Post nº 114 – Tio Chico Informa nº 43 – Nota de Repudio de Roberto Sene e a Resposta de Fernando Zanetti a esta Nota – Enviado em 26-07-13

Tio Chico Informa nº 43

Nota de Repudio de Roberto Sene e a Resposta de Fernando Zanetti a esta Nota

Meus amigos e amigas,

No ultimo domingo dia, 21/07, recebi de Roberto Sene a Nota de Repudio abaixo, em resposta ao texto escrito por Fernando Zanetti que publiquei no meu Tio Chico Informa nº 42. Encaminhei esta Nota ao Fernando por ser ele o autor deste artigo. Fernando respondeu esta Nota no dia seguinte. Somente publico hoje estes dois textos visto ter sofrido uma intervenção cirúrgica no final do dia 22/07 e ainda encontro-me em recuperação. Ambos os textos estão publicados abaixo na integra.

1. Nota de Repudio Roberto Sene:

Quero que saiba (Chico) que amanhã estarei publicando esta nota de repudio em todos os sites e fóruns da internet, juntamente com esta mensagem tua (Tio Chico Informa nº 42).

Eu lamento profundamente que meu nome esteja envolvido em comentários para justificar o injustificável, o Roberto Sene tem uma historia na cinofilia e inclusive no próprio CAFIB clube que aprendi respeitar no inicio de sua criação, pois era serio e não via ponta de guia e nem procurava perseguir ou favorecer criadores, o CAFIB cita um único cão de minha criação que obteve a classificação regular e se omite em dizer que filhos deste mesmo cão que o próprio cafib considerou regular foi aprovado com a qualificação BOM-MUITOBOM também se omite em dizer que o canil sena sene tem mais cães aprovados no CAFIB que alguns criadores desta entidade e inclusive juízes basta entrar no site do CAFIB e procurar, o CAFIB também se esquece que o senhor Roberto Sene sempre elogiou o CAFIB e todos os clubes que lutam pela a Raça e nunca irão ver uma única mensagem escrita por mim que denegrisse um clube, um cão ou um criador, se esquece que sempre que possível prestigiei este clube e nunca em meu site WWW. Canilsenasene.com.BR fiz menção que um cão meu fora aprovado pelo cafib com o propósito de tirar proveito se é que isto seja algum diferencial pois para mim não é , se esquece o CAFIB que frequentei este clube em seu inicio sendo o segundo criador a receber uma medalha de ouro com a fêmea DAGBA SENA SENE das mão do Próprio criador deste clube e considerado por este clube PAI DA RAÇA, se esquece que este mesmo juiz diz no jornal estado de SP sobre a sua filha Ariadne Sena Sene dizendo que ela ainda era melhor que a mãe elogiando o canil Sena Sene e seu exemplares, se esquece o CAFIB de dizer que os mais renovados canis do CAFIB tiveram seus cães reprovados e muitos deles aprovados com a qualificação regular gerando filhos.

Lamento que para o CAFIB os pedigrees gerados pela CBKC só tem credibilidade para este clube com o propósito de denegrir os cães ditos por eles CBKC e que não tem valor algum quando usados contra cães deste clube, lamento também que este mesmo clube critica a CBKC mas faz uso desta entidade para registrar seus cães com o propósito de exportá-lo ou mesmo para venda internamente pois todos sabem que é um diferencial na venda caso contrario estes canis não gastavam seu dinheiro e tempo registrando seus cães nesta entidade;

Nunca me pronunciei contra este clube ou contra seus seguidores. Pelo contrario sempre falei bem desta entidade inclusive levando vários criadores a conhecer o seu trabalho , sempre tive um relacionamento ético e respeitoso com todos os criadores levando inclusive vários criadores a visitarem seus canis e adquirirem seus cães, tenho mais cachorros ditos CAFIB em meu canil que a maioria dos canis ditos CAFIB inclusive vendendo cães para estes criadores e juízes sem nunca ter mencionado uma única palavra ou um único nome, por fim esta publicação do senhor Francisco Peltier só vem provar o que todos já sabem o desespero a procura de justificar o injustificável.

Lamento de coração que este clube que já foi tão serio se preste a estes subterfúgios e manifesto a minha indignação cobrando de seu Presidente Gavião que sei que é um homem de bem pois já o conheço a mais de três décadas assim como muitos que eu qualifico de pessoas honradas uma posição deste clube que a única coisa que fiz até hoje foi falar bem do mesmo.

Antonio Roberto Sene (criador desde 1975 proprietário do canil sena sene).

2. Resposta de Fernando Zanetti à Nota de Roberto Sene:

Sr. Roberto, em primeiro lugar gostaria de agradecer seu reconhecimento pelo grande trabalho que o CAFIB vem realizando nos último 35 anos em defesa do Fila Brasileiro.  Apesar de confusa, sua mensagem deixou muito clara sua  admiração pelo Cafib.

Entretanto, a bem da verdade, algumas correções devem ser feitas. Por exemplo: quando o Sr. diz que tem uma história  com o CAFIB, permita-me discordar. Há  aproximadamente 34 anos atrás o senhor realmente  apresentou em um de nossos eventos uma fêmea de nome Dagba. Nada mais do que isto.  Convém lembra-lo  que  nestes últimos 34 anos sua história esta mesmo ligada  ao CBKC e a SPFB, onde foi dirigente e até presidente do Conselho do Fila Brasileiro do CBKC, do qual renunciou, pois não conseguiu implantar o APR. Seu filho é hoje presidente da SPFB.

O Sr. vinha pagando há alguns anos a anuidade do CAFIB sem jamais participar de nenhuma de nossas reuniões, nem seguir de fato nossa Filosofia de Criação. Este ano o Sr. não solicitou sua renovação, provavelmente devido ao fato de que o CAFIB institui uma Nova Proposta de Sócio

( http://www.cafibbrasil.com.br/cafib-brasil-noticias.php ) extremamente rígida, a fim de selecionar seus sócios que, obviamente, excluiu do nosso quadro de associados todos aqueles que efetivamente não comungam e não praticam a nossa Filosofia de Criação. Logo, caso o Sr. tivesse pleiteado se associar este ano ao CAFIB, seu pedido teria sido recusado;

O CAFIB continuou seu trabalho, resgatou da extinção e promoveu  o aprimoramento  do Fila  Brasileiro e o Sr. continuou  a criar seus cães e a expô-los no CBKC sem se importar  com a mestiçagem que envolvia  a Raça Fila. Responda-me: o que o Sr. fez de concreto pelo Fila alem de se preocupar apenas em criar seus cães e administrar seu canil? Enquanto dirigente o senhor eliminou algum cão mestiço e/ou atípico do Fila-CBKC, apesar de ter publicamente reconhecido a mestiçagem (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_76/materia.html ) ?

Há aproximadamente 5 anos atrás o Sr. procurou  o CAFIB a pretexto de ajuda-lo, como se o CAFIB por acaso precisasse de sua ajuda e, sob  este pretexto,  aproximou alguns criadores do sistema CBKC ao CAFIB. Disto, nada de concreto resultou. O Sr. quer que eu revele alguns comentários seus sobre estes criadores ?

O CAFIB não se utiliza, conforme afirmado erradamente pelo Sr. dos pedigrees do CBKC os quais não reconhece como dignos de fé devido a mestiçagem e a falsificação destes. O que não impede de que alguns criadores do CAFIB o façam.  Sinto muito que criadores sérios de Filas típicos do CBKC e, principalmente, seus dirigentes, não tenham nas últimas 4 décadas promovido uma grande limpeza excluindo do plantel do Fila-CBKC os “filas-mestiços” e os filas atípicos, passando assim a criar apenas Verdadeiros Filas Brasileiros;

Enquanto  era apoiado pelo Chico  Peltier, o Sr. em momento algum criticou este ou aquele artigo escrito por ele. Será que seus amigos da SPFB e do CBKC sabem  que  era o Sr. quem vazava informações acerca de seu Clube. Como pode encara-los postando-se como Judas?

O Sr. teria a coragem de desmentir  a afirmação que deixou propositalmente  de comunicar aos seus amigos de que seu cão  Kaiser foi  “Aprovado” (???) mas com Restrição  de Acasalamento pelo CAFIB? O Sr. pode desmentir  que na mesma data em que o cão Thor do Carlão foi Aprovado pelo CAFIB o Sr. também teve dois de seus cães  Aprovados, mas qualificados como sendo inferiores que o Thor do Carlão?

Como  o Sr. pode insinuar que o CAFIB adotou  o chamado “ponta da guia” para julgar, sendo que o Sr., um conhecido  (como afirma ) frequentador do clube, teve seus cães com classificação inferior  ao Thor do Carlão?  Como pode ver, cai por terra sua ingênua acusação.

Como vê talvez  o Sr. realmente seja o “campeão”, mas das omissões,  senão vejamos :

1-     O Sr. omitiu ao seu clube, do qual se diz  juiz  especializado, suas participações nas exposições do CAFIB conforme  o Sr., mesmo  afirma;

2-     O Sr. omitiu ao Sr. Sergio Barral  a condição de infertilidade  do cão Urion do Alto Quatis e que o mesmo  era portado de babesia;

3-     O Sr. omitiu do Sr. Virgilio Orsi que se conseguisse aprovar o APR  e as suas mudanças propostas ao CBKC (quando era Conselheiro do CBKC) iria sugerir a criação de  uma nova raça exclusiva para registro do chamado “fila-preto”.

Como vê  Sr. Roberto,  suas atitudes, não condizem com uma pessoa indicada  para se indignar.  Seu nome foi citado porque o fato ocorreu  ou não OCORREU ? Talvez  o Sr. pense que todos tem o mesmo habito que o Sr. tem de apunhalar pelas costas, porem  no CAFIB isto não ocorre. Isto o Sr., não aprendeu. Não nos fale em moralidade  quando o Sr mesmo não a tem.

Não  obstante os inúmeros artigos de apoio feitos a sua pessoa pelo Chico Peltier, bastou  uma verdade para o Sr. mostrar quem realmente é. Fique no CBKC e na SPFB. Estes são os clubes aos quais o Sr. pertence, não queira vir  para  o Cafib já que aqui não há lugar para pessoas como o Sr.

O Sr. se esquece que muitos outros criadores do chamado Fila-CBKC, jamais falaram mal do CAFIB, justamente devido a honestidade e seriedade de princípios encontrada no CAFIB que na prática resgatou o Fila Brasileiro da extinção e o vem há 35 anos controlado e selecionado com extrema rigidez e objetividade. Ao contrário do CBKC e da SPFB;

Talvez seja interessante recordar ao Sr. de que o Chico Peltier apoiou suas corretas atitudes diversas vezes, publica e diretamente, em seus artigos publicados no seu site, tais como:

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_115/materia.html ( no item nº 3: “O meu sonho acabou…”, por Roberto Sene, 22/12/11 às 23:25 );

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_116/materia.html  (APR x APR-opcional );

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_117/materia.html  ( Carta Aberta de autoria de R. Sene );

http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_118/materia.html  ( APR x APR-opicional );

Chico Peltier também apoiou suas corretas atitudes diversas vezes quando divulgou para a sua grande lista de emails e publicou em seu blog os seguintes posts:

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/15/post-no-1-hora-de-reflexao-enviado-em-160112/ ;

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/15/post-no-1-hora-de-reflexao-enviado-em-160112/ ;

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/15/post-no-3-ainda-o-apr-ii-enviado-em-220112/ ;

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/15/post-no-4-ainda-o-apr-iv-enviado-em-140212/ ;

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/11/10/post-no-53-os-3-gols-de-roberto-sene-enviado-em-10-11-12/ (“Os três gols de R. Sene” em português);

https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/11/12/post-54-uncle-chico-newsletter-24-three-goals-scored-by-roberto-sene-sent-nov12th-12/

(“Os três gols de R. Sene” em inglês).

Ou seja: enquanto o Sr. era rejeitado por seus “amigos” do CBKC, que causaram sua demissão do Conselho do CBKC, encontrava no Chico Peltier o apoio para suas boas ideias relativas ao APR. Mas, quando o Sr. é apoiado, não agradece e, quando discordamos de suas atitudes, o Sr. não aceita as críticas e lança uma Nota de Repudio

Cabe ressaltar que estes artigos do Chico Peltier foram publicados principalmente quando o Sr. estava sendo derrotado por outros criadores do Fila-CBKC e acabou renunciando a presidência do Conselho do Fila CBKC por não ter conseguido implantar o APR no Fila-CBKC. Ou seja, o Chico Peltier apoiou o Sr. publicamente quando devia e no que devia. Isto prova que o Chico Peltier e muitos membros do CAFIB tem compromisso com a Raça Fila e sua pureza racial contra a mestiçagem e os “filas-mestiços”, independente de pessoas.

Em nenhum momento questionei se o Sr. falou ou não mal do CAFIB. Este ponto não esta em julgamento já que não foi por mim mencionado. Nem serve como atenuante para o Sr. O ponto que mencionei no Tio Chico Informa nº 42 e reitero foi: “Como comentaram alguns criadores, como foi o caso do Roberto Sene, na ânsia de divulgarem que seu cão foi Aprovado pelo CAFIB, se  “esquecem” infelizmente de dizer  que tal Aprovação  se  deu com  Restrição, ou ainda que seu cão foi Aprovado com qualificação  “Regular”.

A grande diferença entre os criadores de Fila do CAFIB e do CBKC é que os primeiros tem um compromisso de criar e aprimorar apenas o Verdadeiro Fila Brasileiro enquanto que os segundos, apesar de ter entre seus membros criadores de Filas Típicos, aceitam no seu plantel também cães mestiços e atípicos. Sem jamais terem tomado uma única atitude para excluí-los do sistema CBKC-FCI.

Por isto não acredito em “reuniões e uniões” com criadores do “fila”-CBKC que além de não terem autoridade e representatividade para tal, jamais se propuseram a excluir estes cães que não são Fila do plantel e dos registros do CBKC-FCI.

Terminando: para estes criadores do Fila-CBKC que de quando em quando tentam apenas pelo Facebook uma requentada “união nacional” recomendo lerem o artigo do Chico Peltier intitulado “FB: Hora de União” publicado em Fev/78 no nº 31 da Revista Animais & Veterinária, 35 anos atrás e antes da fundação do CAFIB ( vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_3/materia.html ). Nos que tínhamos como objetivo resgatar o Fila da extinção e preserva-lo como herdamos da Mãe Natureza nos unimos e meses depois fundamos o CAFIB. Mas ninguém em sã consciência vai se unir em torno de mais de 10 tipos de filas-mestiços que continuam sendo criados e registrados sem controle e sem seleção .

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (from Belgium) + CBKC; and also to FCI (from Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha). 

Meus amigos, desta forma transparente e integral, dou assim ciência a todos voces dos dois textos acima. Como sempre faço,vou enviar este email primeiramente para FCI + CBKC e, logo em seguida, para Roberto e Fernando. Na sequencia envio para todos voces que receberam o Tio Chico Informa nº 42 este meu Tio Chico Informa nº 43.

Como voces podem assim constatar, não me utilizo covardemente do anonimato ou de nomes “fakes” em Facebooks para expressar meu pensamento sobre a Raça Fila.

Abraços todos, Chico Peltier.

Anúncios

Post nº 113 – Tio Chico Informa nº 42 -Comentários recebidos de F. Zanetti, A. Campbell e M. Zuliani sobre o “Caso Thor do Carlão” – Enviado em 21-07-13

Tio Chico Informa nº 42

Comentários recebidos de F. Zanetti, A. Campbell e M. Zuliani sobre o “Caso Thor do Carlão”

1 – Comentários recebidos do ex-presidente do CAFIB, Fernando Zanetti:

“Quando da fundação do CAFIB, foi  adotado por unanimidade o principio de desconhecer qualquer pedigree emitido para a Raça Fila pelo Sistema  a época BKC/FCI, já que não são dignos de fé pois, como todos os criadores de Fila do Brasil e do exterior sabem, muitos destes pedigrees, principalmente nas décadas de 70 e 80, foram falsificados e alterados e, ainda, que estes dois cartórios/clubes não tinham e ainda não tem nenhum tipo de controle sobre os documentos que emitem.

Sendo assim o CAFIB passou a ter como inicio de seleção os princípios do RI  (Registro Inicial) adotado por criadores em qualquer raça animal, seja ela  bovina, equina, canina, etc. quando no inicio de criação e seleção organizada. Devo lembrar que hoje o RI voltou a ser adotado em todos os CARTÓRIOS (clubes) que registram e controlam a arvore genealógica de cães, tanto a FCI  Belga quanto a FCI Espanhola, entre outras.

Nos 35 anos de existência o CAFIB praticou e pratica  este sistema, porem com uma grande diferença:  enquanto  os demais clubes  fazem vista grossa  para  os descendentes  destes cães, o CAFIB ELIMINA  da criação  qualquer  descendente que por ventura externe atipicidade, e vai mais longe: elimina o cão ascendente responsável por esta atipicidade. Alem disto o RI do CAFIB somente é realizado por juiz especializado do CAFIB.

Como voces bem sabem — mas muitos fingem não saber — adotamos  o sistema de qualificação do fenótipo, isto é, “Regular”, “Bom”, “Muito Bom” e “Ótimo” em comparação ao Padrão Racial adotado pelo CAFIB, onde o “Regular” é o cão que mais se aproxima da atipicidade e o “Ótimo” é o Fila que mais se aproxima da excelência. Desta forma, os criadores interessados na melhoria  dos seus plantéis poderão avaliar o reprodutor a ser por eles utilizado.

Em  nosso modo de avaliar, um criador em sã consciência não utilizaria na reprodução um cão que não fosse pelo menos MUITO BOM, principalmente em se tratando de um macho. Este fato por si só já desvaloriza cães qualificados como “Regular” e “Bom”, enquanto privilegia Filas qualificados como “Muito Bom” e “Ótimo”.

Atualmente  pelas novas regras adotadas pelo CAFIB, os machos que recebem a qualificação  REGULAR estão impedidos de reproduzir, sendo que os qualificados como BOM devem consultar o CAFIB, e este aprovar para proceder a qualquer acasalamento.

THOR  do Carlão  obedece o que determina esta Regra, assim como cães de criação do Roberto Sene, Paiaguas, Maloca, etc  que ninguém comentou ou reclamou mas que também foram aprovados pelo CAFIB, levando-se em conta tão somente o Fenótipo e que receberam qualificação idêntica ou pior que a recebida  pelo THOR.

Como comentaram alguns criadores, como foi o caso do Roberto Sene, na ânsia de divulgarem que seu cão foi Aprovado pelo CAFIB, se  “esquecem” infelizmente de dizer  que tal Aprovação  se  deu com  Restrição, ou ainda que seu cão foi Aprovado com qualificação  “Regular”.  Estes mesmos  pretensos criadores de Fila Brasileiro, mesmo sem serem ligados ao CAFIB fazem questão de se utilizarem desta informação nos grupos de Facebook notadamente naqueles defensores da Filosofia de Criação do CAFIB.

O Thor do Carlão  nada tem de excepcional, foi aprovado com a qualificação “Bom” e como tal tem-se mantido em todas  as Exposições que participa. Portanto, em meu modo de ver, em nada interferirá na criação do CAFIB. Entretanto, seu proprietário, Flavio Donizete Mancilha, ao  contrario  de seu cão, tem evoluído de forma excepcional já que tem estudado a Filosofia de Criação do CAFIB e a vem praticando, visto que se desfez de cães de sua propriedade que eram notadamente ATIPICOS, muito deles  consagrados  com o TITULO DE  GRANDE CAMPEÃO pelo CBKC. Flavio reconhece  publicamente que criou cães ATIPICOS  e, principalmente,  RECONHECE o grande erro que cometeu pois nunca  teve homogeneidade  e tipicidade em sua criação, mas hoje  adquiriu como matrizes fêmeas com Registro de Origem (RO) do CAFIB  e esta prestes  a adquirir  um macho com qualidade muito superior ao Thor, para  acasalar com estas fêmeas.  Finalizando, gostaria de comentar que o que ocorreu com o Flavio já ocorreu com muitos criadores que saíram do Sistema BKC-CBKC-FCI e se transferiram para o CAFIB mas, principalmente, deveria ocorrer com todo este Sistema que insiste em aceitar mestiços e atípicos em sua criação e registros.”

Meus comentários: texto irretocável !!! Parabéns Fernando.

2 – Comentários recebidos do fundador do CAFIB e ex-presidente, Airton Campbell:

“Excelente sua argumentação sobre o Caso Thor.  Mas bastaria dizer que para o CAFIB o pedigree do CBKC-FCI não vale nada. Este assunto jamais aTHORmentará o CAFIB… rsrsrs”.

Meus comentários: isto mesmo. Inteligente trocadilho… Concordo com voce, mas acontece que tem umas pessoas que apesar de serem APENAS simpatizantes do CAFIB; de dizerem até que são sócias do CAFIB, sem serem; de possuírem Filas que não são aprovados pelo CAFIB, mas eles dizem que são e vendem como se fossem; de possuírem Filas que foram Aprovados com RESTRIÇÕES pelo CAFIB mas eles sonegam estas informações aos demais criadores e compradores, estas pessoas infelizmente ainda têm sua mente e comportamento muito arraigados ao BKC-CBKC-FCI. Eles sabem que o trio BKC-CBKC-FCI quase levou juntamente com os miscigenadores o Fila à extinção, que os outros clubes de Filas nunca lutaram pela preservação racial na Raça Fila, que jamais houve controle e seleção nestes clubes, que estes clubes não são “oficiais” e, MESMO ASSIM, CONTINUAM RACIOCINANDO COM A CABEÇA DO BKC-CBKC-FCI…  Que tristeza !!!

3 –  Comentários recebidos de Marcelo Zuliani:

“Tio Chico, eu já escutei muito de alguns criadores que como eu nunca criei, só falava besteira. Mas eles que criam ha anos, só criam besteira, falar o que né?? Rsrsr”

Meus comentários: ha muito tempo alguém não me fazia rir tanto como voce. Adorei sua frase: inteligente e objetiva. É isto mesmo, e “como criam besteira”, não é mesmo?  Ainda bem que existem as honrosas exceções. Pena que os criadores sérios e honestos de Filas Típicos do CBKC-FCI não se unam e chamem para si a responsabilidade de criarem apenas o Fila Típico no CBKC, separando-os dos cães da Raça Mastin Brasileiro (vide em  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html  ), dos atípicos e dos mestiços com pedigree !!! E se impondo frente ao CBKC-FCI dos quais nada recebem. Mas, sem dúvida, esta é uma das melhores frases do ano. Parabéns !!!

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (from Belgium) + CBKC; and also to FCI (from Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha). 

Abraços, Chico Peltier.

Post nº 112 – Tio Chico Informa nº 41 – Comentários sobre o “Caso Thor do Carlão” – Enviado em 20-07-13

Tio Chico Informa nº 41

Comentários sobre o “Caso Thor do Carlão”

Meus amigos,

1. Introdução:

Depois de quase um ano, volta a circular em alguns Facebooks comentários de que o Fila Thor do Carlão, que foi Aprovado na Análise de Fenótipo e Temperamento do CAFIB, ocorrida na V Expo de Itanhandu no dia 28/07/12, Sumula de Análise nº 5.201, teria um ascendente que seria de coloração preta.

Apesar destas postagens serem feitas nos Facebooks principalmente por meio de alguns “fakes”, isto é, por pessoas que não tem coragem de se identificar, usando assim nomes falsos para não serem responsabilizados pelos seus posts, serem também feitas por não sócios do CAFIB que desejam influenciar nas decisões do nosso clube  e, ainda, que o Certificado de Análise do CAFIB referente a Thor do Carlão em questão, seria do mesmo cão que recebeu do CBKC um pedigree em nome de um cão chamado King Br do Carlão, resolvi apurar este assunto.

2. Meus Comentários Políticos:

2.1. Este fato passou a ocorrer coincidentemente depois que Fernando Martins Lopes, Sergio Barral e Flavio Donizete Mancilha se afastaram do chamado Fila-CBKC. O Fernando saiu tranquilamente e, pelo que eu soube, doou seus “filas-mestiços”, comprou uma fêmea do CAFIB e escreveu um magnífico artigo que eu publiquei a respeito da divisão da Raça Akita em duas Raças, a fim de resolver o problema dos “akitas-mestiços”. Aliás, este artigo deveria ser lido e relido por aqueles que dizem amar a Raça Fila e pelos dirigentes do CBKC e da FCI. Nele encontra-se a solução para a grande confusão criada na Raça Fila, devido a mestiçagem nela encontrada até hoje e que é de responsabilidade única dos mestiçadores que a realizaram ilegalmente, dos seus herdeiros e do Sistema da FCI que jamais tentou evita-la e puni-la. Leiam clicando em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2012/08/15/post-no-23-tio-chico-informa-no-11-sobre-a-divisao-da-raca-akita-enviado-em-10712/ . Sergio se afastou com uma postura bem mais dura e crítica, a qual não me cabe aqui comentar. O Flavio saiu da SPFB, se associou ao CAFIB, passou a ser assíduo frequentador das nossas Expos, veemente defensor e divulgador da Filosofia de Criação do CAFIB e teve este Fila de sua propriedade chamado Thor do Carlão Analisado e Aprovado. Alem disto Thor do Carlão começou a ser muito bem premiado nas Provas de Temperamento (PT) do CAFIB.

2.2. Em minha opinião este desligamento triplo incomodou muito algumas pessoas do chamado Fila-CBKC. Aliás, Flavio teve que pedir mais de uma vez para ter seu nome retirado da página do site que apresentava a diretoria da SPFB. Alem disto o Flavio tem aquele jeito de brigão, apesar de ser um grandessíssimo boa praça, feliz da vida e que se diverte muito alfinetando alguns criadores do Fila-CBKC.

2.3. Assim, devo ressaltar que Thor do Carlão tem se apresentado muito bem e até ganho algumas PT em Expos do CAFIB. Penso que este fato incomodou ainda mais alguns criadores, já que esta característica esta infelizmente em declínio nos Filas e “filas” do CBKC, cujas expos frequentemente nem mais tem TT. Principalmente na Europa, aonde a FCI chegou até ao ponto de alterar a tradução da palavra “aversão” que consta no Padrão do Fila do CBKC em português para “indiferença” e “desconfiança” respectivamente no Padrão do Fila em inglês e espanhol !!! Basta comentar que um Fila da FCI pode ser Campeão Mundial sem passar por um TT !!!  Alias, até onde eu sei, nenhum criador do Fila-CBKC e/ou da SPFB reclamou desta falta grave de tradução ao CBKC. Leiam clicando em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/03/14/pos t-no-78-tio-chico-informa-no-29-sobre-o-temperamento-do-fila-brasileiro-ii-o-padrao-do-fila-traduzido-pela-fci-belga-versus-o-padrao-do-fila-cbkc-enviado-em-14-03-13/ .

3. Meus Comentários Técnicos:

3.1. Um dos motivos do CAFIB ter sido criado é justamente porque os fundadores e membros do CAFIB entendem que os pedigrees da Raça Fila emitidos pelo BKC-CBKC-FCI não são dignos de fé devido à mestiçagem e a falta de controle existente nestes clubes;

3.2. O enxerto, alteração, falsificação, troca de paternidade e outros termos que voces desejarem utilizar nos pedigrees do Fila do Sistema FCI, no entendimento do CAFIB, são muitos e realizados há quase 40 anos. Alem da mestiçagem este é um dos motivos de existirem neste clube os chamados “fila-atarracado, fila-toy, fila-pet, masttif-fila, napo-fila, fila-preto, fila-gigante, roitt-fila, blood-fila, e até o fila-aberraçãoe ainda, como eu apelidei décadas atrás, os filamarques e o fila-salada-genética”…

3.3. Ou seja, o documento chamado de pedigree que foi criado e é usado mundialmente para que os criadores tenham o conhecimento exato da origem de seus animais e assim possam  desta forma “ler” e “estudar” suas características, infelizmente, no Caso do Fila do BKC-CBKC-FCI e na opinião do CAFIB, não serve para absolutamente nenhuma destas finalidades;

3.4. Logo, o pedigree que circula em Facebooks como sendo do King Br do Carlão emitido pelo CBKC, não prova para o CAFIB absolutamente nada;

3.5. Nossa Análise de Fenótipo de Temperamento funciona como o antigo RI (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/5-Registro-Inicial-FILA-BRASILEIRO/5-1.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/5-Registro-Inicial-FILA- BRASILEIRO/5-2.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/5-Registro-Inicial-FILA-BRASILEIRO/5-3.jpg, http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/5-Registro-Inicial-FILA-BRASILEIRO/5-18.jpg e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/5-Registro-Inicial-FILA-BRASILEIRO/5-19.jpg  ou ainda veja mais documentos no menu do meu site intitulado “RI – Registro Inicial” clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/5.html ;

3.6. O RI foi infelizmente extinto pelo antigo BKC, por decisão de seu ex-presidente, Eugenio Henrique Pereira de Lucena, a fim de privilegiar os mestiços (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9-24.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.c om.br/fotos/1843.jpg) e http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1816.jpg ;

3.7. A Análise do CAFIB representa, portanto, o antigo RI – só que muito mais apurado e rigoroso e feito apenas por juízes especializados do CAFIB –, que jamais deveria ter sido extinto, já que o Fila é brasileiro, encontrava-se mais no interior do que nas cidades brasileiras, onde não havia nenhuma representação e facilidades do BKC. O Fila foi pelo CAFIB resgatado neste interior, assim como em algumas cidades e aprimorado. Assim foi se formando o nosso plantel inicial muitos anos atrás;

3.8. Se um Fila é Aprovado na Análise do CAFIB ganha um nº de Certificado de Análise. Mas isto não quer dizer que este Fila ganhou um pedigree vitalício do CAFIB;

3.9. Pois, conforme nossos Regulamentos, este Fila tem que provar por meio de seus acasalamentos com parceiros diferentes que reproduz e continua reproduzindo Filas típicos e que venham a ser Aprovados em futuras Verificações de Ninhada e Análises do CAFIB, provando assim a sua capacidade genotípica;

3.10.Já que as ninhadas do CAFIB passam obrigatoriamente pela Vistoria de Ninhada realizada e chipada por um juiz ou representante do CAFIB;

3.11. Assim estes filhotes são acompanhados para no futuro continuarem a formar nosso plantel, bem como validarem ou não o pedigree de seus pais;

3.12. O Fila-CAFIB tem que provar ser Fila via seus descendentes, pois caso não o consiga, será  eliminado do CAFIB juntamente com sua prole;

3.13. Logo, se Thor do Carlão reproduzir um cão preto ou atípico terá seu pedigree cassado e será eliminado do nosso plantel. Assim como qualquer outro cão no CAFIB.

4. Minha Conclusão:

4.1. Me preocupa e me surpreende que criadores não conheçam os Regulamentos básicos do CAFIB. Não tenho como julgar se trata-se de uma preocupação legítima ou apenas uma campanha difamatória;

4.2. Não tenho como apurar se estas postagens feitas também por “fakes” são movidas por inveja, ciúme, pelo simples desejo de tumultuar, de validar o “fila-preto” ou mesmo se são postadas por pessoas de boa fé, entretanto, mal informadas quanto a Filosofia de Criação do CAFIB. Para mim quem se utiliza de um nome falso para expor suas ideias, pois não tem coragem de discuti-las publicamente, se equipara aos baderneiros e vândalos que ultimamente tanto estrago tem causado em algumas cidades brasileiras, assim como à democracia. Eu que há quase 40 anos exponho minhas ideias e crenças sobre a Raça Fila e seus problemas de forma pública e transparente não aceito dialogar com pretensos criadores covardes.

4.3. Esta não é a primeira acusação deste tipo. Outros Filas do CAFIB, até mesmo campeões e reprodutores consagrados, já foram acusados no passado por criadores do Fila-CBKC de terem ascendentes pretos. Basta mencionar que já me enviaram até pedigree feito  a mão  apontando ascendente preto num Fila-CAFIB.Temos também o caso de pedigrees do mesmo cão, onde os ascendentes do CAFIB são diferentes dos encontrados no pedigree do CBKC. Sugiro que voce acredite no pedigree que voce preferir;

4.4. Nestes casos interpretei apenas como mais uma tola tentativa dos defensores do inexistente “fila-preto” tentar validar esta cor se utilizando destes artifícios ou, simplesmente, com o intuito de apenas atacar o CAFIB que há 35 anos denuncia e divulga a mestiçagem encontrada dentro de alguns canis do Fila-CBKC;

4.4. Desta forma, cabe ao Thor do Carlão, assim como a todos os Filas Aprovados nas Análises de Fenótipo e Temperamento do CAFIB comprovarem por meio de seus descendentes se são Filas.

5, Sendo assim, meus queridos amigos, finalizo com quatro comentários:

5.1. Não se trata de forma alguma de se perseguir ou proteger o Flavio e/ou o Thor do Carlão, mas sim de se cumprir os Regulamentos do CAFIB. Sem emoção, sem casuísmos e sem exceções;

5.2. Eu me sinto muito confortável em fazer estes comentários, já que em 1.977, um ano antes da fundação do CAFIB, eu fui o primeiro a denunciar e combater a miscigenação encontrada no “fila-preto”. Para tanto basta clicar em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7-Cao-Preto-x-Fila-Puro/7-1.jpg  e ler a carta que enviei para o Paulo Santos Cruz em 29/03/77, clicar em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7.html  e conhecer o menu do meu site intitulado “Cão preto versus Fila Puro” e, ainda, clicar em https://filabrasileirochicopeltierblog.wordpress.com/2013/07/12/post-no-107-perguntem-ao-tio-chico-no-47-a-ausencia-de-comentarios-do-livro-de-paulo-godinho-no-facebook-e-o-tal-do-fila-preto-enviado-em-120713/ para ler o que pensa o jornalista Paulo Godinho sobre o chamado “fila-preto”;

III – Aqueles que comentaram este assunto nos Facebooks de boa fé, genuinamente preocupados com a manutenção da pureza racial no CAFIB e mesmo aqueles que o fizeram com o único intuito de difamar e tumultuar, não devem se preocupar pois em breve, por meio de seus filhotes Thor do Carlão nos provará ou não se em seu DNA existe o de um “fila-mestiço-preto”. Como ocorre ha 35 anos no CAFIB com sucesso.

IV – Para o CAFIB o Fila tem que provar ser Fila não no papel, mas na pista onde é analisado seu Fenótipo e Temperamento e por meio de seus acasalamentos e ninhadas acompanhadas pelo CAFIB. Ou seja, como talvez dissesse num momento como este o meu querido e saudoso amigo Paulo Santos Cruz: “se voce gosta de papel, vá para a papelaria”…

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (from Belgium) + CBKC; and also to FCI (from Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha). 

Abraços, Chico Peltier.

 

Post nº 111 – Perguntem ao Tio Chico nº 48 – Mais uma grande tolice postada no Facebook — Godinho, a “Enciclopédia” que calou os NAM`s – A paquistanesa Malala Yousafzai e o Fila Brasileiro – Enviado em 18/07/13

Perguntem ao Tio Chico nº 48

Mais uma grande tolice postada no Facebook — Godinho, a “Enciclopédia”

                                     que calou os NAM`s – A paquistanesa Malala Yousafzai e o Fila Brasileiro.

Meus amigos e amigas, continuando com as nossas respostas…

153. Tio Chico, acho que temos mais uma grande tolice postada no Facebook. Será que voce poderia me ajudar a entender o que este criador do Fila-CBKC pretendeu dizer ao escrever: “Brasil meu Brasil brasileiro, de samba, futebol, branco, negro, índio, mulato e também de FILA BRASILEIRO. Brasil miscigenado, mas com integração e orgulho nacional. Poucos países no mundo tiveram a rica interação de diferentes raças e etnias. Desde a chegada dos primeiros portugueses assistiu-se à miscigenação em massa com os índios. Décadas depois com a chegada dos escravos negros formou-se uma população tri-híbrida. Assim nasceu o povo brasileiro…”?

Bem, pode ser apenas um texto ingênuo e ufanista, ou mesmo uma tentativa de poesia “nahive”. Penso que voce não deve ser tão rigoroso. Mas sou obrigado a concordar: esta mais para um “Samba do crioulo doido”, como dizia o saudoso Stanislaw Ponte Preta. Talvez ele tenha pretendido dizer — ou tentado sorrateiramente induzir e enganar subliminarmente o leitor deste textode que, devido ao fato do Brasil ter tido na sua formação racial a influencia de todas as raças humanas existentes, a miscigenação na Raça Fila deveria ser justificada e por todos aceita. Ou seja, entendo que segundo esta pessoa, a miscigenação na Raça Fila seria apenas um reflexo do que encontramos na população brasileira.

Infelizmente tem muita gente que por ignorância – ou malandragem — não consegue entender a diferença entre os Seres Humanos que devem e podem acasalar entre si, constituindo suas famílias e laços em harmonia em todo o mundo e não só no Brasil; com a existência de Raças animais especificas que são criadas, registradas e comercializadas dentro de um Padrão pré-determinado e para um fim, objetivo, função, comportamento, atitude, fenótipo e temperamento específico.

Penso que esta pessoa, caso tenha se pronunciado de forma honesta, não tem o discernimento suficiente para perceber a diferença entre os Seres Humanos e as Raças animais. Ora, se o que esta pessoa afirma fosse mesmo verdadeiro todas as Raças animais deveriam cruzar entre si.  Para ele, por que o Fila deveria ter sido apenas cruzado com o Mastiff Inglês, Mastin Napolitano e Dinamarques-preto? Por que não cruzar o Fila também com Bloodhoud, Rottweiler e São Bernardo? Por que não cruzar Pastores Alemães com Boxes e Dobermanns? Por que não cruzar araras com tucanos? Por que não cruzar Puro Sangue Inglês com Mangalarga? E assim por adiante, numa grande confraternização que levaria a extinção todas as Raças animais? Simplesmente porque estaríamos indo estupidamente contra tudo o que o mundo moderno e inteligente faz em prol da perpetuação de cada Raça e de nossa ecologia. Ora, levado o post desta pessoa às últimas consequências e num futuro próximo, um zoológico deveria ter apenas uma jaula com um único animal, o qual representaria a Grande Miscigenação Animal por este cidadão defendida. Não fique bravo, acho que trata-se apenas de uma pueril tolice.

Por outro lado, talvez este cidadão seja adepto do “vale tudo” e que a permissibilidade deva ser total, mas desde que ele continue em sua “zona de conforto” criando e vendendo os cachorros que ele tem no canil dele…

Finalizando, me recordo que já fui chamado de “racista” (rsrsrs) por denunciar que o “fila-preto” não existe e trata-se apenas de um mestiço… Ou seja, uma das maiores burrices já escritas contra mim… rsrsrs.

Quanto a definição “…população tri-híbrida…” usada por este cidadão, sugiro que voce pergunte ao próprio o que ele quis dizer. Quem sabe ele seja médico e possa te esclarecer? Afinal, “hibrido” é um ser diferente de “mestiço”, que de fato retrata nossa população… Alem do mais, geralmente o “hibrido” é estéril e, portanto, incapaz de reproduzir. Logo, não entendo como possa ser a população do Brasil formada de pessoas híbridas… (rsrsrs). Bem, quem sabe não deve ser a “evolução” – ou a “involução” — da medicina deste senhor…? (rsrsrs).

Concluindo, penso que este cidadão deve ser mais um pretenso criador que gosta muito mais dos cães que encontram-se dentro do canil dele do que da Raça Fila. Infelizmente, meu amigo, a tolice é uma praga… Recomendação: fuja para bem longe dela. E dele… (rsrsrs)

Finalizando, como diria meu amigo Ricardo Boechat: o Brasil brasileiro, de samba, futebol, branco, negro, índio, mulato e também de FILA BRASILEIRO. Brasil miscigenado não tem nada a ver com a mestiçagem na Raça Fila. “Não seja trouxa e não se deixe anestesiar pelos NAM`S.

154. Reina o silencio total e absoluto nos Facebooks que nada comentam com relação ao livro do Paulo Godinho. Soube até que houve uma acordo para que não se faça nenhum comentário… Conclusão: Godinho, a “Enciclopédia” que calou os NAM`s (Neo Apologistas da Mestiçagem) no Brasil e no Mundo, inclusive em Portugal…

Perfeito. Concordo plenamente.

155. Me lembrei muito do nosso Fila Brasileiro quando assisti na TV a matéria sobre a adolescente paquistanesa Malala Yousafzai que comemorou ontem (12/07/13) seu aniversário na ONU (Nota minha: Malala foi baleada a mando do Talibã quando saia de sua escola perto de Islamabad, Paquistão, pois os Talibãs não admitem que as mulheres estudem) quando ela discursou no plenário dizendo: Vamos pegar nossos livros. Os livros são as nossas armas mais poderosas. Um livro pode mudar o mundo. É verdade, Tio Chico: os livros mudaram o mundo. Por isto espero que o livro do Paulo Godinho sobre o Fila ajude os dirigentes do CBKC e da FCI a mudarem o fenótipo e o temperamento do Fila criado nestes clubes, tornando-os cada vez mais semelhantes ao do Fila Puro criado e preservado pelo CAFIB.

Perfeito. Voce esta certíssimo. Os documentos (= livros) do CAFIB foram muito importantes para há 35 anos resgatarmos o Verdadeiro Fila da extinção e preserva-lo tal qual o herdamos da Mãe Natureza. Nunca é tarde para recomeçar. Espero que Sergio de Castro e Rafael Santiago estejam atentos a estas necessidades, exatamente como ocorreu em passado recente com a divisão da Raça Akita.

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (from Belgium) + CBKC; and also to FCI (from Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado  primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha). 

Obrigado a todos, Chico Peltier.

Post nº 110 – Ask Uncle Chico No. 47 – Lack of comments on Paulo Godinho’s book on Facebook and the so-called “black-fila”… – Sent July.12th.2013

Ask Uncle Chico No. 47

Lack of comments on Paulo Godinho’s book on Facebook and the so-called “black-fila”…

My friends, in continuation with our answers…

152. Uncle Chico, I do not know if you’ve noticed, but there is no comment on Paulo Godinho’s book on Facebook. I think the NAM`s (i.e., Neo-Apologists of Miscegenation) are terrified because all pseudo theories they have advocated for years have been definitively debunked in this book… I think I found the reason talking with a friend of mine who uses Facebook, and who still keeps an old and beloved “ mix-bred fila” at home, despite thinking as a “cafibean”: he told me they have made a pact of silence. Chico, on Facebook I purposely quoted from Godinho’s book a couple of times under the pretext of answering some questions, but no answer was posted commenting on my mention of the book. It is as if Godinho’s book was unreal (lol). Just a breeder, whom I believe is from Europe, started to post for no reason at all, texts and photos disclosing the old and outdated Procópio do Vale’s book. But I’ll keep on trying, some time someone will have to post something about this book. Uncle Chico: such omission and shame!!!

Friend, as you know, I do not use Facebook, but it is true: omission is a terrible form of cowardice!!!

Maybe it is a European breeder of a the new breed called Mastin Brasileiro (please see  in English http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia_eng.html  ) who believes that he is breeding or pretending to breed the True Fila Brasileiro. Deep down, I am very sorry for these breeders, who were deceived but then were alerted after so many complaints and evidence of mix-breeding and then, ALREADY AWARE, remained in error. This is breeding “mestizos” and deceiving their buyers. CBKC and FCI.

Procópio do Vale is known worldwide as the “Father of Black Fila,” a dog that Paulo Godinho suggests should starts a new Breed, which would be called “Black Fila”. That is, these samples would be transferred automatically from Fila Breed to this new Breed, only where it was allowed to cross black dogs with black. Because “black-fila” is not Fila. Interestingly in his book Procópio says nothing about the so called (and nonexistent) “black- fila“. So, I ask: Why didn’t Procópio take advantage of such a great opportunity to reveal to the smallest detail to the whole cynophilia world where the black dogs, born in his kennel named Canil Kirimaua, located in Minas Gerais, come from, which he proclaimed were Filas? Why did he keep to himself and missed an excellent chance – in his very own book – to show the supposed “genetic work” (lol) made by him to get to the “black fila“? Well, my friend, because as we know this work was just systematically crossing dark brindle Filas with Great Danes (German Dog) black in color!!! And then cross them with Neapolitan Mastiffs, also black!! That is, such a “genetic work” is simply illegal mix-breeding, registered at CBKC-FCI as Fila to get to the more negotiable and appealing color there is in the world: the black color (see photos in http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1816.jpg  ). Therefore in the 70’s they started to emerge without any explanation for so many “harlequin filas.”… (see photos in http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1842.jpg, http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro/filastresstestpage15.jpg, and  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro/filastresstestpage14.jpg )  who were neglected and removed from the breeding by the miscegenators (dog mixers ) and who were not, for the most part, registered at the then BKC. But some of the “harlequin filas” who were born in the second and third generations, already with no control over the miscegenators, ended up being recorded at BKC and even appeared on the Analysis of Phenotype and Temperament of CAFIB. The “harlequin fila” is the greatest evidence of miscegenation of the “black fila”, since this color exists only in the Great Danes (German Dog).

Indeed, Procopians theses are a confusing tangle of nonsense, no logic and no conclusion that for decades I have nicknamed as “The Procopian Logic“. All these theories were already debunked many decades ago by Dr. Paulo Santos Cruz in newspaper No. 42 from CAFIB dated May/1983

(see in http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/10-Documentos-de-1980-a-1983/10_13/materia.html

) and myself in several articles, especially those found in the menu of my site entitled “Black Dog x Pure Breed Fila” (see in  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7.html ). [Note pls see a list of articles in English at the end of this article about the black-fila ]To refresh your memory I comment only the most comical and hilarious of these theories invented by Procópio, being completely unfounded,  unproven and getting nowhere, PROVING absolutely nothing: in order to defend his theory that the Fila would be a descendant of a European canine type and consequently also defend his invention that is the “black fila“, which was “fabricated” by him, Procópio wrote in the magazine Animais e Veterinária No. 42 (see in http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_32/doc_1.jpg and in English http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_33/materia.html ) PRESENTING NO ORIGINAL DOCUMENT BUT JUST COMMENTS AND TRANSLATION –  that during the invasion and subsequent attempt at colonization on the part of Dutch conqueror Maurício de Nassau in Pernambuco (a Brazilian State in the North of Brazil) back in 1650 “300 dogs shall be sent yonder…”

Well my friend, let’s read with due attention, which I believe the NAM `s have never paid to this vague, confusing and innocuous pseudo “theory”:

1. “…300 dogs…”: but what dogs? Of which Breed? With which characteristics of phenotype and temperament? Would they at least be molossos or not?

2. “… shall be sent …”: Well, then, “shall be” sent – have not been sent yet. Why didn’t Procópio bother to investigate and prove to the whole cynophilia community if these “300 dogs” were actually sent or not? How can the “Father of Black Fila” feel comfortable signing a theory that does not even acknowledges if these 300 dogs would have left or not their country of origin? Not to mention the logistics required to send 300 dogs across the Atlantic in the year 1650 during so many months of travel by sea. Why, even today it would still be very complicated transporting 300 dogs in a single jet, a journey of just over 10 hours, imagine this operation carried out on caravels from Europe to Brazil during many months with little food and water. If they had really been sent, how many of these 300 dogs would have survived this long crossing over the Atlantic Ocean? I once asked the famous Brazilian historian, Dr. Clarival Prado Valladares, the same who informed me about the existence in Colonial Brazil of the indigenous dog called Arambaré (see http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/6-Documentos-de-1977/6_17/materia.html plus some comments in English in http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/17-INGLES-FILA-BRASILEIRO/6.18.jpg ) who accompanied the Brazilians Tapuias Indians along the coast of Rio de Janeiro and Espírito Santo, and he told me not being aware of any record that Maurício de Nassau had ever brought dogs from Europe to Pernambuco.

But, as always, Procópio’s theories are very flighty, superficial and irresponsible. Do you remember the pseudo “filas” that were nothing but mutts, but Procópio wrote in his book that Filas were the dogs that accompanied the famous Brazilians Northeastern outlaws Lampião and Maria Bonita? (See in http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro/filastresstestpage05.jpg ). Or, still another invention of Procópio’s of such a “black fila”, called Zulu, that he categorically stated that it was a worthy representative of the “black fila“, but that its breeder and owner, the traditional breeder of Filas of Minas Gerais, Mr. Willian Frederick Chalmers, attested in writing being nothing but a simple mutt (see in http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro/filastresstestpage03.jpg ) ? Well, my friend, that is how it works what I ironically call the “Procopian Logic“. Which, in fact, is neither logical nor reasonable. It’s just a bunch of irresponsible mumble-jumble in order to validate the invention and manufacturing made by Procópio of the so-called “black fila”!!

3. “… shall be sent yonder …”: Well, to close this great Procopian mess he asserts that such dogs “… shall be sent yonder …” . But “yonder” where Procópio…??!!

My conclusion; This “Procopian Logic” shall only be bought by those are really too naive or those who still own “black filas” and wish to keep on selling them. As the arguments of the book by journalist Paulo Godinho on the “black fila” are simply irrefutable, the NAM’s (Neo Apologists of Miscegenation) prefer to omit themselves or induce the naive and foolish breeders, publishing posts of Procópio’s book that is now completely outdated and debunked.

Why, Procópio invented the “black fila” and because of this had to invent a “theory”, even without substance and commitment to the truth, to justify it. The same way that João Batista Gomes, former president of the Clube Paulista do Fila Brasileiro, forerunner of today’s club called SPFB, was largely responsible for the mixing of Filas with dogs from the English Mastiff breed and that, likewise, Procópio, in order to justify his breeding, invented the “theory” of the  Fila Terceirence  – i.e., a Portuguese Island near The Açores — (see  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1843.jpg , http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9-24.jpg and  http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-14/Page6.html

That’s all there is. Whoever is a naive or silly breeder, and accepts these two “theories” that claim to justify miscegenation and “mestizo-filas” which unfortunately are still found today in the stock of the CBKC and FCI Fila. If they are not naive or silly and are not afraid to study, I suggest that they learn the True History of the Fila Brasileiro in CAFIB’s site, in my site, on my blog and also by reading the masterful book by Paulo Godinho which was sponsored by CBKC in the person of its president Sergio de Castro, to whom I once again thank for such a noble, brave and smart act. After all, we must remember that Sergio was never directly involved in the mixing of the Fila Breed.

The importance of Paulo Godinho’s book is such that it is already duly signed for the following libraries: CBKC, American Kennel Club, The Kennel Club (England), Societe Canine de France, the Norwegian Kennel Club, German Kennel Club, Our Dogs (England magazine). And more: the president of the FCI himself, Mr. Rafael Santiago, recently requested a copy for the FCI library itself. However, meanwhile, the NAM’s (Neo Apologists of Miscegenation) cowardly pretend that the book of Paulo Godinho is not real, in a vain attempt to conceal the miscegenation under the carpet, I mean, under the kennel!!

In summary: as recently mentioned by a member of the “Old School” of CAFIB who 35 years ago helped rescue from extinction and preserve the Fila, as we inherited it from Mother Nature: “The silence of the NAM`s (Apologists of Neo Miscegenation) only confirms the truth contained in Godinho’s book. “

Special Note:

Would you please see bellow several articles — all of them in English — about the black-fila on the Menu of my site in the major link: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/1-eng.html

– my Open Letter dated 1.978: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-14/Page6.html

– Foundations of the FBCA: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/6-Documentos-de-1977/6-15.jpg

– What do You Prefer?: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila-brasileiro/index.html

– Iron made by Wood: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_7/materia_eng.html

– Black dogs with Fila FCI pedigrees: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/22-fila-brasileiro-3ENG.html

– Where is FCI: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/30-23e.JPG

– Mastin Brasileiro Breed: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia_eng.html

–  Best and Worse: http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_114/materia_eng.html

NOTE: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (from Belgium) + CBKC; and also to FCI (from Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado  primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha). 

 

Thank you all, Chico Peltier.

 

 

Post nº 109 – Tio Chico Informa nº 40 – 6ª. Expo de Itanhandú – MG – Enviado em 16-07-13

Tio Chico Informa nº 40

6ª. Expo de Itanhandú – MG

Meus amigos,

No último dia 14 foi realizada mais uma Expo do CAFIB. Desta vez foi na cidade mineira de Itanhandu, num lindo dia de sol e aos pés da famosa Serra da Mantiqueira. Esta cidade, durante o Ciclo do Ouro, foi caminho dos tropeiros, por onde passavam as riquezas das minas com destino a Coroa Portuguesa. Nesta cidade esta sediado um dos mais tradicionais Canis do CAFIB, com mais de 60 Filas, administrado por Cintia e Gerson Junqueira. Cintia ajudou seu marido Gerson a realizar um sonho de criança: ser um grande criador de Filas Puros, fato que está no seu DNA, visto que Gerson é sobrinho de Pedro Ribeiro Junqueira de Souza, o lendário Pedrinho do Engenho, precursor na criação de Filas no Sul de Minas Gerais, berço do Fila.

A Expo foi realizada na Fazenda Guapiara, de propriedade do pai da Cintia, numa área entre a centenária sede e o alambique que produz uma excelente cachaça artesanal, a famosa e premiada Cachaça Guapiara que é exportada para os Estados Unidos e diversos países da Europa.

A nossa querida família Campbell teve que se virar: Mariana julgando e Airton auxiliando na pista. Nosso querido Jonas “O Voz de Trovão” Iacovantuono viçou na Secretaria juntamente com Cintia, pois da Análise de Fenótipo e Temperamento que antecedeu a Expo participaram 17 cães, sendo 15 Aprovados e um reprovado por atipicidade e outro por falta de temperamento. Da Expo participaram 46 Filas, sendo assim um sucesso em presença. As excelentes fotos são da própria Cintia.

O veterinário responsável foi o Washington, da cidade de Guaratinguetá, que além de fazer a leitura e colocação dos chipes foi o cobaia da Expo. O cobaia da Análise foi o nosso querido Quinzinho, o famoso Dr. Joaquim Liberato Barroso. Compareceram Filas de MG (Itanhandu, Belo Horizonte, Varginha, Juiz de Fora, Patrocínio, Aiuruoca e Lagoa Santa), do RJ (Quatis, Valença e Mendes) de SP (Jacareí, Guaratinguetá, Cruzeiro, Suzano e Guarulhos) e de Brasília.

Resultado desta Expo:

Melhor Fêmea: Cuba Fila Roots. Proprietário: Canil Fila Roots

Melhor Macho: Zenon do Itanhandu. Proprietário: Canil Itanhandu

Melhor Cabeça: Tirano do Alto Quatis. Proprietário: Canil Alto Quatis

Melhor Temperamento: Igapó do Acangussu. Proprietário Elmo Lopes

Além dos criadores e amigos Fernando Martins Lopes – Canil Anauê – Suzano – SP, Felipe Medeiros – Cruzeiro-SP, Flavio Mancilha de Jacareí-SP, Cristovão Giancotti – Belo Horizonte, Tarley Paiva – Varginha, Rodrigo e Brenda – Patrocínio-MG, Fausto Roger de Aiuruoca-MG, Fabiano Nunes do Canil Jawa de Guaratinguetá-SP, Half Marassi do Canil Alto Quatis de Quatis-RJ, Alexandre Canedo do Canil ACM de Mendes-RJ,  Thiago Rodrigues do Canil Fila Roots de Brasília-DF, Joaquim Liberato Barroso do Canil Boa Sorte de  Valença-RJ, Roberto Neves Junior de Guarulhos –SP, Fabio Loures de Itanhandu-MG, Giovani Eder do Canil Itapuã de Aparecida-SP, Nelson Fernandes do Canil Mantiqueira de Cruzeiro-SP, Silvio Luiz de Cruzeiro-SP, Kalenin de Santos-SP, Erica Mota de Lambari-MG, Giovanni, Aparecida – SP e mais outros vistantes que prestigiaram e assistiram até ao final este maravilhoso evento, ressaltamos também a presença de Ibrahim Chaib de Souza e Maria Célia Chaib de Souza Bernardes, filhos do legendário Pedrinho do Engenho, primos do Gerson.

Ao final da Expo, Gerson pediu aos filhos do Pedrinho do Engenho que entregassem os principais Troféus da Exposição e isso os deixou tão emocionados que o Ibrahim fez um belíssimo discurso de agradecimento ao Gerson, a Cintia e ao CAFIB por perpetuar a existência do Fila Brasileiro Puro, Raça que o seu pai ajudou a formar enviando diversos exemplares para o Dr. Paulo Santos Cruz.

Após a Expo, como sempre, foi servido uma saborosa feijoada elaborada pela cozinheira que trabalha há muitos anos na família e doces caseiros mineiros, coroando assim este dia de grande confraternização para o CAFIB e todos os presentes.

Para ver as fotos tiradas e organizadas pela Cintia basta clicar no excelente trabalho de divulgação feito pelos organizadores desta Expo em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.662350887127539.1073741835.100000579002133&type=1&l=bd6d40ab18

Como sempre nas Expos do CAFIB a tônica é a excelente homogeneidade do plantel apresentado. Pena que isto não ocorra em outros clubes de Fila e “filas” !!

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (from Belgium) + CBKC; and also to FCI (from Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha).

Abraços, Chico Peltier.

Post nº 108 – Tio Chico Informa nº 39 – Fernando Zanetti, um “fila-preto” e os Facebooks – Data 16/07/13

Tio Chico Informa nº 39

Fernando Zanetti, um “fila-preto” e os Facebooks

Meus amigos,

As fotos abaixo têm circulado em alguns Facebooks. Como sempre os NAM`s (Neo Apologistas da Mestiçagem), que não tem nenhum compromisso com a verdade, já que sua grande preocupação é defender a todo o custo os mestiços com pedigree de Fila que se encontram dentro de seus canis, bem como suas ninhadas à venda, estão insinuando maldosa e mentirosamente que este cão preto é de criação e propriedade do nosso querido Fernando Zanetti.

Não é. Nem de criação, nem de propriedade do Zanetti.

Este cão de cor preta compareceu em 7/04/13 a nossa 25ª Expo Fila de Amparo e 92ª Nacional  de Amparo e se inscreveu para a nossa Análise de Fenótipo e de Temperamento. Nesta Análise foi reprovado fenotipicamente pois apresentava diversas falhas. Alem disto, foi reprovado no item Temperamento já que, como demonstra claramente as fotos, ao invés de ter “ojeriza a estranhos” como determina o Padrão do CAFIB, demonstrou enorme docilidade ao ponto de se deixar tocar pelo juiz Fernando Zanetti e até passeou com este sozinho. Fernando, que analisou este cão, conversou educada e tecnicamente com seu proprietário que entendeu perfeitamente a Filosofia de Criação do CAFIB, se sentiu respeitado, bem atendido e esclarecido. Tanto que ficou juntamente com toda a sua família e amigos até quase o final desta Expo e fez uma mesa com aproximadamente 10 lugares no restaurante do evento. O proprietário deste “fila-preto” e seus acompanhantes escutaram atentamente as comemorações dos 35 anos do CAFIB quando discursaram nosso presidente, Luciano Gavião, o presidente do UNIFILA, Marcus Flávio Vilasboas Moreira que nesta oportunidade homenageou o CAFIB com uma linda placa e, finalmente, escutaram as palavras do Tio Chico que fez um resumo da história do CAFIB. Tudo transcorreu de forma extremamente civilizada, educada e transparente, como infelizmente nem sempre ocorre  em algumas Expos do Fila-CBKC.


Foto fila-preto e FZanetti n. 3 - Abr-13Foto fila-preto e FZanetti n. 3 - Abr-13

Foto fila-preto e FZanetti n. 1 - Abr-13Foto fila-preto e FZanetti n. 4- Abr-13

Quem é Fernando Zanetti?

Sua familia começou a criar Filas muito antes da fundação do CAFIB. Em 1.972 Fernando fundou o Canil Araceporanga (Campinas-SP) que teve enquanto foi sócio do BKC três Filas campeões com títulos outorgados por este clube. No ano de 1.979, isto é, um ano após a fundação do CAFIB,  Fernando participou  de uma palestra  realisada  pelo Dr. Paulo Santos Cruz e teve seu canil visitado pelos fundadores do CAFIB.

Para quem não sabe: nos primeiros anos do CAFIB, nossos fundadores percorreram o Brasil do Nordeste até o Sul em busca de Filas típicos levantando assim o plantel nacional de Filas, ou seja, fora do âmbito do então BKC, que naquela época priorizava os mestiços de Filas com Mastiff Inglês, Mastin Napolitano e Dinamarques-preto, a fim de aumentar seu faturamento, em detrimento da única Raça brasileira reconhecida internacionalmente. Nenhum outro clube se preocupou até hoje em fazer um levantamento deste tipo. O fruto deste levantamento serviu de base para a criação do CAFIB. Fernando, ao tomar conhecimento da Filosofia de Criação do CAFIB e já tendo notado que cada vez mais mestiços compareciam e ate eram premiados nas Expos do BKC, imediatamente abandonou o BKC, seus pedigrees e títulos e se transformou num dos mais ativos membros do nosso clube.

Foi presidente do CAFIB por dois mandatos, é juiz, articulista e faz parte da seleta Velha Guarda do CAFIB.

Pessoalmente Fernando é advogado, sócio de uma metalúrgica em Campinas, antiquário, orquidário e recebeu de mim o carinhoso apelido de “O Esgrimista dos Facebooks” local onde Fernando se especializou em desmascarar mentirosos e mentiras. Ou seja, desmascarar os NAM`s (Neo Apologistas da Mestiçagem).

Conclusão: sabe quando Zanetti teria ou criaria ou “fila-preto” ou BLACK AND TAN? JAMAIS !!!

Note: as I have always done with all emails sent in the past, this was also sent primarily to those responsible for FCI (from Belgium) + CBKC; and also to FCI (from Spain)

Nota: como sempre fiz com todos os emails que enviei no passado, este também foi encaminhado primeiramente para os responsáveis pela FCI (da Bélgica) + CBKC; e para a FCI (da Espanha).

Abraços, Chico Peltier.