Post 579 – Perguntem ao Tio Chico nº 176 – PARTE II – Será que a função do Fila Brasileiro foi deixada em segundo plano pelos criadores ??? – Américo Cardoso, Presidente do CAFIB e a função do FB. – Graves “erros” de tradução no Padrão do “fila” FCI… – Continuando: agradável troca de email com admirador de cães na coloração negra… – Data: 27/09/18

Perguntem ao Tio Chico nº 176

PARTE II

Será que a função do Fila Brasileiro foi deixada em segundo plano pelos criadores ???

Américo Cardoso, Presidente do CAFIB e a função do FB.

Graves “erros” de tradução no Padrão do “filaFCI

Continuando: agradável troca de email com admirador de cães na coloração negra…

Queridos amigos e amigas, continuando com nossas conversas, segue abaixo mais uma resposta – a de nº 441 –, além de um email-resposta recebido de um admirador de cães na coloração negra, referente ao meu post https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/08/14/post-571-perguntem-ao-tio-chico-no-173-parte-i-a-teoria-versus-a-pratica-e-a-realidade-na-fabricacao-do-fila-preto-a-agradavel-troca-de-email-com-um-admirador-de/  assim como meus comentários:

Pergunta nº 440:  Tio Chico, penso que o pessoal que se diz criador de FB mas na verdade cria “fila mestiço” apelam para o PC (Puro por Cruza) e tentam justificarem seus mestiços como sendo cães de boa função. Ora, dezenas de raças de cães desempenham as mesmas funções que o FB. Mas não são FB. Logo, para eles, se fosse somente pela função exercida pelo FB, todos estes cães, inclusive de outras Raças, mestiços e vira-latas, seriam FB… Chico, o fato irrefutável é: quem não cria Fila Puro do CAFIB inventa mil justificativas para dizer que cria FB… rsrsrs…

Tio Chico, há séculos ninguém se utiliza de cães para procurar índios e escravos fugitivos, se é que alguma fez FBs foram usados para este fim, já que desconheço registros confiáveis; há décadas ninguém caça onça com FBs; poucos fazendeiros de grande porte tocam gado com FBs, preferindo motos e triciclos e hoje, até para segurança, muitos condomínios usam a automação e informática… O que voce acha ?

Resposta do Tio Chico:

Concordo com voce. O FB é um “family dog”, isso é, um cão que serve de companhia, que venera seus donos, que vive harmonicamente com seus familiares, com pessoas e outros animais mais próximos. É conhecido o ditado “Fiel com um Fila”. E o FB é também um excelente guardião de propriedades. Logo, vem sendo usado na segurança e proteção de casas e sítios com pouca movimentação de pessoas estranhas. A automação e informática pode substituir um cão de guarda num condomínio ou fábrica, mas jamais fará guarda, dando companhia e com amor para seus donos e familiares.

Pergunta nº 441:  Tio Chico, achei muito interessante seus argumentos e gosto da maneira com que voce defende a pureza da raça FB, infelizmente não sou criador de Fila Brasileiro mas sou um apaixonado pela raça, já tive diversos Filas, hoje tenho alguns Pitbulls, mas em breve estarei voltando com meus Filas pois é a raça que mais admiro. O que me deixa intrigado quanto a alguns criadores não só do Fila mas também de diversas raças é o fato de deixarem a função da raça em segundo plano e acabam se baseando muito em aspectos físicos. Concordo que é um fator importante, porém a seleção não deve se basear exclusivamente nisso. Mas reconheço que me aproximo muito dos pensamentos da CAFIB em relação a seleção de cães, só acho que deveriam abrir  exceção quanto aos Filas que se enquadrarem no padrão tanto físico quanto comportamental,  mas que apresentam a pelagem mais escura.

Resposta do Tio Chico: Inicialmente agradeço a voce por entender que meus argumentos (publicados em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/08/14/post-571-perguntem-ao-tio-chico-no-173-parte-i-a-teoria-versus-a-pratica-e-a-realidade-na-fabricacao-do-fila-preto-a-agradavel-troca-de-email-com-um-admirador-de/ ) são muito interessantes e por voce apoiar a maneira como defendo intransigentemente a pureza racial do FB e elogiar a seleção realizada pelo CAFIB. Longe dos criadores de “filas-mestiços”, “filas-pretos” e mais recentemente dos FAKE-faces que defendem os vira-latas com pedigree (!!!???) de todas as cores, inclusive a que mais chama atenção que é a coloração negra.

  1. Com ref. a sua menção de que criadores deixam “…a função da raça em segundo plano…” creio que o artigo escrito pelo nosso atual presidente, Américo Cardoso, em Fevereiro de 2016 seria uma ótima leitura. Segue abaixo uma parte:

 “Também é importante ressaltar que, atualmente, por várias razões, pouquíssimas raças de cães caçadores e de trabalho conservam seu temperamento original e suas aptidões funcionais. Hoje não se caça mais para abastecer a mesa e, em tempos politicamente corretos, animais silvestres não devem ser abatidos por diletantismo. Nos dias atuais, não faz mais sentido imaginar rebanhos de ovelhas pastoreados e protegidos dos predadores por cães pastores, nem boiadeiros em lombo de burro tocando o berrante e tangendo o gado por estradas de terra com o auxílio de cachorros bem treinados. E essa moderna cinofilia, tanto sob a égide da FCI, como do AKC, privilegia as exposições em que, durante o julgamento, os exemplares de todas as raças, além de serem apresentados como bibelôs vivos, por handlers profissionais de paletó e gravata, são apalpados e acariciados por juízes também engravatados, e onde qualquer manifestação de agressividade seria considerada um escândalo inaceitável. Diante desse quadro, não é de se estranhar que as reações de temperamento forte dos cães de guarda passem a ser punidas com o aval dos padrões oficiais das raças de outros clubes. Nesse cenário, não seria viável a aplicação do padrão original do Fila, que especifica: …Como resultado de seu temperamento, nas exposições não permite ser tocado pelo juiz (um estranho) e, se o atacar, não deve tal reação ser considerada falta, mas apenas confirmação de seu temperamento. Nas provas de temperamento, obrigatórias nas exposições, após doze meses de idade, seu ataque deve ser em diagonal ascendente, à frente do apresentador, e sem deste revelar dependência”. Por isso, em concordância com o antigo conceito italiano “Traduttore, traditore” (Tradutor, traidor), também não deve causar surpresa a lamentável constatação de erros graves e tendenciosos na tradução deturpada do padrão do Fila Brasileiro, feita por Raymond Triquet para a FCI, em que a tradicional “ojeriza” a estranhos foi transformada em “indiferença” nos países de língua inglesa e em “desconfiança” nos de língua espanhola. [Nota minha: para voce conhecer em profundidade estes graves “erros” de tradução, sugiro que voce leia para entender as “acomodações” feita pelo tradutor Sr. Raymond Triquet  para a FCI tanto em espanhol quanto em inglês clicando em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/03/14/post-no-78-tio-chico-informa-no-29-sobre-o-temperamento-do-fila-brasileiro-ii-o-padrao-do-fila-traduzido-pela-fci-belga-versus-o-padrao-do-fila-cbkc-enviado-em-14-03-13/ ] . O motivo óbvio é adequar a raça Fila Brasileiro aos moldes da moderna cinofilia, bem comportada e decorativa, da qual muito poucas raças não fazem parte. Entre elas estão o Kangal, da Turquia, o Owtscharka, do Cáucaso, e o Fila Brasileiro, do CAFIB.” [Nota minha: mas não o FB e “fila” do CBKC que não faz Teste de Temperamento e deve se deixar ser apalpado pelo juiz…]

Observação: ainda quanto a função, permita-me acrescentar ao excelente texto acima do nosso atual presidente e fundador do CAFIB, Américo Cardoso, que o FB também não é, e talvez nunca tenha sido usado, ou tenha sido usado esporadicamente, apesar do romantismo de alguns teóricos do passado – mesmo que sem provas, ou pelo menos delas não ter nenhum conhecimento — para procurar e perseguir índios e escravos fugitivos, ou melhor, afrodescendentes para nenhuma ONG se aborrecer comigo…

  1. Com ref. a sua outra menção de que o CAFIB  “…deveria abrir  exceção…” para cães “…que apresentam a pelagem mais escura…” (??? O que é pelagem mais escura ??? ) mas “…que se enquadrarem no padrão tanto físico quanto comportamental (do CAFIB)…”, pergunto a voce também na PRÁTICA, como baseei minha resposta no meu primeiro email para voce e no meu artigo cujo link esta acima indicado:

Se até hoje, decorridos mais de 45 anos, nenhum criador de “fila-preto” apresentou particularmente para dirigentes e juízes do CAFIB ou, ainda, expôs publicamente em uma ATF (Análise de Fenótipo e Temperamento – vide magnifico artigo no mesmo Américo Cardoso em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila_brasileiro-cachorro.html ) do CAFIB um único cachorro nesta coloração que se adeque ao Padrão CAFIB e, ainda, se até esta data os dirigentes e juízes do CAFIB jamais viram nenhum cachorro preto nesta condição fenotípica , que não necessariamente será repassada para seus descendentes, por que correr este risco ? Qual os benefícios ? Por  favor avalie os prós e os contras e, por favor, me responda.

Pergunto ainda: se voce fosse um fundador, juiz, dirigente ou criador do CAFIB, que realmente tivesse se empenhado com toda a sua dedicação, conhecimento e trabalho para resgatar o FB da extinção e a preserva-lo em sua pureza racial ate hoje, não se esquecendo de todo o trabalho administrativo de Secretaria e de controle que tem que ser feito e requer tanto tempo, dedicação e energia há já alguns anos sob o comando da veterinária e juíza  Mariana Campbell, contra o poderio econômico BKC-CBKC-FCI e contra a vontade de todos os primeiros mestiçadores e seus herdeiros e seguidores atuais e, ainda, com poucos recursos, tempo e estrutura, voce correria este risco de aceitar em seu plantel de Filas Puros uma meia dúzias de cachorros suspeitos. Para que ?

Para auxiliar seu pensamento na sua resposta, repito sobre o fato de jamais ter sido apresentado ao CAFIB ou jamais ter sido visto pelos dirigentes e juízes do CAFIB  um só “fila-preto” que atendesse e se adequasse ao Padrão CAFIB.

Entretanto  no segundo semestre de 2013 foi postado no face (Sem) Seleção e (Sem) Responsabilidade a foto abaixo de um cachorro preto informando que caso esta cão fosse do CAFIB seria Medalha de Ouro. A foto deste cachorro é:

Por favor veja nos meus dois artigos abaixo as 9 análises feitas por juízes do CAFIB sobre a foto deste cachorro preto:

A – https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/09/06/post-no-124-perguntem-ao-tio-chico-no-53-o-cao-preto-desta-foto-seria-aprovado-numa-aft-do-cafib-e-aceito-no-plantel-do-cafib-leia-abaixo-as-analises-dos-seguintes-juizes-do-cafib-luciano-gaviao/

B – https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/09/13/post-no-126-perguntem-ao-tio-chico-no-55-o-cao-preto-desta-foto-seria-aprovado-numa-aft-do-cafib-e-aceito-no-plantel-do-cafib-leia-abaixo-as-analises-dos-seguintes-juizes-do-cafib-americo-cardos/

Finalizando sugiro que voce leia https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2016/05/09/post-n-362-perguntem-ao-tio-chico-no-131-o-inicio-da-formacao-do-plantel-cafib-quase-40-anos-atras-demonstrado-via-fotos-das-primeiras-afts-o-trabalho-unico-de-recuperacao-e-apr/  e https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/02/16/post-463-em-fase-de-postagem/ para conhecer o início do CAFIB, nossas primeiras AFTs e a qualidade dos “filas” e FBs que participavam. E volto a perguntar se por absolutamente nada de realmente valioso em troca, voce colocaria o trabalho do CAFIB em risco ?

Bem, meu amigo, se a foto do cão preto acima foi o único até hoje comentado e apresentado publicamente por criadores do CBKC-FCI que são admiradores do “fila-preto”, como se estivesse de acordo com o Padrão do CAFIB e sua foto recebeu 9 comentários / análises negativas feitas por 9 juízes do CAFIB, imagine o resto !!!

E foi justamente por isto que te perguntei acima e aqui repito: se voce tivesse sido um daqueles que se empenharam de corpo e alma na fundação e aprimoramento do CAFIB e do Fila Brasileiro, voce poria em riso a pureza racial do plantel do Fila-CAFIB para receber em troca e aceitar neste plantel cachorros pretos piores do que o da foto acima ?

Pergunto ainda: por que aqueles que gostam de cachorros pretos não criam Dinamarquês-preto, Mastin Napolitano-preto, Rottweiler-pretos e deixam o Fila Brasileiro em paz ? 

NOTAS:

1 – Como de consume nos admiradores do “fila-preto”, decorridos hoje quase dois meses, ainda não recebi nenhuma resposta e comentário sobre as minhas explicações constantes da resposta acima enviada por email para a pessoa que me perguntou a respeito da funcionalidade do FB. Os admiradores de “filas-mestiços” de todas as cores, principalmente o  “fila-preto”,  questionam muito o Tio Chico mas, infelizmente, depois de receberem minhas claras e profundas respostas, desaparecem e somem sem me enviar nem um muito obrigado pelo tempo e energia que o Tio Chico despendeu para atendê-los sempre com muita atenção e respeito.

  1. Justamente por isto o Tio Chico criou a uns 8 anos atrás um princípio e norma unilateral: jamais responder uma pergunta feita por um interlocutor que esteja DEVENDO respostas. Isto é, caso este interlocutor não tenha respondido ANTES as perguntas e comentários que eu fiz ANTES para ele. VALENDO ESTA DECISÃO PARA UMA ÚNICA PERGUNTA SEQUER !!!

Este é um principio e norma unilateral que me auto impus para não perder meu tempo e energia com aqueles que se furtavam em me responder, fugindo assim ao diálogo a respeito de minhas afirmações, pensamentos, argumentos, comentários, fotos, documentos, provas e conhecimento histórico. Além de não respeitarem o tempo que dedico pra escrever minhas respostas,

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios