Post 480 – Perguntem ao Tio Chico nº 154 – Ainda sobre o assim chamado “fila-preto”… – Cachorro chamado de “fila-preto” é o famoso impuro por cruza !!! – A imparcialidade do articulista Tio Chico no Caso do “fila-preto”… – O filosofo Antonio Gramsci e o Fila e “fila” CBKC-FCI… – Granadeiro míope volta a atacar… — Ricardo Torres Simões e o “fila-preto”… -Data: 15/06/17

Perguntem ao Tio Chico nº 154

Ainda sobre o assim chamado “fila-preto”…

Cachorro chamado de “fila-preto” é o famoso impuro por cruza !!!

A imparcialidade do articulista Tio Chico no Caso do “fila-preto”…

O filosofo Antonio Gramsci e o Fila e “fila” CBKC-FCI

Granadeiro míope volta a atacar...    —-   Ricardo Torres Simões e o “fila-preto”...

 

Amigos e amigas do CAFIB, continuando com nossas conversas…

 

  1. Tio Chico, fico lisonjeado que ande usando fotos dos meus cães nos seus artigos. A foto do filhote que voce postou é 70% CAFIB. Só que preto.

Resposta do Tio Chico:

De nada.

Mas na verdade não conheço 99% dos cães do CBKC dos quais publico fotos.

Muito menos quem sejam seus proprietários.

O mesmo ocorre praticamente com as fotos CAFIB.

Por exemplo, neste artigo mencionado por voce (Perguntem ao Tio Chico nº 152), das fotos dos Filas-CAFIB, a parte o Lord, reconheço a cabeça da Baiuca do Balacobaco e o FB da foto de corpo inteiro da esquerda, mas não sei ao certo se é o Vulcão ou Zenon de Itanhandu.

As fotos dos Filas-CAFIB recebo de nossos criadores ou as retiro do site do CAFIB.

A foto do Lord me foi enviada pelo Airton Campbell.  Foi tirada em uma das muitas expedições realizada pelo CAFIB logo após a fundação ao Sul de Minas, quando estávamos começando a formar o Plantel do CAFIB com Fila Brasileiro PURO.

Afinal, como todos sabem, mas fingem não saber, uma Raça canina se resgata da extinção, como foi o caso do Fila Brasileiro, como muito conhecimento técnico e histórico, muito trabalho, controle, seleção, descarte (reprovação), recursos e tempo.

Logo, o nome do cão e do proprietário não me interessa.

Meu foco é unicamente o fenótipo apresentado em cada foto postada.

Pois, muitas pessoas não notam, mas meu site e blog são de cunho jornalístico e educativo.

Meu objetivo é informar. Cada um que tire suas conclusões.

Meus amigos e colaboradores me enviam muitas fotos me garantindo apenas que são Filas ou “filas” registrados no CBKC-FCI, ou cujos proprietários pensam ou fingem que seus cachorros são Verdadeiros Fila Brasileiro.

Outro colaborador recorta as fotos, a fim de impossibilitar a identificação.

Procuro assim respeitar e tratar com a devida atenção todos os proprietários. Principalmente os de “fila-mestiços”. Mas bem informar e ensinar é sempre meu foco.

Logo, informar nomes dos cães não é o objetivo. O objetivo é o tipo, o fenotípico.

Sinto muito que a enorme maioria dos colaboradores que possuo, principalmente os que me enviam perguntas e muitas sugestões, prefira o anonimato.

O Tio Chico acabou sendo naturalmente um polo de informação sobre o FB, sobre o “fila-mestiço”, a mestiçagem e os dirigentes omissos.

Não entendi sua afirmação de que a foto do tal filhote seria “70% CAFIB”.

Até onde vai meu conhecimento, quando se cruzam duas raças diferentes, se chega MATEMATICAMENTE e não necessariamente a um determinado tipo canino, após cruzamentos sucessivos a 50%, 75%, 87,5%…

Leu meu artigo https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2017/06/08/post-n-478-perguntem-ao-tio-chico-no-153-ainda-sobre-o-assim-chamado-fila-preto-procopio-do-vale-x-paulo-godinho-ines-van-damme-tio-chico-data-906/ ?

Será que voce não se animaria  a liderar a criação da Raça Fila Preto no CBKC ?

Tomara que sim.

Se isto viesse a ser feito congraçaria todos aqueles que amam cães desta cor e que tem seu fenótipo um pouco parecido com o de FB. Mas não o são.

Contarão com meu integral apoio, e creio que também do Paulo Godinho e de muitos criadores de FB e do “fila-preto”.

Penso que até do CBKC e da FCI.

Pouca gente sabe, mas esta proposta chegou quase a ser feita oficialmente em 2010 por Paulo Azevedo, que na época ocupava a presidência do Conselho de Árbitros da CBKC, hoje ocupada pelo Ricardo Torres Simões, que certamente poderia tomar esta necessária iniciativa. Basta querer !!!

Mas Paulo Azevedo, que era muito bem visto no CBKC, veio a adoecer e depois falecer.

Minha única divergência com este grupo liderado pelo Paulo Azevedo é que, para mim, o “fila-preto” só deveria cruzar (mais tarde, depois que se formasse enquanto raça,  acasalar !!!)  com “fila-preto”, já que os criadores são de Fila Preto e a raça se chamaria Fila Preto. Ou seja, os “fila-preto” seriam aprimorados entre si sempre em busca do fenótipo e temperamento pré-definido.

Mas Paulo Azevedo se foi e a turma de CBKC é sempre muito preguiçosa no que se refere ao o FB.

O renomado e respeitado juiz all rounder do CBKC e jornalista Paulo Godinho em seu livro “Fila Brasileiro: um Presente das Estrelas”:

(adquira em HTTP://blogdopaulogodinho.blogspot.com ou pelo email paulogodinho@ique.com.br ) também defende a criação da Raça Fila Preto.

Aproveitando:

Segue abaixo foto de Tição do Kirimauá, um dos primeiros “filas-pretosfabricados na década de 70 pelo ex-criador mineiro, Procópio do Vale, proprietário do Canil Kirimauá de Juiz de Fora, também chamado de o Pai do Fila Preto.

  1. Prezado Tio Chico, conhecido defensor do assim chamado “fila-preto” postou no face que sabe muito bem que esta cor realmente não existia na Raça FB, mas passou a existir depois da mestiçagem dos anos 70 e 80, fruto de cruzamentos de FB com o esguio e alto Dogue Alemão-preto e o massudo e atarracado Mastin Napolitano-preto. Mas ele entende que depois de quase 5 décadas o “fila-preto” passou a existir, depois de tantos cruzamentos espúrios, na qualidade de Puro por Cruza. Voce concorda?  

Resposta do Tio Chico:

Claro que não !!!

Mais uma confissão da origem mestiça do chamado “fila-preto”.

E provo: o papel, as teorias capengas sem confirmação inteligente e lógica, assim como os posts de facebook lançados por Granadeiros míopes aceitam qualquer coisa. A realidade não. Esta desculpa do Puro por Cruza, visando a aceitação do “fila-mestiço” de todas as cores, inclusive o preto, já foi tentada anos atrás sem sucesso por criadores de mestiços do Nordeste. Mas foi logo desmascarada. Agora ressurge das cinzas mais uma vez neste facebook…

O que temos e continuaremos a ter por décadas é o “fila-preto im-puro por cruza… Pois estes criadores de “fila-preto” não tem sequer um fenótipo único pré-estabelecido e definido, para ser idealizado e persegudo como padrão. Cada criador tem o seu próprio tipo de “fila-preto” de estimação. E estes tipos são muito heterogêneos entre si.

Veja abaixo na prática o resultado do “fila-preto im-puro por cruza.  E pergunto: como cachorros tão heterogêneos e sem tipo definido podem ser considerados Puro por Cruza ? Estas fotos abaixo são uma irrefutável Granada… lançada que destrói esta teoria falha e inconsistente que pretende justificar a mestiçagem.

Aonde este cidadão enxerga raça pura nesta heterogeneidade de tipos demostrado claramente acima ? Só não vê quem não quer !!!

Infelizmente o Fila-CBKC não tem tipo racial fixado e homogêneo. Se não tem no fila-amarelo e nem no fila-tigrado, imagine no “fila-preto” !!!

Estes criadores de mestiços de todas as cores perderam quase 50 anos !!! E ainda estão na estaca zero !!! Com dezena de tipos de “filas” diferentes…

Estes criadores não tem, nem nunca tiveram conhecimento técnico e histórico, muito trabalho, controle, seleção, descarte (reprovação), recursos e tempo para chegarem  a Raça Fila Brasileiro Pura.

O FATO IRREFUTÁVEL É QUE ESTAS PESSOAS PENSAM QUE SÃO CRIADORES DE FILA BRASILEIRO  

MAS,  NA VERDADE,   GOSTAM  MAIS DOS  SEUS CACHORROS  DO QUE DA RAÇA FILA BRASILEIRO.

  1. Caro Chico, voce se considera imparcial quando trata o controverso e polemico caso do “fila-preto” ?

Resposta do Tio Chico:

Claro, sem duvida !!!

Para provar minha imparcialidade, lembro que um dos sites e blogs que mais contem e divulgam a única teoria e argumentação sobre a origem e existência do “fila-preto” imaginada pelo Procópio do Vale, o Pai do Fila Preto, são justamente os meus.  Não só em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7.html e principalmente em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro-3.html , como também e principalmente em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7-Cao-Preto-x-Fila-Puro/fila-brasileiro-Afila-brasileiro-A.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_32/materia.html  , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_33/materia.html e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro/index.html entre outros tantos artigos. Cabe assim ao leitor julgar.

  1. Tio Chico, permita-me lembrar aos seus leitores a frase do filosofo Antonio Gramsci: “O novo ainda não nasceu. Mas o velho já morreu”. Para mim esta frase representa o Fila e o “fila” do CBKC-FCI: isto é, o velho-fila do CBKC-FCI já morreu e o novo ainda não nasceu. Parabéns CAFIB. Se não fosse este clube o Verdadeiro Fila Brasileiro teria desparecido !!!

Resposta do Tio Chico:

Maravilha, excelente comparação !!!

Abraços, Chico Peltier.

Anúncios