Post nº 133 – Perguntem ao Tio Chico nº 58 – O assim chamado “fila-preto” e um admirador de Portugal… – Enviado em 15/10/13

Perguntem ao Tio Chico nº 58

O assim chamado “fila-preto” e um admirador de Portugal…

Meus amigos e amigas, continuando com as nossas respostas…

188. Tio Chico, a propósito do hipotético “fila-preto”, sou de opinião que ele poderia existir já que a Raça Fila tem como cães que influenciaram em sua origem os seguintes cães portugueses:  Fila de São Miguel, Cão de Trás os Montes e Rafeiro do Alentejo. Desta forma entendo e defendo a tese de que pode haver Filas Brasileiros Puros na cor preta. O que voce pensa a este respeito?

Sempre ao dispor.

Muito grato por seu email e sua opinião abaixo.

Entretanto, em minha opinião, como na prática eu entendo que, independente das Raças de cães que entraram na formação da Raça Fila Brasileiro, mesmo sendo esta origem totalmente desconhecida e, ainda, lembrando que de fato o que infelizmente ocorreu na Raça Fila, principalmente na década de 1.970, foi o simples cruzamento do Fila com cães de outras Raças e, entre elas, com cães da Raça Dinamarquês (também chamada de Great Dane ou Dogue Alemão) e com cães da Raça Mastin Napolitano, ambos de cor preta, o CAFIB não aceita em nosso Padrão a existência da cor preta, por ser um demonstração inequívoca, claríssima e evidente da mestiçagem do Fila com estas duas Raças.

Por isto a cor preta é considerada desqualificante no Padrão do Fila-CAFIB.

É justamente devido a este fato que o CAFIB, em 35 anos de trabalho ininterruptos que resultou no resgate do Verdadeiro Fila da extinção e, ainda, na preservação e aprimoramento do Fila Puro, jamais encontrou em suas inúmeras viagens pelo interior do Brasil levantando o plantel brasileiro de Filas, em suas centenas de Análises de Fenótipo e Temperamento e em suas centenas de Exposições tanto no Brasil quanto no Exterior, não encontrou um único exemplar do assim chamado “fila-preto” que possuísse o  fenótipo de um Fila Puro. Apesar de criadores do chamado Fila-CBKC não saberem tecnicamente fazer esta distinção por pura falta de conhecimento, como verificamos por meio de dois artigos que escrevi sobre um “singular” cachorro preto do CBKC. Vide clicando em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/09/06/post-no-124-perguntem-ao-tio-chico-no-53-o-cao-preto-desta-foto-seria-aprovado-numa-aft-do-cafib-e-aceito-no-plantel-do-cafib-leia-abaixo-as-analises-dos-seguintes-juizes-do-cafib-luciano-gaviao/ e em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/09/13/post-no-126-perguntem-ao-tio-chico-no-55-o-cao-preto-desta-foto-seria-aprovado-numa-aft-do-cafib-e-aceito-no-plantel-do-cafib-leia-abaixo-as-analises-dos-seguintes-juizes-do-cafib-americo-cardos/ .

Os dois post acima, que foram publicados em meu blog, tratam exatamente deste tema especifico, isto é, cachorro preto sem fenótipo de Fila Puro, mas possuidor pedigrees de Fila do BKC- CBKC-FCI. Este “singular” cachorro preto, apesar de  ter sido considerado um excelente exemplar por criador do Fila-CBKC, foi analisado por 6 juízes do CAFIB que constataram, escreveram e assinaram porque este cachorro preto não passa de um mestiço, segundo o Padrão do CAFIB.

Favor notar que até o presente momento, decorrido exatamente mais de um mês do envio dos meus emails (*) e postagem no meu blog, não recebi nenhum email de nenhum criador do Fila-CBKC discordando da opinião dos juízes do CAFIB e apresentando sua contra-argumentação técnica. Nem mesmo eu tendo colocado meu blog a disposição dos criadores do Fila-CBKC pois assim disponibilizei meu blog “…para fazerem seus comentários técnicos, educados, construtivos e com argumentos claros sobre este cachorro preto versus o Padrão CAFIB para o Fila Brasileiro”.

(*) Caso voce não saiba, eu antes de postar no passado meus artigos no meu site

( http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/  ) e desde Agosto/12 no meu blog

(https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/ ), eu sempre envio antes estes mesmos artigos para até 850 endereços eletrônicos em todo o mundo – muitas vezes em inglês – para criadores, admiradores, juízes e clubes de Fila, inclusive para o CBKC e a FCI, seus clubes filiados em todo o mundo e ainda para The Kennel, FCI da Espanha, etc…

Muito importante:

De qualquer forma, permita-me sugerir ainda a leitura no meu site do menu http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7.html onde voce poderá encontrar diversos artigos sobre o chamado e inexistente “fila-preto”. Nestes artigos é analisado com enorme profundidade e devidamente comprovado a inexistência do “fila-preto” e, inclusive, dissecada a falsa teoria do Sr. Procópio de Vale – inclusive com fragrantes erros de matemática — que eu entendo ser o “inventor” do assim chamado “fila-preto”. Daí eu chama-lo carinhosamente de “Pai do fila-preto”. Isto é, do cachorro preto que começou a aparecer sem origem nenhuma e de uma hora para outra, justamente na década de 70 e logo após o inicio da mestiçagem sem controle e sem objetivos que ocorreu infelizmente no Brasil, sem que o então BKC e a FCI tomassem nenhuma providencia, apesar de todas as nossas denuncias que acabaram levando a fundação do CAFIB em 1.978. Esta “geração-não-expontanea” de “filas-pretos” passaram a surgir no Canil Kirimaua em Juiz de Fora-MG.

Sugiro ainda voce visitar estes dois links com fotos dos primeiros “filas-pretos”, quando ainda predominava a mestiçagem com cães da Raça Dinamarquês (Great Dane ou Dogue Alemão): http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1816.jpg e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1842.jpg . Sugiro também a leitura de http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro/index.html que possui dezenas de fotos de Filas Puros e de mestiços com pedigree de Fila.

Se voce desejar mais artigos, por favor, me informe. Posso te mandar diversas fotos comparativas de Filas Puros e de “filas-mestiços”, algumas ate em Exposições do CBKC e da FCI.

Finalizando:

1. Da minha parte eu defendo a criação da Raça Mastin Brasileiro conforme voce poderá ler se tiver interesse em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html e da qual consta a Variedade Preta.

2. No livro sobre Fila Brasileiro intitulado “FB – Um Presente das Estrelas”, totalmente financiado e patrocinado pelo CBKC, o conceituado jornalista e pesquisador Paulo Godinho concorda comigo, pois ele escreveu na página nº 368 do seu livro “Nada é mais mestiço do que um Fila preto…”. Alem disto ele defende a criação da “Raça Fila Preto”, por ser um “tipo” distinto das demais cores do Fila-CBKC… Sugiro que voce leia este excelente livro.

Para adquiri-lo basta clicar em HTTP://blogdopaulogodinho.blogspot.com

Permita-me perguntar:

– voce reside em Portugal, cria Filas, quantos exemplares possui e ha quanto tempo?

– como voce tem tanta certeza de que o Fila Brasileiro se originou das Raças Fila de São Miguel, Cão de Trás os Montes e Rafeiro do Alentejo?

Muito grato por suas respostas.

Desejo boa sorte em sua criação.

Forte abraço, Chico.

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (located in Belgium) + CBKC; and also to FCI (located in Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado  primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha).

Obrigado a todos, Chico Peltier.

Anúncios