Post nº 242 – Tio Chico Informa nº 88 – Fotos de mais 25 Filas Típicos do sistema CBKC-FCI – Enviado em 4/02/15

Tio Chico Informa nº 88

Fotos de mais 25 Filas Típicos do CBKC-FCI

Queridos amigos e amigas,

Em 22/11/13 lancei meu trabalho intitulado “Tio Chico Informa nº 54”, apresentando 56 Fotos Filas Típicos do CBKC-FCI (vide em http://filabrasileirochicopeltierblog.com/2013/11/25/post-no-142-tio-chico-informa-no-54-fotos-de-56-filas-tipicos-do-cbkc-data-221113/ ).

Neste meu trabalho informei: “Nos últimos meses tenho recebido comentários de alguns criadores do CAFIB que me informam sobre o aumento do numero de Filas Típicos no CBKC-FCI. Isto para mim não constitui nenhuma surpresa. Há bastante tempo comento a existência de muitos Filas Típicos no CBKC-FCI.”

Pois bem, continuando com este meu trabalho, segue mais abaixo para todos voces mais 25 fotos de Filas Típicos retiradas do face “Seleção”.

Entretanto, antes de apresentar estas fotos, sinto muito ter que repetir:

a) “Pena que os dirigentes e os criadores sérios e honestos de Filas Típicos do CBKC-FCI não se unam e chamem para si a responsabilidade de criarem apenas o Fila Típico nestes dois clubes, separando-os dos cães da Raça Mastin Brasileiro (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html ) e dos “filas-atípicos” e “filas-mestiços” com pedigree de Fila Brasileiro !!!

b) ou seja, separando dos Filas Típicos os chamados “fila-atarracado, fila-toy, fila-pet, mastifila, napofila, fila-preto, fila-gigante, roitt-fila, blood-fila, e até o fila-aberração” e, ainda, como eu designei décadas atrás “filamarques e fila-salada-genética”.

Notas Importantes para o bom entendimento e compressão deste trabalho:

1. Este trabalho baseia-se apenas nestas fotos postadas no face “Seleção”;

2. Portanto, este trabalho, não se preocupa em nenhum momento em analisar nenhuma filiação, ascendentes, canil, criador, criação, características fundamentais tais como o passo de camelo, o sistema nervoso e temperamento e, ainda, como foi magistralmente definido pelo Pai da Raça Fila Brasileiro e Mestre de Criação do CAFIB, Dr. Paulo Santos Cruz: a fundamental “ojeriza a estranhos”;

3. Neste trabalho não estou afirmando que estes cães sejam Filas Puros, mas sim que entendo, somente pela observação destas fotos, que tratam-se de Filas Típicos. No meu entender não podem ser jamais denominados de Filas Brasileiros Puros já que, infelizmente, no então BKC, no atual CBKC e na FCI seus dirigentes e, principalmente, seus associados jamais se preocuparam em selecionar e controlar os seus exemplares de Fila, bem como suas criações. Ou seja, por mais incrível que possa parecer, estes dirigentes e criadores jamais se preocuparam em aprimorar a Raça Fila Brasileiro que pretenderam e pretendem registrar e criar, afastando os Filas Atípicos dos Filas Típicos registrados;

4. Sobre o item 3 acima faço duas ressalvas: a Roberto Sene, que em dezembro de 2011 tentou implantar na criação do Fila do sistema CBKC-FCI o “Apto para Reprodução” sem sucesso e a Mariza Kanap que no final do ano passado pediu que criadores membros do face “Seleção” criticasse as fotos dos “filas-aberrações” e atípicos que são  postadas neste mesmo face. Até onde vai meu conhecimento esta segunda tentativa também não obteve sucesso. Reconheço que a segunda tentativa é muito tímida e frágil, mas penso que poderia ser um recomeço, já que o APR foi bombardeado por criadores de “filas atípicos e mestiços”;

5. Penso ser incrível que canis que registram seus cães no CBKC-FCI tenham em seu plantel Filas Típicos mas, também, algumas vezes, Filas totalmente atípicos e até o chamado “fila-preto”. Além disto, participantes do face “Seleção” são capazes de postar fotos de Filas Típicos e também de “filas-aberração”, que recebem os mesmos elogios e aplausos dos frequentadores deste face !!! Trata-se de um verdadeiro vale tudo, onde qualquer “cachorro grande” é bem vindo!!! Isto demonstra, a meu ver, que estes criadores simplesmente não conhecem absolutamente nada sobre a Raça Cão de Fila Brasileiro, apesar de escreverem muito sobre este assunto. E isto dificulta muito o aprimoramento como o praticado e proposto pelo CAFIB.

6. Como não frequento Facebooks, tive muita dificuldade em descobrir o nome dos cães e de seus criadores ou canis. Perdoem-me alguma falha que possa ter ocorrido. Mas penso que estes nomes não sejam muito importantes. Importantes mesmo são os fenótipos típicos destes cães aqui apresentados nestas fotos.

7. Relembro que não sou juiz do CAFIB, apesar de ter sido um de seus idealizadores. E, principalmente, que convivo com o Cão de Fila Brasileiro PURO e os chamados “filas-mestiços” há exatamente 41 anos. Para quem não se lembra, iniciei meu Canil CAFIBRA em Janeiro de 1974 com uma femea Fila Brasileiro Pura e dois “filas-mestiços” de Fila com Mastim Napolitano… (para conhecer a história do meu canil vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/pp/Page6_port.html). Sendo assim, este meu artigo não questiona nem comenta em momento nenhum se os cães das fotos abaixo seriam ou não Aprovados numa AFT do CAFIB;

8. Continuo pensando que esta melhoria no fenótipo do Fila-CBKC-FCI seja em grande parte devido:

– ao acasalamento destes cães Típicos do CBKC-FCI com Filas do CAFIB, principalmente aqueles que possuem duplo-pedigree, isto é, do CAFIB e do CBKC;

– a enorme repercussão do livro do jornalista Paulo Godinho intitulado “Fila Brasileiro: Um Presente das Estrelas”, patrocinado pelo Sergio de Castro, presidente do CBKC, que de forma avassaladora expôs centenas de fatos irrefutáveis sobre o nosso Fila Brasileiro  (vide HTTP://blogdopaulogodinho.blogspot.com ou pelo email paulogodinho@ique.com.br );

– a enorme divulgação que tem sido feito sobre o CAFIB e a Filosofia de Criação do CAFIB, principalmente quanto à seleção e controle dos seus exemplares por meio de sites, blogs e facebook. Erros acontecem, mas o fato é que o resultado final do CAFIB é único e extremamente positivo. Como todos sabem, se não fosse o trabalho executado pelo CAFIB nos seus 37 anos de existência, o Cão de Fila Brasileiro PURO não mais existiria, visto a mega mestiçagem criminosa e ilegal que foi imposta a esta nossa Raça brasileira.

9. Repetindo: Este trabalho baseia-se apenas nestas fotos postadas no face “Seleção”;

Sendo assim, segue abaixo 25 fotos de Filas Típicos do CBKC-FCI recentemente copiadas do Face “Seleção com Responsabilidade”:

Fotos de mais 25 Filas Típicos do sistema CBKC-FCI

Fila Típico 1   Canil LatejeraFila Típico 2 Nelson TorrealbaFila Típico 3  Lincoln Santos

Canil Latejera         Nelson Torrealba      Lincoln Santos

Fila Típico 4  Canil LatejeraFila Típico 5 Wolner FilhoFila Típico 6 Nara Lazarotti

Canil Latejera                 Wolner Filho                         Nara Lazarotti

Fila Típico 7   Ivan Ortiz GraciaFila Típico 8 Julio CesarFila Típico 9 Dre Zin

Ivan Ortiz Gracia                             Julio Cesar                         Dre Zin

Fila Típico 10 Nelson TorrealbaFila Típico 11 Nailton Jatobá TenórioFila Típico 12 Vento Bravo

Nelson Torrealba                          Nailton  Tenório                 Vento Bravo

Fila Típico 13 Jorge AlcarazFila Típico 14 Roberto SeneFila Típico 15 Rafael Carneiro

Jorge Alcaraz                              Roberto Sene                      Rafael Carneiro

Fila Típico 16 Eva Maria WagnerFila Típico 17 Perolas Blue LagoonFila Típico 18 Lincoln Tici Santos

Eva Wagner          Perolas Blue Lagoon           Lincoln Santos

Fila Típico 19 Choon Ngien LohFila Típico 20 Vento BravoFila Típico 21 Pedro Jose Chimal Moreno

Choon Ngien Loh                   Vento Bravo                  Pedro  Moreno

Fila Típico 22 Dre ZinFila Típico 23 Vento BravoFila Típico 24 Luiz Henrique CostaFila Típico 25 Lincoln Tici Santos

Dre Zin                        Vento Bravo         Luis Costa          Lincoln  Santos

Finalizando, meus amigos e amigas, é muito triste constatar que com tantos exemplares de Filas Típicos os dirigentes e os criadores que registram no sistema CBKC-FCI não se unam e façam uma grande seleção neste plantel, priorizando definitivamente a criação destes Filas Típicos entre si e que excluam os chamados “filas” atípicos e mestiços deste sistema. Pois é simplesmente impossível se criar qualquer raça animal sem seleção e sem controle. Não adianta persistir nesta criação desorganizada que depois de mais de 40 anos de mestiçagem mostrou apenas que a criação do Fila no sistema CBKC-FCI é totalmente heterogênea e repleta de diversos tipos de “cachorros grandes”. Fato este que não existe em nenhuma outra raça canina no mundo !!! Não existe no AKC, nem no The Kennel. Só existe mesmo, para a grande tristeza de todos os amantes do Fila Brasileiro no mundo, no Fila da FCI !!!

Concluindo: estas fotos acima são de Filas Típicos de criadores que registram no CBKC-FCI. Todos estes Filas poderiam, sem dúvida alguma, serem utilizados para se realizar uma séria e grande seleção, visando a melhoria da homogeneidade e tipicidade no plantel do Fila-CBKC-FCI.

Meus amigos, não adianta criar Filas Típicos para que depois venham a ser misturados com os chamados “fila-aberração” ou com os diversos tipos de “fila-mestiços”. Se os criadores de Fila do CBKC-FCI continuarem aceitando e registrando qualquer “cachorro grande” como se fosse Fila Típico, os criadores sérios de Filas Típicos do CBKC-FCI jamais chegarão a criar a Raça Fila Brasileiro com a característica tipicidade e temperamento de um Verdadeiro Cão de Fila Brasileiro.

Acredito que com todos os cães destas 25 fotos, mais os 56 cães das fotos do meu primeiro trabalho, além de centenas de outros Filas Típicos que certamente existem no CBKC-FCI, os criadores bem intencionados do Fila-CBKC-FCI poderiam compreender meu claro posicionamento que visa apenas a melhorar a Raça Fila, como um todo, independente de Clubes. Infelizmente para os NAM`s (Neo Apologistas da Mestiçagem) e os criadores teimosos que aceitam qualquer tipo de Fila e de “cachorro grande”, não adianta explicar e comprovar nada. Como digo ha décadas, estas pessoas preferem infelizmente os cães que encontra-se em seus canis e casas. E não os cães da Raça Fila Brasileiro.

Lembrem-se: quando o CAFIB começou 37 anos atrás o seu trabalho de seleção, não possuia um plantel de Filas Típicos. Começamos do zero !!! Mas com muito trabalho, dedicação e amor à Raça Fila Brasileiro.

Portanto, o futuro do Fila-CBKC-FCI encontra-se nas mãos de voces, dirigentes e criadores sérios e honestos de Filas Típicos deste clube.

Por favor, pensem seriamente nesta minha argumentação,

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI + CBKC.

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI + CBKC.

Abraço a todos, Chico Peltier.

Anúncios