Post 560 – Tio Chico Informa nº 213 – Jacareí: chute ou totó ? – E suas corretas consequências… – Data: 23/05/18

Tio Chico Informa nº 213

Jacareí: chute ou totó ?      E suas corretas consequências…

Amigos e amigas do CAFIB e do Fila Brasileiro (FB),

O famoso “pai dos burros”, isto é, nosso dicionário Michaelis define:

Chute = golpe enérgico dado com a ponta do pé.

Totó = chute curto e fraco dado com o lado do pé.

Sendo assim, independente da definição correta para o ato ocorrido num julgamento durante um TT realizado com um FB de propriedade do Sr. Wilson Vilela na ultima expo do CAFIB realizada em Jacareí, SP, aliás, outra grande realização do CAFIB que contou com 13 cães em nossa AFT, com 55 FB`s inscritos e 51 em pista, evidentemente ninguém irá aprovar ou concordar.

E seu ato teve consequência e punição imediata conforme narração que recebi e segue mais abaixo de dois amigos que presenciaram no local este fato.

Mas, para mim, o principal foi o próprio e sincero arrependimento do expositor.

Penso que o importante é que este ato falho ou equívoco trouxe arrependimento ao proprietário que já se desculpou de forma humilde, sincera e coerente perante diversos diretores e membros do CAFIB. Apesar de pouco conhece-lo, seu genuíno pedido de desculpas, inclusive para mim por telefone, não me causa surpresa, pois sempre ouvi muitos elogios ao seu caráter, a sua formação, ao seu desempenho profissional como hidrocultor, além de possuir na fazenda onde reside em Campo Belo, MG, a quase 450 quilômetros de Jacareí, inúmeros animais e, principalmente, 40 FB´s com excelente tipicidade e temperamento, que já foram muitas vezes premiados em Expos do CAFIB.

E para o CAFIB não basta possuir FB, tem que ser um associado de caráter, educado, correto, honesto, que saiba se comportar como dirigente,  criador e expositor, assim como seguir a Filosofia de Criação do CAFIB, nosso Padrão e Regulamentos.              

Foto nº 1 e 2: Expo de Jacareí em 20/05/18 –  Chute ou Totó ?  Não deve ocorrer !
Foto nº 3:  Itanhandu-2017 – Melhor Macho e  Melhor Tigrado com Quizar Recanto do Livramento
Foto nº 4: Aprimorando a filhotada em  Campo Belo, MG

Recebi dois depoimentos muito esclarecedores sobre o mesmo episódio de dois amigos que presenciaram no exato momento este fato. Isto é, não se encontravam distantes e em casa criticando “de olho grande” no facebook. Um criador me relatou: Estava a pouquíssimos metros do ocorrido e nada vi. Deve ter sido um chute muito rápido, fraco e suave. Devem estar querendo como sempre polemizar. O outro, muito antigo e mais experiente me relatou: Eu vi tudo muito de perto. A atitude impensada do expositor prejudicou o próprio cão que largou a manga por causa do totó que recebeu. Se ele não tivesse sido chutado, talvez este exemplar por iniciativa própria tivesse largado a luva e atacado o cobaia. Esta dúvida permanecerá. O juiz fez muito bem em puni-lo, não classificando este FB e não chamando-o para a final do Teste de Temperamento.  Foi uma pena acontecer este fato justamente com o Wilson, que é uma excelente pessoa, de ótimo caráter, muito educado, tem uma excelente criação, que adora e é adorado pelo seus FBs. Entretanto, os “professores” do facebook palpitaram que este exemplar depois deste acontecimento, não deveria participar da disputa do Melhor Tigrado. Estes críticos de sempre, que gravitam Graças a Deus bem longe do CAFIB, não entendem que são dois eventos diferentes que fazem parte de uma mesma Expo. O CAFIB procura valorizar o Fila Brasileiro Puro Tigrado,  que durante anos foi depreciado devido a existência do cachorro mestiço chamado de “fila-preto”, apesar de muitos possuírem pedigree de FB emitidos pelo CBKC-FCI. Justamente por isto foi criado esta premiação e troféu especial no CAFIB, que aliás leva o nome de um grande amigo meu, que foi o responsável por sua criação… rsrsrs… A atitude do expositor prejudicou imediatamente este exemplar na Prova de Temperamento, mas jamais  poderia prejudica-lo também na escolha do Melhor Tigrado​ . Estes grandes entendidos deveriam saber que o CAFIB não pune os exemplares de FBs. O CAFIB puniu e pune humanos. Como, por exemplo, ex-criadores,  ex-expositores, ex-diretores e e ex-juízes do CAFIB que não se comportaram educada e corretamente em nossas expos, desrespeitaram nossos Regulamentos de Exposição e Criação, bem como a Filosofia de Criação do CAFIB e alguns poucos que chegaram ao inimaginável de até furtarem parte dos bens e patrimônio do CAFIB”.

Mas, curiosamente, os críticos de plantão que hoje criticam algo que não presenciaram e, portanto, não puderam medir a intensidade e a reação imediata do fato e do juiz, se calaram em Junho/2015 quando uma cadela da Anfibra durante um TT foi aprovada mesmo tendo se escondido atrás das pernas do seu criador/expositor… Alias, nesta data a Anfibra, fundada se não me engano no inicio de 2014, ainda realizava todos os seus eventos, expos e campeonatos sem possuir o seu próprio padrão racial !!! A Anfibra era o único clube canino do mundo sem possuir seu próprio padrão racial (?!?!?!), que apenas foi elaborado aproximadamente em Junho/ 2017 depois de muitas e veementes cobranças do Tio Chico…  É justamente por isto que o Tio Chico é também conhecido como sendo o Pai do Padrão Anfibra !!!

Nota: basta meus leitores visitarem meu blog em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/ e acessarem os posts nº 276, 277 e 280 entre outros para lerem sobre este rumoroso TT da Anfibra e aos posts nº 422, 440, 442, 444, 445, 447, 449, 455, 457, 482, 484, 488 e 492 entre outros  para lerem sobre a inexistência de padrão Anfibra…

Meu caro Wilson, bola pra frente !!!  Errar e tropeçar faz parte da vida. O importante é reconhecer, não inventar desculpas e se levantar !!! Mas o importante é que apenas os homens de caráter reconhecem seus equívocos e se desculpam. Parabéns por esta sua nobre atitude !!! Mas os calhordas e meliantes de plantão serão sempre são capazes de, na maior desfaçatez, inventar e tentar plantar desculpas absurdas e sem nexo nos facebooks… Tenho absoluta certeza que seu sincero e puro sentimento de arrependimento o transformará num criador e expositor ainda melhor.

Por isto receba meu carinho, apoio e admiração.

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios