Post nº 158 – Pesquisa visando melhoria no âmbito do Fila e “fila” do CBKC – Tio Chico Informa nº 59 – Criadores do CBKC elogiam o jornal O FILA do CAFIB – Enviado em 6/03/14

Tio Chico Informa nº 59

 Pesquisa visando melhoria no âmbito do Fila e “fila” do CBKC

Criadores  do CBKC elogiam o jornal O FILA do CAFIB.

212. Pesquisa recebida de um criador amigo: “O que deve ser feito para melhorar a criação do Fila-CBKC e do “fila”-CBKC?

Realizar um Simpósio sobre a Raça Fila para Juizes e Criadores da raça: 1 %

Criar um sério Teste de Temperamento: 1 %

Criar um Selo de Qualidade: 1%

Fazer muitas Exposições: 1 %

Criar um sério e rígido APR (Apto para Reprodução) juntamente com um rigoroso TT (Teste de Temperamento), nos moldes da Análise de Fenótipo e Temperamento criado e realizado com rigor e sem privilégios há 36 anos pelo CAFIB  que mantenha no plantel do Fila-CBKC os seus Filas Típicos, mas que, entretanto,  exclua deste mesmo plantel do “fila”-CBKC  os cães dos seguintes tipos: “fila-atarracado, fila-toy, fila-pet, mastifila, napofila, fila-preto, fila-gigante, roitt-fila, blood-fila, fila-dócil, fila-aberração, filamarques e fila-salada-genética”: 96 %

Nota: Leia do que se trata e como funciona a Análise de Fenótipo e Temperamento do CAFIB clicando no excelente artigo de Américo Cardoso, fundador do CAFIB: em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila_brasileiro-cachorro.html para o texto em português e em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro-filas.html para o texto em inglês.

213. No Facebook dos criadores do Fila-CBKC denominado de “Seleção com Responsabilidade” postaram muito elogios ao jornal O FILA do CAFIB. Mas também reclamaram porque os artigos do CAFIB comentam muito sobre a mestiçagem do Fila com outras Raças. O que voce acha disto?

Acho ambos os comentários normais.

Primeiro porque o jornal O FILA do CAFIB é realmente uma das melhores coletâneas de artigos sobre a Raça Fila. Depois, eu entendo perfeitamente que criadores do Fila-CBKC se sintam tristes por criarem muitas vezes mestiços e não Filas Típicos. Talvez estes novos criadores não saibam que o CAFIB foi fundado há 36 anos justamente para denunciar e combater esta mestiçagem, assim como resgatar o Fila Puro da extinção.

Logo é impossível que artigos do CAFIB não mencionem esta mestiçagem ilegal e sem controle que infelizmente ocorreu na Raça Fila. Afinal diversos dirigentes, criadores, juízes, jornalistas e escritores já deram seu depoimento sobre esta mestiçagem, entre eles cito o reconhecimento expresso de Eugenio Henrique Pereira de Lucena, ex-presidente do BKC e ex-Superintendente da CBKC; Christopher Habig, ex-vice-presidente da FCI; Joao Batista Gomes, fundador do Clube Paulista do Fila Brasileiro e criador de Mastiff Inglês; Enio Monte do Canil ABC; Procópio do Valle (também conhecido como o “Pai do Fila Preto”) do Canil Kirimaua; jornalista e juiz all rounder do CBKC, Paulo Godinho; jornalista Antônio Carvalho Mendes; escritora Ines Van Damme e até por muitos criadores mais recentes do CBKC como Roberto Sene e Harrison Pinho entre outros.

Sendo assim, entendo perfeitamente que a mestiçagem não seja um assunto do agrado de muitos criadores do Fila-CBKC mas, infelizmente, creio que estes criadores precisam aprender a conviver com este fato e corrigir o plantel do Fila-CBKC o mais breve possível.

Duas sugestões viáveis e factíveis foram apresentadas por Paulo Godinho, com a criação da Raça Fila Preto, a parte e independente da Raça Fila e pelo Tio Chico, com a criação da Raça Mastin Brasileiro.

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (located in Belgium) + CBKC; and also to FCI (located in Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha).

Abraço a todos, Chico Peltier.

 

 

 

Anúncios