Post n° 300 – Tio Chico Informa nº 112 – Expo do CAFIB em Três Corações – MG – Circular com magnífico texto de Américo Cardoso + Resultado, Fotos e Vídeo – Presença: 30 cães na nossa ATF, sendo 11 Filas Reprovados e com 46 Filas Brasileiros em pista – Enviado em 11/09/15

Tio Chico Informa nº 112

Expo do CAFIB em Três Corações – MG

Circular com magnífico texto de Américo Cardoso + Resultado, Fotos e Vídeo

Presença: 30 cães na nossa ATF, sendo 11 Filas Reprovados e com 46 Filas Brasileiros em pista

Meus amigos e amigas,

No último dia 23/08/15 foi realizada a Expo do CAFIB na cidade de Três Corações, no Estado de Minas Gerais, berço do Fila Brasileiro, que foi julgada por Airton Campbell e Jonas Tadeu Iacovantuono. O primeiro é nosso juiz há 36 anos e o segundo a 22 anos !!!

Primeiramente, algumas fotos muito especiais deste evento que constam da nossa Circular que já se encontra publicada no site do CAFIB: http://www.cafibbrasil.com/ .

3C - 13C - 3

3C - 2 3C - 4

3C - 53C - 6

3C - 7

Links sobre esta Expo:

Da ATF participaram 39 cães, sendo que 11 foram Reprovados. Um por atipicidade, um por prognatismo inferior acentuado, dois por temperamento desqualificante e falta de ojeriza a estranhos e sete por temperamento desqualificante (*).

Circular: http://www.cafibbrasil.com/leitor_not/items/circular-da-1-exposicao-de-tres-coracoes.html

Resultado com fotos: http://www.cafibbrasil.com/leitor_not/items/resultado-da-1-exposicao-de-tres-coracoes.html

Fotos:  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.529447677219394.1073741857.315983818565782&type=3

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pG0QiiicsV4&feature=youtu.be

Resultado Parcial do Campeonato Brasileiro de 2015 – 4/09/15: http://www.cafibbrasil.com/leitor_not/items/campeonato-brasileiro-de-2015-resultado-parcial-134.html

 

  1. Comentários sobre esta Circular:

Trata-se de magnifico texto, relatando na Verdadeira Historia do Fila Brasileiro, principalmente em Minas Gerais de autoria do nosso querido Américo Cardoso, fundador, diretor e juiz do CAFIB.

  1. (*) Comentários sobre esta Análise:

2.1. Foi uma das maiores participações de cães em nossas ATF`s nos últimos anos;

2.2. O grande número de Reprovações ocorridas por Temperamento comprova que um clube como o CAFIB, que é sério, honesto e que realmente tem como objetivo o compromisso assumido a 37 anos de selecionar, apurar, aprimorar e controlar a pureza racial de uma Raça, não julga a famosa “PONTA DA GUIA”, privilegiando assim cães de “amigos”, apesar de não terem um Temperamento aceitável e dentro do Padrão só porque seus proprietários são amigos do juiz e/ou do Clube,  como recentemente ocorreu e foi amplamente divulgado até por meio de Facebook (**) !!!

(**) Leiam sobre o conhecido e chamado “Caso Vodka” em:

– Video deste Caso: https://www.youtube.com/watch?v=YrxE28fR6b8&feature=youtu.be

– Post n° 276:  http://filabrasileirochicopeltierblog.com/2015/06/27/post-no-276-tio-chico-informa-no-99-o-recente-caso-de-uma-femea-fila-e-sua-reacao-negativa-ao-tt-em-expo-realizada-pela-anfibra-e-o-bom-senso-enviado-em-270615/

– Post n° 277: http://filabrasileirochicopeltierblog.com/2015/08/27/post-n-277-tio-chico-informa-no-100-ainda-sobre-o-recente-caso-de-uma-femea-fila-e-sua-reacao-negativa-ao-tt-em-expo-realizada-pela-anfibra-e-o-bom-senso-enviado-em-20715/

– Post n° 279: http://filabrasileirochicopeltierblog.com/2015/07/04/post-no-279-tio-chico-informa-no-101-comentando-email-recebido-hoje-do-juiz-da-anfibra-adriano-pacheco-expo-porto-ferreira-2014-juiz-jaime-perez-marhuenda-do-cafib-e-do-cafibe-espanha-enviad/

Post nº 280 – http://filabrasileirochicopeltierblog.com/2015/07/06/post-no-280-ainda-sobre-o-recente-caso-de-uma-femea-fila-e-sua-reacao-negativa-ao-tt-em-expo-realizada-pela-anfibra-e-o-bom-senso-o-silencio-nos-faces-sobre-o-caso-da-femea-aprovada-sr-fili/

Post nº 281 – EM INGLÊS –  http://filabrasileirochicopeltierblog.com/2015/07/10/posr-no-281-ask-uncle-chico-97-still-about-the-case-of-a-female-fila-and-her-negative-reaction-to-the-tt-in-expo-held-by-anfibra-and-the-common-sense-the-silence-in-facebooks-on-the-case-of-t/

  1. Outros importantes comentários sobre esta Expo feitos por email proferidos por diretores do CAFIB:

3.1 Gerson Junqueira:

Parabéns a todos do CAFIB por essa grande e excelente exposição realizada em Três Corações.

Foram comoventes o intenso trabalho e a dedicação de todos que conduziram esse evento!

Penso que o fato de muitos cães terem sido reprovados por Temperamento, pode ser atribuído à situação em que os animais se encontram atualmente nas fazendas e demais propriedades rurais, muitas vezes esquecidos e acasalados certamente sem qualquer critério ou supervisão de seus donos.

Espero que a reprovação imposta pelo CAFIB sirva como alerta aos donos desses cães e possa despertar neles o interesse e o compromisso de criar bons cães, típicos e que sejam Verdadeiros Filas Brasileiros com Temperamento. Principalmente no berço do Fila que é Minas Gerais !!!

3.2. Airton Campbell:

Muito importante o comentário do Gerson sobre os fazendeiros que criam os seus Filas sem nenhuma preocupação de melhoramento genético e sem um mínimo de trabalho e seleção para temperamento e sistema nervoso.

Todos nós, que participamos da ATF, ficamos sensibilizados e aborrecidos de ter que reprovar cães típicos, mas sem Temperamento e sem ojeriza. Para convencer os proprietários eu tive que passar a mão na cabeça de dois exemplares. Usei a mão esquerda. Se mordesse eu não seria tão prejudicado. Não morderam. O Pedro Borotti ficou mais de meia hora tentando convencer um casal que teve dois cães reprovados por apatia e sistema nervoso fraco para aceitar o parecer do juiz e não usa-los na reprodução. Paulo Augusto Moura quase foi às lágrimas por ter que reprovar uma linda fêmea tigrada araçá.

Todos nós esperamos que estes proprietários passem a valorizar mais o excelente material genético que possuem em Minas Gerais e comecem a selecionar os melhores exemplares.

3.3. Luciano Gavião:

Amigos Chico e Matheus,

Espero encontrá-los bem, descansados e firmes na labuta de todos os dias.

Em nome do CAFIB, quero oficialmente agradecê-los pela excelente divulgação e organização da 1ª Expo CAFIB de Três Corações.

Quando surgiu a oportunidade da realização desta expo, por informação do Marcus Flávio, jogamos todos os créditos nos organizadores.

Vocês nos surpreenderam, realizando uma organização muito acima do que esperávamos. Foi uma excelente Exposição, num recinto extraordinário, grande participação de criadores, muito bom numero de cães presentes, com uma recepção inesquecível organizada por vocês e família.

Somos muito gratos por isto e também por acreditarem no CAFIB, cujo trabalho ha 37 anos em prol da pureza da raça, hoje reconhecidamente, não só nacional mas também internacionalmente, como o Clube que salvou o nosso cão Fila Brasileiro da extinção.

Esperamos que também tenham gostado do evento e que possamos começar a pensar na realização de outro no ano de 2016.

Frase do ano: não adianta criar “SEM SELEÇÃO E SEM RESPONSABILIDADE”.

Frase do século:É mais fácil criar outro clube do que explicar o inexplicável !!!

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI + CBKC

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC.

Abraço a todos, Chico Peltier.

Anúncios