Post 556 – Perguntem ao Tio Chico nº 171 – Quando será a próxima expo do CAFIB? Ainda sobre o novo fila-preto nordestino… – Tese sobre o Fila-CBKC: mas como equalizar a heterogeneidade de tipos existente no CBKC-FCI ? – Profundo, inteligente e especial “trabalho genético”: cruzar “fila-preto” nordestino com Fila Puro amarelo do CAFIB… – Onde será realizada a próxima Expo do CAFIB-Nordeste ? – Resultado da excelente e inesquecível Expo de Itanhandu com mais de 100 FBs Puros do CAFIB em pista !!! – Com nobre e fraternal elogio do Quinzinho. Data: 26/04/18

Perguntem ao Tio Chico nº 171

Quando será a próxima expo do CAFIB?

Ainda sobre o novofila-pretonordestino…

Tese sobre o Fila-CBKC: mas como equalizar a heterogeneidade de tipos existente no CBKC-FCI ?

Profundo, inteligente e especial “trabalho genético”: cruzar fila-pretonordestino com Fila Puro amarelo do CAFIB

Onde será realizada a próxima Expo do CAFIB-Nordeste ?

Resultado da excelente e inesquecível Expo de Itanhandu com mais de 100

FBs Puros do CAFIB em pista !!!  Com nobre e fraternal elogio do Quinzinho.

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

  1. Tio Chico, infelizmente não pude ir a Expo do CAFIB em Itanhandu. Quando será a próxima expo do CAFIB?

Resposta do Tio Chico:

Pena, voce perdeu uma das melhores e mais inesquecíveis Expos do CAFIB. Com mais de 100 FBs em pista. Excelente o nível de qualidade dos exemplares apresentados. Homogeneidade total. Uma verdadeira raça canina PURA sendo exibida !!! Veja na Circular, fotos e no filme indicados na resposta nª 426 abaixo. Ao contrário das expos realizadas pelo CBKC-FCI onde impera o pouco numero de cães em pista, a falta de Teste de Temperamento e a enorme heterogeneidade e diversidade total nos diversos tipos de Filas e “filas” em pista.  Veja nos links da resposta nº 426 abaixo exatamente me ao que me refiro.

A próxima Expo do CAFIB será realizada em Jacareí-SP, no dia 20/05/18 e será julgada por Mariana Campbell e Pedro Borotti.

Um fato muito educativo e que deveria servir de exemplo para todos os criadores do Fila-CBKCFCI: o organizador desta expo é Flavio Pires, proprietário do Canil Palmares, que começou a criar em 1988 no Sistema CBKC-FCI. Ele não gostava do CAFIB e detestava os artigos assinados pelo Tio Chico… rsrsrs… Chegou a criar até “fila-preto” !!! Entretanto em 2013 começou a se interessar em conhecer o CAFIB e estudar sua Filosofia de Criação, ajudando até a realizar a Expo daquele ano em Jacareí. Assim, passou a frequentar nossas exposições, conversar com nossos criadores e diretores, com o Tio Chico e em 2015, finalmente convencido que FILA É CAFIB e de que “fila-preto” não existe sendo apenas um cachorro mestiço ou vira lata, associou-se ao Clube, abandonando a sua criação baseada no CBKC-FCI.  Adquiriu Filas Puros do CAFIB chegando a disputar com sua excelente femea Baiuca do Balacobaco quinze Provas de Temperamento, saindo-se vencedor em nove; ganhando uma vez Melhor Cabeça e  nos anos de 2015, 16 e 17 Baiuca foi Tricampeã como Melhor Femea e Temperamento do Campeonato Anual do CAFIB.

Ou seja,  como afirma Flavio Pires: “Abandonar o CBKC-FCI foi uma mudança radical para muito melhor !!!”.

Relato este fato, pois a historia e crescimento cinófilo de Flavio Pires no FB deveria ser copiado e seguido pelos criadores de Fila e “fila” do CBKC-FCI que há anos insistem em criar “fila-mestiço”, “fila-aberração” e “fila-preto”. (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7.html ).

         Vejam abaixo algumas fotos do criador Flávio Pires ANTES, isto é, AINDA como sócio do CBKC-FCI:
                  Vejam abaixo algumas fotos do criador Flávio Pires DEPOIS, isto é, como sócio do CAFIB:

Flávio Pires: exemplo a ser seguido pelos criadores de Fila-“fila” do CBKC-FCI, como os Harrisons, Costas, Wolners, Baccis, Blumens, etc…  Afinal, centenas de FBs Típicos, homogêneos e PUROS só se encontra mesmo no CAFIB !!! Afinal, o que voce prefere ???

Creio que este exemplo acima do Flávio Pires deveria servir especialmente para uma minoria de criadores do chamado Fila-CBKC baseados no Nordeste que insistem em reinventar e re-fabricar o “fila-preto”, mas que, curiosa e incongruentemente, gostam tanto, mas tanto mesmo da pelagem negra… que cruzam seus cachorros grandes, cabeçudos e pretos com pedigree de FB do CBKC-FCI com Filas Puro do CAFIB de pelagem amarela… !!!???

Ou seja, numa atitude ilógica, irracional, inadequada, absurda, inconveniente e incompatível com a história dos grandes personagens do Nordeste brasileiro, já que, como aprendemos no livro “Os Sertões“, de Euclides da Cunha: “O nordestino é, antes de tudo, um forte“. Sinto muito que estes reinventores e “fabricantes” nordestinos do mestiço chamado de “fila-preto” sejam tão fracos e tolos, não sendo capazes de realizar o mal que fazem contra a Raça Cão de Fila Brasileiro registrando cachorros mestiços – mas com valor comercial para aqueles que desconhecem o Verdadeiro FB – no plantel do CBKC-FCI que, como sabemos, aceita qualquer cachorro grande e cabeçudo como sendo FB.

  1. Tio Chico, voce conhece a tese intitulada “Variação Fenotípica na Raça FB” de autoria de Julian Dias e datado de 2012 ?

Resposta do Tio Chico:

Sim. O recebi semana passada de um criador muito amigo meu e grande colaborador de Goiás. Mesmo não tendo o tempo suficiente para ler com a devida calma este trabalho devido à correria profissional, achei-o  muito interessante e bem consubstanciado. Tanto que o repassei para toda a diretoria e juízes do CAFIB.

Fiquei apenas com uma grande duvida e por isto tentei entrar em contato com o autor, mas não obtive sucesso. Minha dúvida é: possuindo o Fila e “fila” criado e registrado no CBKC-FCI tantos tipos caninos tão heterogêneos devido a continua mestiçagem até hoje existente nestes dois clubes, fiquei muito curioso em saber que tipo de cachorro do CBKC-FCI foi utilizado pelo autor para realizar este trabalho ?

Vejam a duvida que possuo nos simples, mas extremamente heterogêneo, exemplos abaixo:

 

Afinal, como alguém pode estudar, equiparar e equalizar os diversos tipos de “fila” criado e registrado no CBKC-FCI até hoje que são chamados de: fila-atarracado, fila-toy, fila-pet, mastifila, napofila, fila-preto, fila-gigante, roitt-fila, blood-fila, fila-dócil, fila-peludo, fila-pesado, fila-carregadoe, mais recentemente deSMI = Super Molossóides Impactantes”… Ou seja, como eu os designei há mais de quatro décadas atrás, antes mesmo da fundação do CAFIB: filamarquês e fila-salada-genética” ???

  1. Tio Chico, parabéns: voce foi muito preciso na resposta nº 421 do seu ultimo artigo (https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/03/29/post-554-perguntem-ao-tio-chico-no-170-afinal-tio-chico-voce-e-o-heroi-ou-o-anti-heroi-do-fb-alguns-criadores-de-fila-preto-do-cbkc-do-nordeste-gostam-tanto-da-colo/ ): esta minoria de nordestinos que desejam reinventar o “fila-preto” gosta tanto da cor negra que cruzam seus “filas-pretos” com Filas Puro do CAFIB na coloração amarela… Nunca vi tanta incongruência… e tamanho atestado de mestiçagem… Só cria e vende “filas-pretos” quem quer ganhar dinheiro fácil enganando os tolos…

Resposta do Tio Chico:

Pois é, muito triste, não é mesmo ?

Penso que estes reinventores nordestinos sabem muito bem que se cruzarem “fila-preto” com “fila-preto” com pedigree do CBKC-FCI possivelmente retornarão ao Dinamarquês-preto e ao Mastin Napolitano-preto… Por isto cruzam seus mestiços pretos com Fila Puro do CAFIB na coloração amarela. Ou seja, para tentarem melhorar o fenótipo destes mestiços tornando-os mais parecidos com o fenótipo do CAFIB !!! Simples assim !

  1. Chico, me disseram que a próxima Expo do CAFIB no Nordeste será realizada num sitio de um reinventor do “fila-preto” do CBKC-FCI. É verdade ?

Resposta do Tio Chico:

Claro que não !!!

O local ainda nem foi definido…

Quem patrocina as Expos do CAFIB são os cafibeanos. Mas delas podem participar FBs, criadores e expositores de todos os clubes. Todos são muito bem vindos e educadamente recebidos.

  1. Tio Chico, qual foi o resultado da excelente Expo de Itanhandu com mais de 100 FBs Puros do CAFIB em pista?

Resposta do Tio Chico:

Foi mais um recorde do CAFIB.

Parabéns aos organizadores, Cintia e Gerson Junqueira, proprietários do tradicional e famoso Canil Itanhandu, fundado em 1984, pela realização de mais uma excelente Expo e mais uma linda festa de confraternização do  CAFIB e do Fila-Puro que terminou as 22:30 horas na pista. E que continuou até mais tarde devido ao magnifico jantar preparado por Dona Elza Júlio.

Da Análise de Fenótipo e Temperamento participaram 16 cães e somente 2 foram reprovados por Temperamento desqualificante.

Da Exposição participaram em pista e foram julgados 101 FBs.

Como parte das comemorações dos 40 anos da fundação do CAFIB foram homenageados neste evento Airton Campbell, Américo Cardoso e Luiz Antônio Maciel, como fundadores do CAFIB e Chico Peltier, como Pai do CAFIB.

Família Itanhandu, Canil fundado em 1984 – In memoriam: Diva, Vulcão, Zenon, Pacará e tantos e tantos outros excelentes exemplares de Fila-Puro do CAFIB…

              Canil Itanhandu: 34 anos criando Fila-Puro do CAFIB = exemplo a ser seguido por todos os criadores de FB, principalmente os do CBKC-FCI.
        Criar FB é ter consciência que se cria a raça canina mais difícil do mundo, devido a enorme miscigenação jamais enfrentada pelo BKC, CBKC e FCI.
      Nada vem fácil !!! Nada vem rápido !!! Não existem experts em FB com menos de décadas de criação. As primeiras ninhadas são apenas as primeiras…
        Meu pedido pessoal aos criadores e “pseudo-criadores” de FB do CBKC-FCI: parem de comprar escondido Fila-CAFIB e se associem logo ao CAFIB…
                                 E conheçam o prazer que se sente ao criar e dividir a amizade com um Verdadeiro Cão de Fila Brasileiro PURO !!!

Segue os links para acessar Circular, resultado, fotos e maravilhoso vídeo feito via utilização de drone sobre a Expo de Itanhandu:

– Circular e Resultado:: http://www.cafibbrasil.com/leitor_not/items/circular-expo-itanhandu-2018.html

– Fotos: https://www.facebook.com/cafib/photos/rpp.315983818565782/1023482451149245/?type=3&theater

– Vídeo filmado com drone: https://www.facebook.com/cafib/videos/1015627501934740/

Nota especial:

O resultado desta expo foi tão significante que no dia 11/04 recebi um telefonema muito nobre e amido do Quinzinho, Joaquim Liberato Barroso, presidente da Anfibra, parabenizando o CAFIB pela realização desta Expo. No dia seguinte ele me enviou o email abaixo, que segue para o conhecimento de todos voces na íntegra:

Ok, Chico. Mais uma vez minhas congratulações a todos que trabalharam em prol do FB neste evento. Só te esclarecendo: minha ligação (telefonema) foi uma atitude pessoal e da Presidência da Amfibra, reconhecendo um bom trabalho quanto à Raça que promovemos, sem nenhum teor político ou, muito menos, sigiloso. Não haveria razão para tal, não é mesmo? Por isso me abstive de qualquer outra comunicação direta ao CAFIB. Entendendo que voce poderia perfeitamente encaminhar meus votos, mas também te liberei de qualquer tipo de restrição quanto à divulgação de nossas conversas (esta ou qualquer outra). Por isso a menção do “Tio Chico”, sem nenhumas maiores ou furtivas intenções. Simples assim. Abraço,

Finalizando: penso ainda que o silêncio dos bons criadores de Fila e de “fila” do CBKC-FCI, assim como de todos os outros clubes de FB, seja a causa da audácia dos maus criadores

Abraços,  Chico Peltier.

 

Anúncios