Post 547 – Perguntem ao Tio Chico nº 167- Afinal, por onde andam Watusi 3 do Ibituruna e Urca 2 do Ibituruna, ambas registradas e de criação do CAFIB? Seria Governador Valadares mais um local de origem, formação e berço do FB ? Afinal, que raça é esta ? – Data: 1/0318

Perguntem ao Tio Chico nº 167

Afinal, por onde andam Watusi 3 do Ibituruna e Urca 2 do Ibituruna, ambas registradas e de criação do CAFIB?

Seria Governador Valadares mais um local de origem, formação  e berço do FB ?

Afinal, que raça é esta ?

 

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

  1. Tio Chico, voce já ouviu falar em duas fêmeas de ótima tipicidade que estavam fazendo muito sucesso na região de Governador Valadares, nascidas no célebre Canil Ibituruba do Dr. Paulo Angotti, gerenciado por Adirceu Pinto Ribeiro desde 1984, chamadas de Watusi 3 do Ibituruna e Urca 2 do Ibituruna, ambas de criação e registradas no CAFIB, mas que infelizmente desapareceram ?

Resposta do Tio Chico:

Não as conheço, mas já ouvi falar muito delas. Uns três criadores de Minas Gerais já me fizeram esta mesma pergunta e pediram que eu fizesse um artigo do tipo PROCURA-SE do velho Oeste americano. Como eu fiz com o Igapó do Acangussu quando o Elmo Lopes o perdeu viajando numa estrada do interior. Me informaram que  Watusi 3 e Urca 2 do Ibituruna são filhas de Rambo do Ibituruna x Holanda do Itanhandu, a primeira é baia e a segunda é tigrada. A informação que recebi é que simplesmente sumiram.

Pode ser que estejam sendo usadas com nomes trocados por criadores que não são do CAFIB e que aprimoram suas criações usando o famoso, tradicional, respeitado e puro sangue do Fila-CAFIB. Infelizmente isto acontece muito. São criadores de espirito e mentalidade medíocres que não aceitam reconhecer e dar crédito  ao trabalho dos criadores do CAFIB e se apoderam de Filas-CAFIB a fim de alimentarem e enganarem seus egos vazios.

A história deste sumiço e sua possível utilização às escondidas destas duas fêmeas do Canil Ibituruna e do CAFIB esta se transformando numa Novela… E tão curiosa e longa que pode aparecer até uma continuação: Novela 2…

Veja as fotos abaixo que recebi para fazer um cartaz de PROCURA-SE:

Watusi 3 Ibituruna:

Urca 2 do Ibituruna:

Espero que se alguém esteja mesmo usando indevidamente estas duas fêmeas com origem e registro no CAFIB se arrependa e passe a dar o devido crédito à criação do Canil Ibituruna do Dr. Paulo Angotti, administrada há 34 anos pelo Grande Adirceu Pinto Ribeiro.

Infelizmente este tipo de desonestidade é muito mais comum do que o Tio Chico imaginava ocorrer em pseudo-criadores fora do CAFIB. Imaginem que existe um clube recém fundado, que além de ter furtado parte dos bens e patrimônio do CAFIB, copia sem a menor cerimônia a ascendência de seus FBs dos pedigrees controlados, emitidos e registrados pelo CAFIB !!! Além de adulterar e/ou falsificar pedigrees do CAFIB solicitando emissão de novos pedigree no CBKC-FCI, onde alteram e rebatizam com outros nomes alguns Filas-CAFIB !!! Mas no CAFIB sempre ocorreu o contrário: nem mesmo no início deste Clube os pedigrees emitidos jamais tiveram sua ascendência copiada do BKC-FCI (*) pois, como todos sabem, o CAFIB não reconhece como digno de Fé o pedigree emitido pelo BKC-CBKC-FCI.

(*) O CAFIB nunca poderia ter copiado ancestrais dos pedigrees do CBKC pois este clube foi fundado uma ano depois do CAFIB, isto é, em 1979.

Outro dia, perguntando sobre este duplo sumiço de Watusi 3 do Ibituruna e Urca 2 do Ibituruna a tradicionais criadores do CAFIB eles me contaram que infelizmente o fato de criadores de outros clubes usarem Filas-CAFIB para aprimorarem seus planteis, de forma aética, invejosa e criminosa pois trocam e adulteram o verdadeiro nome dos Filas-CAFIB, é muito mais comum do que eu imaginava. Me informaram que desde a década de oitenta isso vem ocorrendo. Me deram como exemplo um caso típico que virou um clássico negativo de má conduta e falta de ética:  foi o caso do Fila-CAFIB chamado Adros do Vale de Bragança. Este FB aprovado em AFT e registrado no CAFIB acabou famoso pois tinha um temperamento Muito Bom, havia sido premiado em Expos do CAFIB e acabou por aprimorar todo o temperamento de “renomado” canil do CBKC-FCI, mas… com o seu nome verdadeiro trocado…

Ou seja: como diz aquele velho ditado que desde criança vemos nos vidros traseiros dos fusquinhas: A INVEJA É UMA MERDA… Infelizmente tem muito pseudo-criador, principalmente do CBKC-FCI, que gosta de aparecer à custa do trabalho de aprimoramento desenvolvido por criadores do CAFIB e baseado na Filosofia de Criação do CAFIB.

Vejam outros casos bem mais recentes de utilização de FBs criados e registrados no CAFIB por outro clube  em:

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/01/04/post-531-tio-chico-informa-no-203-sobre-a-possivel-falsificacao-e-ou-adulteracao-de-pedigrees-de-fb-de-responsabilidade-e-de-emissao-do-cbkc-fci-e-a-possivel-utilizacao-indevida-de-importa/

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/01/08/post-535-tio-chico-informa-no-205-comentando-a-repercussao-e-tres-postagens-sobre-meu-artigo-tio-chico-informa-no-203-data-08-01-18/

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2018/01/12/post-537-tio-chico-informa-no-206-tres-claras-e-objetivas-declaracoes-dos-criadores-membros-do-cafib-srs-americo-cardoso-dos-santos-jr-canil-araguaya-fabiano-nunes-canil-jawa-e-dr-paulo-a/

  1. Caro Tio Chico, seria a região de Governador Valadares também um local de origem, formação e berço do FB ?

Resposta do Tio Chico:

Um criador da região de Governador Valadares (GV) tem me questionado insistentemente sobre esta possibilidade. Eu já o convidei duas vezes a pesquisar e escrever um artigo sobre esta remota chance no meu blog. Acho que ele se esqueceu pois, recentemente, mais uma vez me perguntou por que não escrevo sobre esta remota hipótese. Ou então ele deseja que o Tio Chico pesquise e trabalhe para ele… rsrsrs.. Mas como meu Pai: “quem quer, faz; quem não quer manda fazer…”

E é por isto que o Tio Chico faz… E escreve muito sobre o FB… Mas não dedicarei meu tempo e energia a esta vaga suposição.

Creio que esta pessoa quer por que quer que a região de Governador Valadares (GV) seja incluída como sendo também a origem do FB. Mas eu sou absolutamente contra este bairrismo míope. O FB, todo mundo sabe, tem sua origem no Sul de Minas Gerais. No mais, tá no nome, é Brasileiro. Um cão natural e puro-sangue. E, para mim, isto já basta. Mas reconheço, como já escrevi muitas vezes, que se o FB fosse inglês, alemão ou americano seria respeitado e admirado em todo o mundo. Principalmente pela tonta e tola FCI. Mas no nosso Patropi é miscigenado por criadores e dirigentes inescrupulosos e estúpidos, que depois de mais de 40 anos conseguiram chegar apenas a uma diversidade enorme de tipos muito heterogêneos  de cachorros com pedigree de FB emitidos pelo CBKC-FCI, como se fossem Filas Puros. Estes “filas” do CBKC- FCI estão consolidados na triste tipologia do cachorro vira-lata e mestiço chamado de “fila-aberração” !!!

O jornalista e maior Cinófilo brasileiro, Paulo Godinho, discordando da hipótese de GV também ser origem do FB me escreveu dias atras: tem gente que acha até que a origem do FB se encontra na Holanda, como foi o caso do Procópio do Vale. E eu acrescento: Procópio do Vale, mais conhecido como sendo o Pai do “fila preto”.

Continuando,  nosso querido Paulo Godinho também me escreveu: No momento em que o KCP pediu ao Dr. Paulo Santos Cruz que elaborasse um Padrão para aquele cão que começava a surgir nas exposições paulistanas e que, os paulistas (E SÓ ELES)  ia busca-los no Sul de Minas Gerais, até pela uniformidade de tipo, historicamente aquele cão tipado que no sul mineiro se conhecia pelos apelidos de  “Cabeçudo”, “Atravessado”, “Onceiro” e  “Boiadeiro”, não pode ter nenhuma contestação em termos de origem. A origem do FB, na sua mais perfeita definição, em se tratando de um cão que  o KCP adotara, criando para ele um Stud Book especial, e até com regras distintas das outras raças para a obtenção do título de campeão, teve como o primeiro deles o FB chamado BUMBO. Logo, a origem do FB foi no Sul de Minas Gerais, o resto veio depois.

E permitam-me complementar ainda o expert Paulo Godinho acima com o meu seguinte pensamento:

Logo, além desta pessoa mencionada acima querer a força – já que não pesquisa, não estuda e não apresenta nenhum dado comprobatório do seu infantil achismo – que GV seja incluída também como a origem do FB e de Procópio do Vale achar que esta origem encontrava-se na Holanda, é importante lembrar que João Batista Gomes (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1843.jpg e em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9-24.jpg ), conhecido como sendo o Pai do Fila-Mastiff, ou seja, o tetravô do “fila-aberração  ao contrario de Procópio do Vale, afirmava que a origem do FB seria o Fila Terceirense, também chamado de Cão do Rabo Torto, apesar desta característica “enroscada” não existir  no Fila-Puro, que nada mais era do que o conhecido e velho Mastiff Inglês que existiu e foi extinto na Ilha Terceira, localizada no arquipélago dos Açores, Portugal. Alias, extinção de fato, é o que desejam muitos e muitos criadores do Fila-CBKC-FCI já que estes preferem criar o “fila-aberração” ou o Mastim Brasileiro, conforme minha  proposta em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html ) ou continuam apenas covardemente se omitindo e criando isoladamente em seus canis Filas de boa tipicidade, mas sem deixar nenhum legado para a posteridade…

Logo, mais uma vez, estimulo este cidadão: se voce acredita mesmo que a origem do FB também se deu na região de Governador Valadares, arregace suas mangas, comece a pesquisar e trabalhar duro, faça seu dever de casa e corra atrás dos seus sonhos. Eu corri e continuo correndo atrás do meu: o Fila Puro !!! Se voce descobrir alguma coisa realmente interessante sobre este assunto, meu blog continuará a sua disposição. Mas, repito: não tenho o menor interesse em pesquisar para voce esta sua longínqua hipótese. Por favor, não insista mais.

No  mais,  meus  queridos  amigos, é só não ter preguiça  de  ler, estudar e aprender  no  livro  do  maior  Cinófilo Brasileiro, o jornalista Paulo Godinho, intitulado “Fila. Brasileiro: um Presente das Estrelas”. Adquira este livro em HTTP://blogdopaulogodinho.blogspot.com ou  pelo  email paulogodinho@ique.com.br  e  aprenda  não  só sobre a origem do FB  como  também  sobre a Verdadeira Historia do FB.

  1. Grande Chico, parodiando voce: afinal, que raça é esta?

 

Resposta do Tio Chico:

Realmente não sei. Mais me parece um vira-lata ou um “chiuaua gigante” com esta cabeça pequena, triangular e fina. Não sei. Jamais vi tipagem semelhante.

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios