Post 550 – Perguntem ao Tio Chico nº 168 – Voce sabia que uma minoria de pseudo-criadores de “fila” do Nordeste estão tentado re-fabricar o “fila-preto” usando Filas Puros do CAFIB ? – Vem ai Expo Itanhandu – CAFIB 40 anos !!! – Data: 23/03/18

Perguntem ao Tio Chico nº 168

Voce sabia que uma minoria de pseudo-criadores de “fila” do Nordeste estão

tentado re-fabricar o “fila-preto” usando Filas Puros do CAFIB ?

Vem ai Expo Itanhandu – CAFIB 40 anos !!!

 

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

  1. Chico, voce sabia que uma minoria de pseudo-criadores de “fila” do Nordeste estão tentando refabricar ofila-preto” ? Voce sabia que para chegarem a este fim estão fazendo repetidos e aéticos cruzamentos de Filas Puros criados e registrados no CAFIB com “filas-preto” com pedigree de FB emitidos pelo CBKC-FCI ?

Resposta do Tio Chico:

Claro que sabia.

Qualquer criador de FB minimamente interessado deve estar a par desta nova, imoral, aética e infeliz tentativa de experiência de se chegar a um “fila-preto” com alguma tipicidade. O “grande trabalho genético…” (???!!!) desenvolvido por estes pseudo-criadores é exatamente o mencionado por voce: cruzar Filas Puros do CAFIB com o mestiço chamado de fila-preto

Este “grande trabalho genético…” (???!!!) se assemelha ao realizado mais de 40 anos atrás sem sucesso por Procópio do Vale, conhecido como sendo O Pai do Fila Preto, que ao invés de realizar um trabalho científico preferiu pegar um fácil e rápido “atalho”… (???!!!) cruzando FBs com Dinamarquês-preto. Mas no seu livro Procópio se “esqueceu (???!!!) de informar e comprovar como chegou a esta maravilhosa conquista genética e cientifica… (???!!!)

Infelizmente isto não é novidade. Até onde vai meu conhecimento recentemente André Coltre, Mariana Dudeck e Renato Ferreira da Rocha fizeram em São Paulo exatamente a mesma experiência: cruzaram  fila-preto do CBKC-FCI com Filas Puros do CAFIB. Ou seja, nada de novo, pura cópia do que é errado.(vejam em

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/01/23/post-n-455-perguntem-ao-tio-chico-no-150-jan-kubesa-e-quinzinho-canil-boa-sorte-ja-refutaram-seus-argumentos-sobre-a-propriedade-do-padrao-cafib-e-a-nao-existencia-de-porta-voz-no/  e nos diversos posts mencionados neste artigo).

Entretanto, esta minoria de pseudo-criadores de “fila” do Nordeste praticam esta tentativa de experiência de forma tola, ingênua, superficial, imoral  e, PIOR,  sem conhecer os Regulamentos do CAFIB, achando que estão criando uma inteligente e terrível ARMADILHA para pegar o CAFIB numa falha, pois desejam afirmar e postar: “Tá vendo ? Cruzei um cão do CAFIB e nasceu um “fila-preto”.

Quanta tolice !!! Quanto atraso !!! Retornaram a década de 70 !!!

Desconhecem que para um FB fazer parte definitivamente do plantel de Filas Puros do CAFIB, não basta ser aprovado na nossa importante Análise de Fenótipo e Temperamento (conheçam esta ferramenta de aprimoramento racial do CAFIB no magistral artigo do fundador, diretor, criador  e juiz do CAFIB Américo Cardoso em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila_brasileiro-cachorro.html  ).

Ocorre que para ingressar definitivamente no plantel do CAFIB um FB precisa além de ser aprovado na ATF, sendo macho, acasalar com três fêmeas diferentes e ter toda a sua prole aprovada em sucessivas ninhadas verificadas e aprovadas, além de consequentes aprovações na AFT`s. Além disto, nascendo um filhote com características de mestiçagem, sua origem será rastreada e os pedigrees de seus ascendentes serão analisados e cassados. Logo esta rapidez de pseudo-experiências de nada valem para o CAFIB. Ainda mais porque o CAFIB não reconhece como digno de Fé nenhum pedigree de FB emitido pelo CBKC-FCI, devido justamente aos 45 anos de mestiçagem institucional e sistêmica registrada coniventemente nestes dois clubes. Logo, para o CAFIB, esta nova experiência é natimorta, é nula, é zero  !!!

Aprimorar uma raça canina demora décadas, mas os tolos acham que conseguem isto numas poucas ninhadas… Quanta inocência !!!

Anotem bem: não será surpresa para mim se em breve uma tola e infantil pegadinha e armadilha for armada contra o CAFIB tentando vincular o CAFIB ao “fila-preto”…  Ou seja, coisa de criança, de amador, não de um criador sério e adulto.

Afinal por que estes poucos criadores do Nordeste mais uma vez tentando chegar ao um “fila-preto” com algumas características forjadas de Fila-Puro, coisa não conseguida em 45 anos de fracassadas experiências, ao invés de ficarem postando fotos de filhotinhos mestiços pretos nos Facebooks, não apresentam e divulgam nestes mesmos Facebooks o trabalho cientifico e genético realizado para chegarem ao assim chamado e inexistente “fila-preto” ???

Ou por outra, como dizem Fabiano Nunes, juiz do CAFIB e proprietário do Canil Jawa de Guaratinguetá-SP, que há quase 40 anos é sócio e somente registra seus FB no CAFIB e Flavio Pires, proprietário do Canil Palmares de Jacareí-SP, ex-criador de “fila-pretoe de outras cores do CBKC que começou a conhecer melhor o CAFIB e a 4 anos se associou ao CAFIB e abandonou sua criação de “fila-preto: Por que estes tolos não compram e vão criar bem longe do FB um Dinamarquês-preto ou um Rottweiler ?  

Por que se escondem covardemente como fez Procópio do Vale que escreveu um livro sobre FB com 372 páginas e não escreveu uma linha sequer explicando como ele teria inventado e fabricado o “fila-preto”?  Teria sido por vergonha, já que não houve nenhum trabalho cinotécnico, pois ele apenas cruzou FB com Dinamarquês-preto ou porque o Ênio Monte não permitiu que no livro por ele patrocinado se escrevesse uma tolice como esta ?

Nota: fotos dos primeiros “filas-preto”. Ano: 1977, vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1816.jpg

Afinal, por que mais uma vez os amantes da ficção denominada “fila-preto” não tornam públicos seus experimentos ? Por que não expõem claramente de qual técnica cinófila se utilizaram e deveriam se orgulhar de divulgar ?

Por favor notem que mesmo o Fila-CBKC tendo inúmeras, diversas e heterogêneas tipos de cabeças um facebook sem seleção e sem responsabilidade ha meses mantem postado no seu inicio um artigo sobre o Índice Cefálico do “fila” segundo seus simpatizantes. Pelo menos estes assumem suas crenças e as divulgam democraticamente.  Por que será então que esta minoria de miscigenadores nordestinos de “fila-preto” não apresenta seu “estupendo” trabalho científico de fabricação de mais um novo pretenso tipo “fila-preto” ?

Afinal, postar apenas de forma AMADORA e INGÊNUA um post  num facebook com as palavras “HOMOGENEIDADE” e “PUREZA” jamais transformarão um cachorro mestiço, isto é, um cachorro vira-lata, num cão de raça pura. Nem com mágica !!!

Índice Cefálio ? Mas como ? Com esta heterogeneidade de cabeças encontradas no Fila-CBKC com pedigree validado pelo selo da centenária FCI ???!!!

Logo estes novos experimentadores de filas-preto” podem ter momentaneamente seus egos de pseudocientistas “fakes” inflados, mas absolutamente nada significam para o CAFIB e muito menos para o Verdadeiro Fila Brasileiro. Salvo mais atraso e perda de tempo.

Estes pseudo-criadores depois de 45 anos ainda não conseguiram entender que criar um cão de Raça Pura não significa ter uma ou duas ninhadas dentro do tipo pretendido. Sem mencionar que  quando se tornam adultos estes filhotes têm sua tipologia diversificada Então eles saem apressadamente por ai postando alegremente fotos infantis em facebooks de filhotinhos pretos amontoados… Criar não é fazer meia dúzia de cruzas olhando apenas a cor e se esquecendo totalmente do fenótipo, do temperamento, do sistema nervoso e do caratês características que formam uma raça canina pura. Criar é depois de décadas de trabalho fixar para a posteridade um tipo totalmente definido, deixando um legado para a sociedade. Como acontece com todas as demais raças caninas mundiais. Alias, estes pseudo-criadores do Nordeste nem sequer conhecem o Regulamento e a Filosofia de Criação do CAFIB.

Em cinofilia feita às pressas, jamais se chega a uma fixação de tipo pré-definido de cão!!!

Vide os primeiros mestiçadores de FB da década de 1970 !!!

E tentando plantar armadilhas e pegadinhas para o CAFIB não se constrói uma raça !!!

Por tudo que foi comprovado e esclarecido acima este pequeno número de pseudo-criadores de filas-preto” do Nordeste – ainda bem que são poucos — merecem receber o Selo da Tolice:

Meus amigos,

– vejam tudo sobre “fila-preto” no meu site em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7.html e no meu blog escrevendo em buscarfila-preto ( https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/ );

– Jornalista e mais importante cinófilo brasileiro, Paulo Godinho, afirma: “Nada é mais mestiços do que um “fila-preto”, na pág. 368 do seu livro (vide em HTTP://blogdopaulogodinho.blogspot.com ou pelo email paulogodinho@ique.com.br ) e

– Dr. Jose Souto Maior Borges afirma: “fila-preto” =  ferro de madeira, isto é, não existe… (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7-Cao-Preto-x-Fila-Puro/30_7/materia.html  )

 

  1. Chico, quando será a próxima expo do CAFIB?

Resposta do Tio Chico:

Expo Itanhandu – 8/04/18 – CAFIB 40 anos !!!

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios