anos nestes clubes se aceita registrar qualquer cachorro grandão e cabeçudo como sendo um Puro Fila Brasileiro, não respeitando seu padrão racial, que já foi alterado e adaptado diversas vezes, como comprovam as fotos abaixo, tiradas enquanto estes cães recebiam premiações durante exposições do CBKC-FCI ?

  1. O CBKC aceita no Livro de Registro do CBKC-FCI, desde que se pague, também tipos extremamente diversos como os abaixo, postados em facebooks e sites de criadores ligados ao CBKC, chamados por muitos de “fila-aberração”  ?

  1.  O CBKC nunca teve a coragem de responder e nem mesmo de comentar com o CAFIB a respeito da Proposta de Acordo de Parceria CBKC / CAFIB enviado para Sergio de Castro por email em 09/10/2014, a qual foi redigida a pedido dele ?

 

  1. O CAFIB nunca reconheceu como digno de Fé os pedigrees emitidos pelo CBKC-FCI para cães aceitos por eles como sendo da Raça Fila Brasileiro ?

Sendo assim, Tio Chico pergunta ainda:

A – Afinal, onde se esconde e se omite a FCI no que diz respeito a mestiçagem e total desorganização de seus tipos na Raça Fila Brasileiro ?

B – Por que os líderes da FCI, Srs. Rafael de Santiago, Gerard Jipping, Raymond Triquet  e Yves De Clercq não revelam transparentemente o que pensam sobre a mestiçagem do FB, a emissão e a venda de pedigrees atestando Certificados de Pureza Racial que contrariam os Estatutos da própria FCI (vide em Artigo 2 – Objetivos: http://www.fci.be/en/FCI-Statutes-39.html  ) para os cachorros cujas fotos aparecem nos itens nº 23 e 24 e que ilustram este artigo ?

 

C – Pergunto ainda a estes mesmo lideres da FCI: por que o CBKC ilustra esta propaganda com a foto de um FB muito parecido com o Fila CAFIB –– e não com os cachorros mostrados nos itens nº 23 e 24 acima ? Por que o cão da propaganda tem até  nariz romano, orelhas de bom tamanho e inserção parecido com o Fila CAFIB, mas com focinho muito profundo ? Será que esta foto comprova a “evolução” (rsrsrs) e “importante trabalho genético” (rsrsrs) realizado pelos criadores de “fila” do CBKC, que apenas tentam copiar o Fila Tipo CAFIB cruzando seus “filas” com os Filas CAFIB sem dar o devido crédito ? E cada vez mais tentando copiar o fenótipo do Fila CAFIB e se influenciando pela nossa correta e séria Filosofia de Criação CAFIB ? Mas não reconhecem publicamente este fato evidente e incontestável ? Afinal, porque o CBKC-FCI não fazem uma faxina no seu plantel, permanecendo apenas os seus FBs Típicos ? Será que seria apenas por que perderiam muito faturamento, com o numero de registros e taxas de exposições diminuindo ? Mas, e quando ao Estatuto da FCI que determina que este Clube tão tradicional e importante  ( vide em http://www.fci.be/en/FCI-Statutes-39.html ) deve somente  “proteger o uso, a manutenção e a criação de cães de raça pura nos países onde a FCI tem um membro…”

 

D – Porque ilustra este anuncio a foto de um FB, se o CBKC em 2.017 registrou 148.946 cães de 168 raças diferentes, sendo 22.481 de Buldogue Francês,15.944 de Spitz Alemão Anão, 14.708 de Shih Tzu e somente 2.163 de Filas Brasileiros ? Ou seja, por que a raça escolhida para representar neste anuncio o CBKC é de apenas 1,45 % do total de cães registrados. Estranho, muito estranho…

 

E – Seria esta foto na verdade a prova de que no que se refere ao FB, o CBKC-FCI estão cada vez mais perdendo em todo o mundo espaço para o FILA PURO criado e registrado no CAFIB desde 1978 ? E, ainda, porque quando se fala no CBKC em queda no seu faturamento, qualquer que seja o motivo, isto se torna um assunto muito importante e delicado? Será então apenas perda de receita e consequentemente de benesses e mordomias ? Seria então o motivo desta publicidade tão estranha somente a perda de $$$ e que se dane a qualidade do Fila-CBKC-FCI ?

 

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios