Post 541 – Perguntem ao Tio Chico nº 166 – Obrigações do CBKC e da FCI enquanto clubes cartórios de registros de cães… – A Importância do Pedigree… + Para que serve e como se ler um pedigree… – Henrique Lucena + Christofer Habig + Paulo Godinho x mestiçagem no FB do CBKC-FCI… Sergio Castro, Ricardo Simões e Rafael Santiago: voces precisam de mais alguma denuncia ??? – O “fila-saci-pererê-aberração”… – Data: 7/02/18

Perguntem ao Tio Chico nº 166 

Obrigações do CBKC e da FCI enquanto clubes cartórios de registros de cães…

A Importância do Pedigree… +  Para que serve e como se ler um pedigree…

Henrique Lucena + Christofer Habig + Paulo Godinho x mestiçagem no FB do CBKC-FCI

Sergio Castro, Ricardo Simões e Rafael Santiago: voces precisam de mais alguma denuncia ???

O “fila-saci-pererêaberração”…

Queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB) e do CAFIB, continuando com nossas conversas…

  1. Chico, sendo o CBKC e a FCI clubes-cartórios de registros de cães, que tem a obrigação de atestar a correta genealogia dos cães registrados em seu Stud Book, pergunto que responsabilidade estes dois clubes têm quando emitem e vendem um documento com dados errados, falsificados e/ou adulterados ?

Resposta do Tio Chico:

Creio que estes dois clubes sejam totalmente responsáveis pela veracidade dos dados constantes nos pedigrees que emitem e vendem, auferindo lucro, principalmente no caso do FB, onde existem denuncias de falsificações de pedigrees há mais de 40 anos. Lembrando que estas denuncias jamais foram sequer averiguadas pela FCI. Este é a meu ver o grande diferencial, apesar de muitos desejarem culpar apenas os criadores inescrupulosos. Que certamente também são culpados por passar informações conscientemente erradas, mas os diretores do CBKC-FCI são mais ainda, por aceita-las incondicionalmente sem nenhuma verificação e fiscalização.

No caso do FB seria o mesmo do que um cartório de imóveis registrar um apartamento situado num prédio localizado na esquina da Av. Paulista, situada na cidade de São Paulo, com outro prédio localizado na Av. Atlântica, situada na cidade do Rio de Janeiro…

Ou, ainda exemplificando: se o DETRAN, na hora da vistoria anual (IPVA), receber para verificação e aceitar um veículo com frente de Fusca, traseira de Fiat, capô de Mercedes, teto de Ford e documentação de Audi…

Em ambos os casos acima fica evidente a “miscigenação” dos dados atestados…

Mas para a CBKC-FCI esta tudo bem… $$$…

Assim, penso que CBKC-FCI, na qualidade de notários e oficiais de registro responderão pelos danos causados a terceiros, isto é, a criadores que adquiriram ou venham a adquirir FB com documentação (pedigree) que atestem informações falsas, além de ser um enorme atentado contra a própria Raça Fila Brasileiro.

Entendo ainda que o crime de falsificação de pedigree, enquadra-se no crime de falsidade ideológica (fazer constar declaração inverídica) que está previsto no artigo 299 do Código Penal, com pena de 1 (um) a 5 (cinco) anos de reclusão. Com sua prescrição ocorrendo somente após 12 anos do delito. Ou seja, os interessados terão mais de uma década para que, na qualidade de consumidores, exigirem seus direitos e compensações. Afinal, depois que o Juiz Sergio Moro e a Operação Lava Jato levantaram o manto da corrupção encontrada em todos os partidos políticos, em agentes públicos e em empresários corruptos, o Brasil esta Graças a Deus e aos homens de bem mudando… Certamente esta chegando a hora da dupla CBKC-FCI mudar, assim como dos criadores inescrupulosos…

Ou seja, é uma ferida aberta há décadas no seio da CBKC-FCI, que com cumplicidade, de forma sistêmica e institucional vem compactuando com este delito. Mesmo sendo devidamente informado sobre esta fraude recorrente desde a década de 1970. Exatamente da mesma forma que o Comitê Olímpico Russo foi conivente com os atletas que se dopavam… E por isto foi punico pelo COI (Comitê Olímpico internacional)…

Entendo que para sanar este crime bastaria a FCI simplesmente respeitar o seu próprio Estatuto que no item Artigo 2 – Objetivos (vide em http://www.fci.be/en/FCI-Statutes-39.html ) determina que a FCI deve apenas “proteger o uso, a manutenção e a criação de cães de raça pura nos países onde a FCI tem um membro…”. E corrigir seus malfeitos.

Ou seja: bastaria a FCI honrar, cumprir e fazer com que o CBKC também respeite e cumpra este Estatuto. Afinal, nem pedigrees falsos nem inúmeros títulos de campeão serão jamais capazes de transformar um “fila-mestiço” num cão de raça pura.

  1. Tio Chico, qual a importância de um criador de FB adquirir um exemplar com um pedigree Digno de Fé, como o do CAFIB, que de fato ateste a real genealogia do filhotinho ? E, ainda, para que serve um pedigree ?

Resposta do Tio Chico:

Inicialmente, a história comprova que só existe um pedigree de FB digno de Fé: o do CAFIB.

O pedigree deveria atestar que um determinado cão pertence de fato a uma determinada Raça PURA, mas muitos ancestrais encontrados em pedigrees de FB emitidos pelo CBKC-FCI latem com sotaque inglês, napolitano e dinamarquês…

No caso do FB há mais de quatro décadas atrás se poderia até errar ingênua ou culposamente na troca de um ascendência por ignorância. Mas desde as inúmeras denuncias de mestiçagem feitas por mim a partir de 1975 no BKC, pelo Dr. Paulo Santos Cruz a partir de 1977 e pelo CAFIB a partir de 1978; além de tantas declarações de pessoas importantes na cinofilia, entre as quais bastaria apenas citar o Sr. Henrique Pedreira de Lucena, ex-presidente do BKC e do CBKC (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10-14.jpg e em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/11-Documentos-1984-ate/11_20a/materia.html  ), assim como o Sr. Christopher Habig, defensor do Fila Puro e ex-vice-presidente da FCI (vide em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/25/post-no-34-tio-chico-informa-no-16-a-importancia-de-chris-habig-enviado-em-250812/ e em diversos exemplares da revista Molosser Magazine ), isto claramente passou a ter dolo.

Foto nº 1: Revista Molosser Magazin; Foto nº 2: Henrique Lucena + Christofer Habig em Agosto-83, quando da assinatura da carta mencionada no link acima

reconhecendo a mestiçagem no FB. – Fotografo: Tio Chico… e Foto nº 3:  matéria assinada por C. Habig na MM sobre sua visita ao Brasil em Ago-1983.

Nota: quem desejar receber na integra o artigo acima, basta me pedir por email. Nele Habig denuncia a mestiçagem no Fila e “fila” registrado no CBKC-FCI !!!

Sergio Castro, Ricardo Simões e Rafael Santiago, voces precisam de mais alguma denúncia ???

Afinal, denunciaram acima o ex-presidente do BKC e da CBKC e o  ex-vice-presidente da FCI !!!

O que voces pretendem fazer ? Continuar fazendo NADA, na sua conhecida eterna omissão ?

Afinal, por que o CBKC e a FCI não mantêm apenas no seu plantel os Filas Típicos que existem nestes dois clubes ? Eu mesmo escrevi dois artigos com quase 100 fotos de Filas Típicos criados no CBKC-FCI, em Nov/2013 e depois em Fev/2015, provando que isto seria possível, pois o CAFIB iniciou seu plantel com nenhum cão típico !!!

Basta querer selecionar e controlar, não visando o lucro.

Vejam em: https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/11/25/post-no-142-tio-chico-informa-no-54-fotos-de-56-filas-tipicos-do-cbkc-data-221113/

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2015/02/06/post-no-242-tio-chico-informa-no-88-fotos-de-mais-25-filas-tipicos-do-sistema-cbkc-fci-enviado-em-40215/

Portando, o mesmo Tio Chico que critica os “fila-aberração”, os “filas-mestiços” e cobra tipicidade no plantel de FB do CBKC-FCI é exatamente o mesmo que também elogia.

Continuando: o pedigree existe e serve para ser lido. Ser lido significa conhecer os ascendentes, sua força genética, calcular os fatores positivos e negativos, sua dominância relativa e absoluta, os fatores que se compensam ou se anulam, os recessivos, os que surgem apenas nas fêmeas ou exclusivamente nos machos, os que saltam uma geração para se repetirem na seguinte, etc…  Ao final desta leitura obtém-se um resultado e pode-se então imaginar como seria o cão “dono” daquele pedigree… Se ainda filhote, como será quando adulto e, ainda, o que transmitirá para seus descendentes…

Sendo assim, é por isto que no CBKC-FCI, cruzando-se cachorros amarelos com amarelos podem nascer cachorros de qualquer cor “pretendida” pelos seus pseudo-criadores no papel Pois os pedigrees destes dois clubes no caso do FB não refletem necessariamente a “árvore genealógica” existente de fato nestes pedigrees.  A mestiçagem no FB foi uma grande misturadora e aniquiladora de pedigrees, que tirou deste documento emitido por estes dois clubes a importância e a validade de atestarem sua correta ascendência e serem lidos para que se procurem fazer somente bons acasalamentos. Os melhores possíveis !!!… Se com pedigree é assim, imagine com o tal do DNA a ser manuseado e fantasiado por estes pseudo-criadores… 

Nota Importante

Esta resposta acima NÃO foi redigida pelo Tio Chico, salvo o último parágrafo, mas sim pelo Dr. Paulo Santos Cruz, Pai da Raça Fila e Mestre de Criação do CAFIB… Eu apenas a adaptei, baseado num artigo por ele escrito em 1/02/77, com muito humor e inteligência, há 41 anos atrás, antes mesmo da criação do CAFIB. Este artigo me foi endereçado juntamente com a carta abaixo para fins de ser publicado na revista Animais & Veterinária.  O jornalista Paulo Roberto Godinho, que também escrevia semanalmente no Jornal do Brasil, na época era seu redator chefe, e o publicou no nº 24, datado de Março-1977.

Ou seja, aqueles que se dizem leigos em FB, como a Sra. Mariza Kanap (vide em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/11/30/post-518-tio-chico-informa-no-198-comentando-recentes-postagens-em-facebook-de-marisa-kanap-e-harrison-pinho-criadores-do-sistema-cbkc-fci-reconhecendo-a-existencia-do-fila-abe/ + muitos artigos seguintes ) e tantos outros, mas os criam e vendem há anos, postado suas tolices em facebooks, ou mesmo aqueles que preferem o “fila-aberração”, poderiam ter aprendido e seguido o caminho correto para criação do Fila Brasileiro há mais de 40 anos atrás… Mas muitos preferiram infelizmente seguir o caminho da mestiçagem que os levou ao “fila-aberração” e a CBKC-FCI.

Para aqueles que não têm preguiça de ler e estudar este artigo do Dr. Paulo, além de ser mais uma de suas aulas, foi escrito com grande humor e sabedoria.

Por favor, não percam esta oportunidade.

Vejam abaixo: carta do Dr. Paulo datada de 1/02/77 endereçada ao então “jovem e futuro…” Tio Chico, anexando seu artigo intitulado O Pedigree:

Vide também em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/6-Documentos-de-1977/6_2/materia.html

Vejam o artigo O Pedigree, de autoria do Dr. Paulo, publicado na revista Animais & Veterinária nº 24, datada de Março-1977, cujo redator chefe era Paulo Roberto Godinho.

Vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/6-Documentos-de-1977/6-6.jpg

No final desta carta para mim, Dr. Paulo deseja recomendações ao Paulo Godinho. Sou testemunha do carinho e admiração que ele tinha pelo Godinho.

Independente do Godinho ter acreditado em nossas ideias para resgatar e salvar o FB da extinção e ter nos dado importante espaço para divulga-las tanto no Jornal do Brasil – na época um dos dois mais importantes jornais brasileiros –  quanto na revista A&V. E saibam que eu bem sei o quanto Godinho recebia pressão de Henrique Pereira de Lucena, na época presidente do então BKC e, logo depois do CBKC, para não apoia e noticiar o CAFIB, o Dr. Paulo e o futuro Tio Chico.

Também ao final desta carta o Dr. Paulo menciona que estava escrevendo um livro sobre o FB. Eu folheei em 1976 na casa dele um longo manuscrito. Me recordo bem que abri no item orelha e este continha uns 10 subitens !!! Infelizmente, após o falecimento do Dr. Paulo, este manuscrito jamais foi achado, nem mesmo quando Airton Campbell, Américo e Cleide Cardoso e Roberto Maruyama, se não me falha a memoria, a convite de uma sobrinha do Dr. Paulo, foram convidados para irem até a casa dele para recolher tudo ligado ao FB e ao CAFIB, logo após esta nossa grande perda,

Vou confessar um lance: senti muito o desparecimento dos manuscritos do livro que o Dr. Paulo estava escrevendo. Até Godinho lançar o sensacional livro dele sobre o FB (vide em HTTP://blogdopaulogodinho.blogspot.com ou pelo email paulogodinho@ique.com.br ) intitulado justamente em homenagem ao Dr. Paulo de “Fila Brasileiro: um Presente das Estrelas”:

Notas:

  1. Na contracapa deste magnifico livro, incrivelmente patrocinado pelo CBKC (!!!) , leiam texto vazio e cheio de blá-blá-blá de Ricardo Torres Simões...

Nele Simões elogia e concorda com as afirmações do livro, mas nada fez ou faz realmente em defesa do Fila Puro…  Típica atitude do Brasil-antigo, que felizmente esta sendo passado a limpo pela Operação Lava a Jato… E o Cão de Fila Brasileiro certamente também o será… Mudanças virão na direção da CBKC e da FCI !!!;

  1. Vejam a infeliz entrevista dele para Alexandre Bacci, o inacreditável juiz do CBKC-FCI que juntamente com Andrea Blumen, afirmam que o FB não é raça pura (!!!???)

em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/04/07/post-n-471-tio-chico-informa-no-185-ricardo-torre-simoes-presidente-do-conselho-de-arbitros-do-cbkc-mais-uma-enorme-decepcao-no-fila-e-no-fila-cbkc-quand/  ) ;

  1. Neste livro encontra-se inúmeras comprovações da mestiçagem. Mas seu ápice esta realmente pag. 368 onde encontra-se escrito de forma  objetiva e direta a seguinte declaração do jornalista Paulo Godinho: “Nada é mais mestiço do que um “fila-preto”…

Sergio Castro, Ricardo Simões e Rafael Santiago, voces precisam ainda de mais alguma denuncia ???

Afinal, denunciou acima o maior cinófilo brasileiro: Paulo Godinho !!!

O que voces pretendem fazer ? Continuar fazendo NADA ?

  1. Tio Chico, segue para seu arquivo a foto de dois “filas-saci-pererêaberração”. Consegui tirar estas fotos em duas noites de lua cheia e no meio de um redemoinho de vento, como reza a lenda… Curiosamente a primeira foto foi tirada na Rua Newton Prado, São Cristóvão, Rio, Brasil, bem em frente a sede do CBKC. E a segunda na Place Albert 1er, na cidade de Thuin, Bélgica, justamente ao lado da sede da FCI

Resposta do Tio Chico:

Muito grato… Excelente e, infelizmente, não raro material…Rsrsrs…

O “fila-saci-pererêaberração” sabe das coisas…

Coisas que certamente Sergio Castro e Ricardo Torres Simões da CBKC e Rafael Santiago, Gerard Jipping, Raymond Triquet  e Yves De Clercq da FCI também sabem, mas fingem desconhecer… E vão empurrando a bola para a frente…

“fila-saci-pererê-aberração”…

Nota: a ideia do “fila-saci-pererê-aberração me foi passada por antigo criador de FB, conhecedor da cultura popular rural brasileria. A ideia dele é que a existência do fila-aberração” num clube centenário como a FCI é algo tão absurdo, tão além da imaginação, tão ilógico, tão incoerente e tão incongruente, que chega a beira do surreal, inimaginável  e folclórico. Como folclórico de fato é  o nosso querido Saci Pererê… Apena isto… Trata-se apenas do lado Arnaldo Jabor do Tio Chico… Não fiquem pois tensos e nervosos…

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios