Post n° 464 – Tio Chico Informa nº 180 – Thiago Rodrigues Gonçalves nem explica e nem justifica claramente sua decisão de se retirar do Fila Brasileiro… – Comentários do Tio Chico sobre a retirada do Canil Fila Roots. – Data: 4/03/17

Tio Chico Informa nº 180

Thiago Rodrigues Gonçalves nem explica e nem justifica claramente sua decisão de se retirar do Fila Brasileiro…

Comentários do Tio Chico sobre a retirada do Canil Fila Roots.

 

Meus queridos amigos e amigas do Fila Brasileiro (FB),

Em 16/02/17 Thiago Rodrigues Gonçalves, proprietário do Canil Fila Roots, divulgou em seu facebook sua retirada do FB. Como no meu entendimento, ele nivelou por baixo todos os clubes e criadores, sem apresentar realmente nenhum fato concreto que explicasse e justificasse esta sua decisão, quando preferiu culpar a todos os fileiros indiscriminadamente de forma geral e, principalmente, ainda em minha opinião, sendo extremamente injusto para com o CAFIB, em 24/02/17 lhe enviei com a ajuda de Mariana Campbell o email que segue na integra abaixo.

 

Logo após este meu email voces  poderão ler também na integra a infeliz postagem de Thiago Rodrigues Gonçalves.

 

  1. Meu email de 24/02/17, o qual até este momento não foi comentado por Thiago Rodrigues Gonçalves:

Caro Thiago,

PRIMEIRAMENTE INFORMO QUE ESTOU NO INTERIOR DO CHILE E DEVIDO A ISTO TALVEZ VOCE RECEBA ESTA MESAGEM COM ALGUNS ERROS,  pois a conexão é muito ruim.

Sinto muito que você tenha terminado ou dado um tempo na sua criação de FB.

Penso que muitos antigos e atuais criadores que pararam e/ou retornaram com sua criação já passaram por momentos semelhantes e igualmente difíceis.

Eu mesmo parei com a minha, quando descobri que criava dois “filas-mestiços”. Alguns criadores, principalmente na Europa, também pararam mais recentemente por este mesmo motivo. Mas não tiveram a coragem de informar este fato… Isto é, finalmente realizaram que criavam “filas-mestiços” no CBKC-FCI.

Outros pararam de criar FB no Brasil nos últimos 12 meses devido à mega crise econômica e financeira que afeta nosso país.

Mas sou obrigado a te comentar que – desapontado – também sinto muito você ter nivelado por baixo todos os clubes e criadores de FB.

Creio que o CAFIB sempre foi muito correto com você e que muito te ajudou a promover o seu canil no Brasil e no exterior, inclusive realizando expôs em Brasília.  Da mesma forma que muitos outros criadores que não reconhecem este nosso trabalho voluntario que visa à preservação do FB. Mas o fato concreto é que deste trabalho do CAFIB todos usufruíram… Mas alguns ingratos fingem se esquecer…

Eu mesmo tentei — apenas com o intuito de te ajudar e manter o plantel CAFIB — num momento mto difícil pelo qual você passava adquirir Lara e Cuba por um preço justo.

Além de mantê-las no plantel do CAFIB, como comentei com você naquela oportunidade que esta era minha única intenção, temia que criadores do CBKC ( os conhecidos NAM – Neo Apologistas da Mestiçagem )  que renegam o CAFIB, mas compram escondido nossos FBs e procuram cada vez mais aproximar o fenotípico de seus “filas-mestiços” do fenotípico do CAFIB, isto e, do fenotípico do Fila PURO que foi resgatado somente pelo CAFIB. Sendo assim, como comentei naquela oportunidade com voce, temia que criadores de outros clubes, notadamente do CBKC, adquirissem estas suas duas ótimas fêmeas em nome de terceiros, isto é, – laranjas –  e as usassem em sua criação trocando seus nomes a serem emitidos nos pedigrees do cartório transvestido de clube cinófilo chamado CBKC–FCI.  Pois, no que diz respeito ao FB, o pedigree destes dois clubes não são dignos de Fé.

Gostaria ainda de te lembrar de que na 2 ª Expo de Brasília, em 2.014, compareceram para apoiar seu evento Luciano Gavião, presidente do CAFIB, Pedro Borotti, Rosely e Airton Campbell e eu. Jonas Iacovantuono julgou.  Lembre-se, por favor, que neste seu evento você contou com grande parte da nossa diretoria presente para te prestigiar assim como todos os expositores, e que esta expo foi um enorme sucesso com 43 FBs na pista.

Na 3 ª Expo de Brasília em 2.015 Mariana Campbell julgou, Jonas fez a secretaria e o Giovane Elder e Airton Campbell auxiliaram. Logo, mais um grande apoio do CAFIB para voce. Além disto, nesta expo você comentou com o CAFIB que os criadores de Brasília e Goiás, por causa da distancia, ficavam prejudicados na pontuação dos campeonatos anuais do CAFIB, já que em Brasília a expo era Regional. Airton te explicou que a regra do CAFIB era que uma exposição para se tornar Nacional somente seria a partir da quinta expo, mas que pelo seu mérito o CAFIB faria em 2.016 a 4 ª Expo de Brasília e esta seria Nacional. Airton mencionou isso no microfone, avisando a todos os presentes este acordo, e todos ficaram muito entusiasmados. Mas infelizmente você não conseguiu realizar a expo no ano seguinte.

Eu cheguei até a te ajudar financeiramente – com cheque do Itau Personnalité – para que você com seus FBs participassem da Expo em Porto Ferreira realizada em 30/11/14 que foi julgada por Jaime Perez Mahuenda do CAFIBE-Espanha e  Mariana Campbell. Cuba ganhou o Melhor Temperamento, tornando-se assim Campeã Brasileira do CAFIB neste ano. Mas parece que disto voce também se esqueceu…

Sinto muito que você não se lembre dos importantes fatos acima e não tenha feito estas justas e necessárias RESSALAVAS aos seus amigos do CAFIB que certamente diferenciam o caráter e as atitudes do CAFIB e seus membros de todos os outros cubes de FB. No meu entender infelizmente voce equivocadamente nivelou todos dirigentes e clubes por baixo.

Quanto a problemas existentes entre pessoas que deixaram e furtaram parte dos bens e patrimônio do CAFIB, não creio que tenham sido a verdadeira causa de seu afastamento do FB, já que delas voce jamais participou, passando ao largo e sem se envolver como a maioria dos criadores do CAFIB que tanto nos apoiaram e se envolveram. Se ausentar nestas horas difíceis é sempre muito fácil.

Assim sendo, sinto muito que você não tenha sido extremamente correto ao apontar os verdadeiros culpados ou responsáveis pelo término de sua criação.

Criar bem e corretamente e muito difícil. Expandir um canil de FB como voce tentou fazer é ainda muito mais difícil. Muitos já tropeçam neste mesmo erro !!! Criação de FB não da retorno e é necessário se ter muito recurso à disposição.

A crise que afeta nosso Brasil, afeta também todos os demais criadores de todos os clubes. Mas muitos continuam criando e muitos seguindo os rígidos Regulamentos do CAFIB.

Espero que você retorne a sua criação o mais breve possível e, independente disto, tenha muito sucesso, paz e harmonia em sua vida pessoal bem como na sua ONG.

Nota: copio o Airton, Marina e Cintia, pedindo a eles que retransmitam para voce esta minha mensagem, pois temo pela viabilidade da internet no local onde me encontro.

Forte e carinhoso abraço, Chico Peltier.

:::::::::::::::::::::::::::

 

  1. Postagem de Thiago Rodrigues Gonçalves em 16/02/17:
Fila Roots

16 de fevereiro às 23:09 · 

Após decidir diminuir drasticamente minha criação eu me arrependo…
me arrependo de não ter feito isso antes !!!

Criei por quase 10 anos chegando a ter até 16 cães no plantel.
Participei de exposições entre 2010 e 2015… até mesmo organizei 3 exposições na minha cidade.

No inicio da criação fui bem recebido por muitos criadores, pois era aparentemente mais um aspirante à criador que até então não incomodava ninguém.

Após 3 anos com o canil comecei a ter certa notoriedade pelos resultados da criação, passei até a ser “respeitado” por isso.

Continuei criando e me relacionando bem com praticamente todos criadores que tive oportunidade de conhecer… anos mais tarde veio a cisão, racha e pancadaria verbal entre criadores, fundadores, juízes e diretores de clube que todo mundo viu, acompanhou e sabe no que deu.

Daí em diante só merda… todos botaram os “bofes” pra fora e consequentemente cada um mostrou seu caráter nessa zona toda, na qual supostamente só há santos, mestres, defensores e salvadores da raça.

Há quase um ano atrás decidi reduzir ou até mesmo parar de criar e comecei anunciar meus cães à venda um por um.

Aí ficou claro pra mim que nesse meio não tem essa de amigo, parceiro ou coisas do tipo.

Começaram especular os motivos da minha decisão e começaram me fazer propostas ridículas. Com o oportunismo de verdadeiros urubus na carniça. Com claro intuito de aproveitar da desgraça alheia.

Por fim com muito esforço e “estômago” consegui direcionar os cães razoavelmente bem para algumas pessoas.

Tomei completo nojo de 90% dos cachorreiros de Fila Brasileiro.

Espero nunca mais ter o desprazer de desfrutar desse ambiente de fofocas, falsidade, demagogia, hipocrisia e pilantragem.

Preservo ainda uns poucos contatos aos quais respondo com a cordialidade que recebo…

Hoje mantenho alguns cães comigo porque quero ter a companhia dos filas até o fim da vida… se possível manter viva minha linhagem…

No mais é só !

Peço a todos que se sentiram ofendidos, incomodados ou qualquer coisa do tipo que me poupem trabalho e “descurtam” a página Fila Roots e bloqueiem meu perfil.

Um abraço.

Thiago

:::::::::::::::::::::::::::

Nota: este Tio Chico Informa nº 180 foi enviado em primeiro lugar para o endereço eletrônico de Thiago Rodrigues Gonçalves

Abraços, Chico Peltier.

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI + CBKC

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC

Anúncios