Post nº 51 – Tio Chico Informa nº 6 – Melhores e Piores de 2.011 – Enviado 9/12/11

 Tio Chico Informa nº 6

Meus amigos, o fim do ano se aproxima. Portanto e é chegada a hora dos…

Melhores e Piores de 2.011

Nota 1: este meu texto foi finalizado em 23/11/11 e encaminhado para a tradução. Ou seja, antes do Tio Chico receber a informação do Roberto Sene de que o CBKC, com o aconselhamento técnico do CBRFB, instituiu o APR (Apto para Reprodução) para o Fila pela Circular do CBKC 122/11. Parabenizo estas entidades, especialmente Sergio de Castro e Roberto Sene, já que desde o lançamento do meu site em maio/09 venho sugerindo veementemente a aplicação deste conceito de seleção. Espero que este APR venha a ser semelhante à Analise de Fenótipo e Temperamento que existe no CAFIB há 34 anos com enorme sucesso. Fico no aguardo da Regulamentação do CBKC e início da aplicação deste APR a fim de conhece-la  na prática. Espero que uma nova Era esteja começando no Fila-CBKC. Parabéns a todos os fileiros.

Nota 2: infelizmente o APR do Fila-CBKC foi apenas um sonho e nada aconteceu…

1. Melhores Lançamentos:

1.1. Sem dúvida, o recém lançado novo site do Canil Itanhandu (vide http://www.cao-filabrasileiro.com/ ), realizado pelo casal Gerson e Cintia Junqueira de Barros, fundado em 1.986 e um dos mais importantes criadores do CAFIB. Este site foi criado com a importante assessoria de um dos mais antigos criadores de Fila, que em 1.987 cansado da mestiçagem, conheceu o CAFIB, tornou-se fundador do CAFIB Vale do Guaratinguetá-SP e em 1.993 formou-se juiz do CAFIB: Jonas Tadeu Iacovantuono. Neste site voces não podem deixar de ler a introdução escrita pelo próprio Jonas ( http://www.cao-filabrasileiro.com/#!__fila-brasileiro-cafib ) e, especialmente, o link “Desqualificação por Miscigenação” ( http://www.cao-filabrasileiro.com/#!__fila-brasileiro-desq )  onde de forma extremamente didática é demonstrado visualmente a mestiçagem do Fila com cães das raças Mastiff Inglês, Mastin Napolitano e Dinamarquês-preto (ou Great Dane / Dogue Alemão). Como sabemos, uma das maiores causas da mestiçagem foi o grande desconhecimento de criadores de Filas que nas décadas de 1.970 e 80 não conheciam estas 3 raças. Para a maioria deles estes cães se restringiam a serem apenas Molossos, não sendo capazes de enxergar as enormes diferenças existentes entre estas 4 raças. Por isto creio que este link no site do Canil Itanhandu é imperdível e deve ser estudado em profundidade por aqueles que desejam conhecer a Verdadeira História do Fila.

Importante:

a – Este site é mais um que comprova a mestiçagem e foi muito elogiado publicamente até mesmo por dirigentes da SPFB e Conselheiros do Conselho Brasileiro da Raça Fila Brasileiro (CBRFB) do CBKC. Entre eles Roberto Sene e Virgílio Orsi.

b – Este site é mais uma ferramenta que comprova a existência da mestiçagem. Logo,  comprovada esta existência, não adianta dirigentes do SPFB e CBKC apenas reconhecê-la, permanecendo de braços cruzados, sem reparar este terrível dano. Creio que estes dirigentes têm a obrigação de excluir imediatamente todos os mestiços com pedigree de Fila do CBKC do plantel de Filas destes clubes.

c – Informo ainda que o site do Cafib estará disponibilizando  o Padrão Visual  oficial do Fila em nosso Clube. 1.2. Lançamento do “Perguntem ao Tio Chico” que esta na edição nº 10 e do “Tio Chico Informa” que encontra-se nesta edição nº 6, ambos repletos de argumentação e documentação verdadeira sobre o nosso Fila ( http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/22.html ). Meus artigos sempre apresentam uma firme contra-argumentação às teses falsas previamente emitidas por aqueles que estavam mal acostumados a postar qualquer tolice e mentira na web sem receberem a devida admoestação e puxão de orelha. Estas pessoas são os assim chamados “NAM” (Neo-Apologistas da Mestiçagem).

2. Grande Melhoria no Fenótipo de Fotos de Filas Postadas no Facebook:

Diversas fotos de Filas com muito bons fenótipo passaram a ser postadas no grupo de Facebook denominado “Fila Brasileiro Seleção com responsabilidade” a partir de setembro de 2.011. Ficamos felizes em tomar conhecimento que muitos criadores de Fila da SPFB e CBKC estão deixando de lado os cães dos tipos e variedades por eles mesmos denominados de “fila-atarracado, fila-basset, mini-fila  e fila-toy” e eu acrescentaria ainda os filas dos tipos gigante, preto, aberração e salada-genética em prol do verdadeiro fenótipo do Fila Brasileiro. Muitos criadores passaram a expor neste Facebook fotos de Filas com uma melhor tipicidade, que em muito lembram a homogeneidade apresentada nas Análises e Expos do CAFIB como, por exemplo, a realizada em Quatis-RJ no dia 23/10 e disponibilizada no link http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_107/materia.html  do meu site. Muitos destes criadores me enviam confidencialmente fotos dos seus Filas para que eu os avalie e eu fico muito feliz em observar que a grande maioria seria aprovada pelo CAFIB em nossa “Análise de Fenótipo e Temperamento” ( http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila_brasileiro-cachorro.html ). Assim, nossos parabéns a estes criadores de verdadeiros Filas membros da SPFB e do CBKC.

3. Maiores chutes, lorotas e invencionices alegadas pelos NAM:

3.1. A invenção por parte dos Neo-Apologistas da Mestiçagem (NAM) de um documento denominado “Carta dos Holandeses”, onde teria se baseado a teoria de Procópio do Valle (também conhecido como o “Pai do fila-preto”) que dizia que o Fila teria em suas origens e formação um cão trazido pelos holandeses durante a permanência de Mauricio de Nassau no Brasil. Amigos, desde maio deste ano aguardo que os Neo-Apologistas da Mestiçagem (NAM) me enviem cópia do original desta carta. Eu sempre que cito um documento me apresso para disponibilizá-lo a todos. Os NAM ao contrário, falam qualquer tolice, mas não comprovam nada… Mas a única tradução, não o texto original, me foi apresentada há muitos anos atrás pelo meu querido Procópio do Valle no meu escritório. Isto mesmo: sempre nos demos muito bem. Não éramos inimigos e discordávamos sempre de forma educada… Por meu intermédio ele convidou o CAFIB a ter uma participação especial em seu livro. Tenho toda a documentação arquivada, mas isto é outra história… O documento do Procópio trata-se apenas de um texto que jamais foi apresentado em seu original e que dizia somente que “300 cães serão enviados para lá…” Logo, se estes 300 cães foram ou não enviados e para onde, ninguém sabe. Que tipo de cães seriam estes, também não… Ou seja uma pseudo teoria completamente sem sentido e tão comum nos escritos do Procópio do Valle. Por favor, não tenham receio e leiam meus esclarecimentos sobre este assunto na pergunta nº 16 do “Perguntem ao Tio Chico nº 2 clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/materia_80_port.html. Da minha parte continuo aguardando a gentileza dos NAM (Neo-Apologistas da Mestiçagem) de me enviarem uma copia do original deste documento… É muito fácil inventar documentos e não se responsabilizar pela apresentação dos mesmos. Pura irresponsabilidade a fim de enganar os ingênuos que não se preocupam em checar os dados, nem gostam de estudar. O Tio Chico não trabalha desta maneira: eu apresento os documentos. Mas também os cobro…

3.2. Totalmente desesperados os NAM tentam utilizar como desculpa a palavra “pardalusca”. Mas esta palavra não existe, conforme meus dois amigos presidente e diretor da Academia Brasileira de Letras, alem do dicionário desta mesma Academia.

3.3. Ainda desesperados e desrespeitando a história e os fatos os NAM resolveram mesmo sem Procuração se desculpar pela exclusão do CBKC do Ministério da Agricultura (MAPA) em 2.010, exatamente conforme já havia ocorrido em 1.980 com o BKC com esta pérola de invencionice: o CBKC não foi excluído, mas sim “abdicou” do MAPA… Claro, meus amigos, o CBKC “abdicou” de todas as suas prerrogativas graciosamente… Que desculpa mais ridícula…

3.4. Na busca desenfreada por qualquer desculpa os NAM anteciparam em 3, repito, 3 anos a eleição do Clube Paulista do Fila Brasileiro-SP, mentindo na tentativa de fazerem crer que o CAFIB foi criado apenas como uma revanche à esta eleição… Os NAM esquecem que o mundo fileiro sabe que o CAFIB foi criado como uma reação a mestiçagem ilegal, predatória e sem controle imposta à Raça Fila. Mais detalhes abaixo no item 4.14.

4. Melhor Consolidação dos “Piores Argumentos e Declarações Falsas” emitidas pelos Neo-Apologistas da Mestiçagem (também conhecidos como os “NAM”) abaixo; seguida imediatamente dos “Melhores Contra-Argumentos e Declarações Verdadeiras”, emitidos por mim:

Nota 1: Amigos, como os NAM costumam insistir cansativamente em suas mentiras e desculpas esfarrapadas, esta Consolidação alem de esclarecer definitivamente erros e mentiras repetidas mil vezes, servirá também como uma REFERÊNCIA. Desta forma, quando os NAM voltarem a afirmar que a eleição no CPFB (Clube Paulista do Fila Brasileiro) se deu em 1.975 e não em 1.978; quando voltarem a citar a “Carta dos Holandeses” sem apresentar uma cópia dos seus originais e tantas outras tolices,  apenas faremos referência a esta CONSOLIDAÇÃO, sem necessidade de voltarmos a este temas cansativos e ultrapassados.

Nota 2: Tio Chico responde e REAGE sempre após o lançamento de novos pseudo-artigos, meias-verdades, versões falsas, equívocos e grosserias escritas pelos NAM que insistem em defender os mestiços de fila que possuem em seus canis:

4.1. Afirmação dos Neo-Apologistas da Mestiçagem (NAM): o que importa mesmo é melhorar as funções no Fila…

Comentário do Tio Chico: o Fila, assim como qualquer Raça animal, deve ser aprimorado com o objetivo de se aproximar cada vez mais do ideal do seu Padrão, como um todo. “Função” é apenas uma parte deste todo. Nota: é mandatório que se exclua (= aplicação do APR – Apto para Reprodução) imediatamente os mestiços (chamados por membros do CBKC de “fila-atarracado, fila-basset, mini-fila  e fila-toy”, e os filas do tipo gigante, preto, aberração e salada-genética) do plantel de reprodutores da SPFB-CBKC;

4.2. Triste afirmação dos Neo-Apologistas da Mestiçagem (NAM), pretendendo provar a existência do assim chamado “fila preto”: “Brasil é um país tropical e a cor predominante encontrada nos primatas brasileiros é a cor preta (!!!???)… ”

Comentário do Tio Chico: perdoem-me, mas prefiro nem comentar esta sandice…;

4.3. Afirmação dos Neo-Apologistas da Mestiçagem (NAM) a fim de justificar a inexistência de controle e seleção em clubes de Filas e “filas” do CBKC-FCI (lembrem-se fila com “f” minúsculo = mestiços) sobre a inexistência do APR…

Comentário do Tio Chico: perdoem-me, mas esta necessidade é tão importante e óbvia na Raça Fila, justamente por ter sido esta a Raça que foi mais miscigenada em todo o mundo, com o conhecimento da FCI, que sequer é necessário qualquer explicação diante desta tola desculpa dos NAM, que apenas desejam continuar protegendo seus mestiços em detrimento de tantos verdadeiros Filas que compõe o plantel da SPFB-CBKC;

4.4. Afirmação dos NAM que de forma insistente alegam que Paulo Santos Cruz tinha que ter entrado na Justiça na década de 1.970 contra os mestiçadores…

Comentário do Tio Chico: esta insistente desculpa esfarrapada em nada altera a existência da mestiçagem, conforme diversos depoimentos de dirigentes e criadores do CAFIB, BKC, FCI, CBKC, UNIFILA e da própria SPFB, alem de jornalistas e juízes (vide lista completa no próximo item 4.18). O fato do CAFIB e Paulo Santos Cruz terem preferido resolver estas pendências nos clubes, pistas e canis em nada absolve o crime de mestiçagem cometido e reconhecido por tantos. Bem como as nefastas conseqüências da mestiçagem que persistem infelizmente até hoje na criação do Fila-CBKC, já que muitos o chamam de “fila-atarracado, fila-basset, mini-fila  e fila-toy”…  Vejam inúmeros ofícios do CAFIB dirigidos ao BKC e FCI denunciando a mestiçagem e cobrando providências na pergunta nº 10 do “Perguntem ao Tio Chico nº1” clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/materia_75_port.html;

4.5. Afirmação dos NAM de que uma mentira repetida mil vezes acaba virando verdade… Comentário do Tio Chico: penso que os NAM chamam seus próprios leitores de idiotas..;

4.6. Afirmação dos NAM como mais uma tentativa de se fazer acreditar que, segundo Procópio do Valle, o vira-lata Zulu — de cor preta — e de propriedade do criador de Filas de MG, Frederick Chalmers, fosse um verdadeiro Cão de Fila…

Comentário do Tio Chico: meu querido Procópio do Valle se “esqueceu” de ler no verso da foto do Zulu o que foi escrito pelo próprio Sr. Chalmers: “Mestiço de diversas raças”… Logo, o cão Zulu, que era o grande garoto propagando do assim chamado “fila-preto” fabricado pelo Dr. Procópio do Valle, era na verdade um vira-lata;

4.7. Afirmação dos NAM no sentido de se evitar comentários sobre a minha proposta de criação da Raça Mastim Brasileiro, inclusive com a criação das Variedades Gigante, Standard, Pequena e Preta…

Comentário do Tio Chico: verifica-se o enorme receio de conversarem abertamente sobre a grande solução para alguns canis de fila (“f” minúsculo = mestiço…) ligados ao CBKC. Medo, puro medo de re-avaliarem seus plantéis. Como fizeram os criadores do CAFIB;

4.8. Desculpa dos NAM sobre a existência de uma tal “cinofilia oficial” ( = CBKC) tão apregoada por aqueles que não conseguem seguir a Filosofia de Criação do CAFIB…

Comentário do Tio Chico: na ausência total de argumentos para validar os mestiços que ainda encontram-se em canis, os NAM inventam qualquer desculpa. O CAFIB foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura (MAPA) em 23/04/80, conforme publicado no Diário Oficial da União e, desde 1.978, resgatou e preserva o Fila Puro, analisando-o (= APR), controlando-o, selecionando-o, registrando-o e tendo nosso pedigree reconhecido como digno de fé. Enquanto isto o BKC foi excluído do MAPA em 1.980 (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/13-CAFIB-X-MA/13_3/materia.html) e o CBKC foi excluído em 2.010 (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_79/materia.html ). Aliás, o CBKC foi fundado somente em 1.979 e só começou a funcionar em 1.980. Isto é, quase dois anos após a fundação do CAFIB. E isto depois de transferir os ativos do BKC… Mas isto é outra história… Portanto, se voce deseja apenas brincar e fingir que cria a Raça Fila, ok. Siga em frente e seja feliz;

4.9. Desculpa dos NAM de que o CBKC “abdicou” de seus direitos e prerrogativas junto ao Ministério de Agricultura…

Comentário do Tio Chico: pela segunda vez o CBKC-BKC foram excluído do Ministério da Agricultura. Os NAM são tão prepotentes e arrogantes que pretenderam modificar até o sentido do verbo “abdicar”…;

4.10. Afirmação dos NAM que de forma tola e superficial chamam o CAFIB de clube dissidente…

Comentário do Tio Chico: desconhecem o correto significado da palavra “dissidente” e, pior, tem preguiça de pesquisar no dicionário. O mundo esta repleto de dissidentes notáveis. Agora mesmo milhares deles criaram a Primavera Árabe e estão depondo dirigentes mentirosos e prepotentes que há anos mantinham seus Povos sob o domínio da mentira. Que nem os NAM. Parabéns a todos aqueles criadores de Fila do CAFIB, da UNIFILA, da SPFB e do CBKC que são dissidentes da prática da mestiçagem !!!

4.11. Afirmações dos NAM desvalorizando o fato do BKC, CBKC e FCI jamais terem investigado um único canil ou criador denunciado pelo CAFIB e jamais terem se preocupado em apurar as denuncias apontadas pelo CAFIB; em frontal desacordo com os regulamentos da FCI onde, segundo “Statutes of the FCI” (vide site da FCI em http://www.fci.be/uploaded_files/97-2009-annex1-en.pdf ), estes três clubes somente podem registrar e expor cães de Raça Pura…

Comentário do Tio Chico: trata-se de outro grande receio destes três clubes fazerem o seu “mea culpa” e corrigirem os destinos do Fila da mesma forma que fizeram civilizadamente com a Raça Akita, criando as raças Japanese Akita e American Akita. Ou seja: mantendo a Raça Fila e criando a Raça Mastim Brasileiro…;

4.12. Desculpa dos NAM de que filas mestiços não são mestiços, mas sim apenas cães atípicos…

Comentário do Tio Chico: trata-se apenas de mais uma desculpa esfarrapada a fim de enganar o criador ingênuo e proteger o plantel ainda existente de mestiços. Afinal, quem deseja ser criador de fila-atípico? Ou de qualquer outro animal “atípico”? Meus amigos, na verdade os NAM amam mais seus mestiços do que a Raça Fila !!! Será que quando vendem seus filhotes informam que são filas “atípicos” dando generosos descontos ???

4.13. Afirmação dos NAM de que não esta havendo renovação no quadro de juízes do CAFIB, poisuma “menina” de 20 anos foi improvisada para julgar a Expo de Guaratinguetá em 2.010…

Comentário do Tio Chico: esta “menina” tem 37 anos, é veterinária formada há 13 anos, cresceu junto aos Filas-CAFIB dos seus pais que são proprietários do Canil Parque do Castelo-SP e tem julgado com grande sucesso exposições do CAFIB. A última foi a 8ª Exposição do CAFIBE realizada em 29/10/11 na cidade de Elche na Espanha. Na véspera esta “menina” realizou uma “…das melhores palestras sobre Fila realizadas em solo Ibérico.” conforme afirmou Jaime Pérez, presidente do CAFIBE-Espanha. O tema foi “O Trem Traseiro no Fila” e o nome desta juíza é Mariana Campbell;

4.14. Desculpa dos NAM na tentativa de alterar mentirosamente a data da eleição do “Clube Paulista do Fila Brasileiro”, modificando-a sem nenhum pudor e respeito à verdade histórica de 1.978 para 3 anos antes, isto é para 1.975. O objetivo é iludir os novos e ingênuos criadores da SPFB-CBKC, fazendo crer mentirosamente que a criação do CAFIB em 1.978 foi apenas uma egoísta e particular revanche de Paulo Santos Cruz a este Clube, 3 anos depois deste pleito…

Comentário do Tio Chico: conforme está comprovado o Dr. Paulo Santos Cruz somente retornou a cinofilia em 1.976. Vejam a prova em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/4-Documentos-de-1975-e-1976/4-17.jpg ). Logo, em 1.975 o “Pai do Fila” estava tranquilamente semi-aposentado em sua casa, afastado da cinofilia, cuidando de sua esposa, Tia Antonieta, e dos seus 3 hobbies: cães, passarinhos e relógios. Eu e outros criadores fomos buscá-lo de volta à cinofilia em 1.976 a fim de que ele comandasse a grande salvação e resgate da Raça Fila. O mundo fileiro sabe que o CAFIB foi criado em 1.978 como uma genuína REAÇÃO à mestiçagem ilegal e sem controle na Raça Fila. Apesar de toda a documentação da época (plataforma dos candidatos, cédula de votação, ofício-recurso encaminhado pelo CAFIB ao CPFB apontando irregularidades nesta eleição e até do jornalzinho pró-mestiçagem editado pela ACFIBERJ que somente circulou um único número enquanto o do CAFIB teve 43 edições) que comprovam o que afirmo os NAM insistem na mentira, tentando fraudar esta data na tentativa de iludir os tolos. Quanta teimosia !!! Quanta falta de vergonha !!! Pois eu desafio o cacique dos NAM: se desejar apostar que estou errado, encontro-me totalmente a sua disposição. Espero que este confuso cacique não fuja novamente à sua responsabilidade, como o faz desde Abril/10, quando se furtou a analisar o fenótipo de cães mestiços enviados por mim para o Roberto Sene c/c para o email dele.

4.15. Afirmação dos NAM de que estão matando a raça Fila ou o Fila esta acabando… Comentário do Tio Chico: escuto esta infeliz afirmação desde 1.976, inclusive até de Eugênio Lucena, presidente do então BKC e CBKC. Felizmente entendo que o Fila é muito forte, sobreviveu à mestiçagem e aos mestiçadores. Vejam que mesmo na SPFB e no CBKC se apresentam diversos Filas de boa tipicidade. Ainda mais com o respaldo e trabalho do CAFIB, cujos cães cada vez mais vêem sendo adquiridos por criadores membros destes dois clubes. Espero que estes criadores não tornem a falsificar pedigrees como era feito no passado, omitindo de seus registros os verdadeiros nomes de Filas-CAFIB. Não, o Fila não esta morrendo. Mas, se voce define seus próprios cães como sendo do tipo “fila-atarracado, fila-basset, mini-fila  e fila-toy”, cuidado…;

4.16. Afirmação dos NAM de que não existem culpados na mestiçagem…

Comentário do Tio Chico: existem culpados sim. Vamos lá: (i) – os primeiros mestiçadores; (ii) o BKC e depois CBKC-FCI  que não se preocuparam em fiscalizar e controlar a emissão de pedigree, apesar de cobrar por este serviço cartorial falho e, finalmente, (iii)  os criadores atuais que continuam criando mestiços, mantendo-os em seus canis, pois não desejam afastar da criação os mestiços que possuem. Mesmo apesar do item 2 acima (Melhoria de Fotos em Facebook);

4.17. Afirmação dos NAM: é terminantemente proibido comentar, ainda mais no nosso Facebook, (i) a inteligente e oportuna alternativa apresentada pelo Tio Chico sobre a criação da Raça Mastim Brasileiro, semelhante a atitude adotada pela FCI quando da criação de duas raças baseadas na Raça Akita: a Japanese Akita e a American Akita; (ii) o esclarecedor depoimento do Dr. Enio Monte afirmando que cruzou nos anos 70 Filas puros com o Mastiff Inglês de João Batista Gomes (ex-presidente do Clube Paulista do Fila Brasileiro que antecedeu a SPFB) pois acreditava que realmente estaria melhorando o Fila como o fez com enorme sucesso na criação do Cavalo Brasileiro de Hipismo; (iii) publicação no Informativo n° 38 do CBKC do magistral artigo de Paulo Godinho versando sobre a mestiçagem entre outros fatos históricos; (iv) renuncia de Jaime Pérez da FCI preferindo o CAFIB e (v) proposta de Paulo Godinho para a criação da Raça Fila Preto, publicada no Facebook “FB – Seleção com Responsabilidade” (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_113/materia.html )…

Comentário do Tio Chico: puro medo. A velha política de tentar esconder a sujeira para debaixo do tapete. Afinal, quando será que criadores de Fila da SPFB-CBKC se libertarão dos NAM e do terrível atraso e “Apagão de Conhecimento” que eles representam?;

4.18. Afirmação dos NAM: Não, a mestiçagem na Raça Fila nunca existiu !!! Vamos processar estes caluniadores!!!…

Comentário do Tio Chico: Gostaria apenas de lembrá-los que entre tantos outros, os fundadores, diretores e criadores do CAFIB Paulo Santos Cruz, Airton Campbell, Luiz Maciel, Américo Cardoso, Fernando Zanetti, Sebastião Monteiro (in memorian), José Souto Maior Borges, Jonas Tadeu Iacovantuono, Caico Amaral, Antônio Silva Lima, Tênisson Cavalcante, Joaquim Liberato Barroso, Pedro Borotti, Ivan Roussef, Luciano Gavião, Cintia e Gerson Junqueira de Barros e, ainda, Antônio Carlos Linhares Borges (criador e escritor do Unifila); Eugenio Lucena (ex-presi do BKC e CBKC); Chris Habig (atual vice-presi da FCI);  Paulo Godinho (jornalista e juiz do CBKC); Antônio Carvalho Mendes (ex-jornalista); Enio Monte e Procópio do Valle (ex-criadores do BKC e CBKC); Jaime Perez, Jan Kubesa, Ines Van Damme, Ligia Morris, Elio Quiros, Linda Maggio, Aliberti Aniello, Katrina Waldrip (criadores do CAFIB no exterior) e até Roberto Sene e Harrison Pinho (criadores e dirigentes da SPFB e Conselheiros do CBKC) reconheceram a mestiçagem, cujos frutos indesejáveis prejudicam a nossa criação até hoje. Mas se os NAM acham que todas as testemunhas acima estão apenas caluniando, ok. Recorram então a Justiça. Mas, cuidado com a “Litigancia de Má Fé”…  E do abuso do direito de demandar contra tantas e tão importantes Testemunhas. Afinal, o Mundo é redondo…

4.19. Afirmação dos NAM sobre a irrefutável existência da mestiçagem, como se não houvesse nenhuma conseqüência e legado até os dias de hoje, do tipo: ah, mas foi há muitos anos atrás…

Comentário do Tio Chico: os NAM se colocam como nunca tendo mestiçado. Mas ao não excluírem os mestiços do seu plantel via APR ou por livre e espontânea vontade como eu fiz em 1.977, (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/pp/Page6_port.html ) antes mesmo da fundação do CAFIB, se transformam nos chamados “Herdeiros da Mestiçagem” que a ajudam a multiplicar e propagar.

4.20. Afirmação dos NAM utilizando como desculpa a palavra “pardalusca”…

Comentário do Tio Chico: que desespero, quanta prepotência e falta de respeito dos NAM para com seus leitores. A palavra “pardalusca” não existe. Vide item 3.2 acima.

4.21. Afirmação dos NAM: as fotos apresentadas por Tio Chico como sendo de mestiços do CBKC-FCI nada comprovam, pois ele não apresentou os nomes dos cães, números de pedigrees e nome dos proprietários…

Comentário do Tio Chico: outra desculpa desesperada, já que não há necessidade destes dados, pois as fotos apresentam mestiços sendo premiados em Expos do próprio CBKC-FCI (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/2008ate/Page6.html );

4.22.  Afirmação dos NAM: o Tio Chico nunca deu uma sugestão viavel para a solução dos impasses na Raça Fila…

Comentário do Tio Chico: quem afirma uma sandice destas é  cara de pau, preguiçoso e tem horror a leitura. Ou um simples mentiroso. E, pior, acha que ficará impune como ocorre com os políticos em Brasília. Alem do Tio Chico sempre ter tentado uma grande união dos criadores em torno do Verdadeiro Fila, permanecendo assim o grande número de Filas do CAFIB, do Unifila e da SPFB-CBKC, sempre me preocupei em divulgar e alertar sobre os perigos da mestiçagem e seus males dificultando a vida dos NAM. Alem de centenas de documentos e fotos publicadas no lançamento do meu site em 2.009, são quase 80 novos artigos lançados no meu site desde maio/2.009 dando alternativas válidas. Mas, repito, que não abrange a salvação dos mestiços criados pelos NAM. Vejam bem, o Tio Chico indicou SIM o caminho para esta solução: – (i) a criação da Raça Mastim Brasileiro exatamente como ocorreu com a Raça Akita e que foi patrocinada pela mesma FCI que os NAM tanto idolatram e temem; ( vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html ); – (ii) sugeri inclusive a criação da Variedade Preta onde os cães desta coloração cruzariam somente entre si (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/doc_7.jpg) e também o item 6.4 do meu artigo http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_77/materia.html ); – (iii) no Tio Chico Informa nº 4 analisei quais os maiores defeitos e qualidades hoje encontrados no Fila do CBKC-FCI conforme trechos apontados no Facebook utilizado por membros da SPFB; (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_111/materia.html ) – (iv) apresentei mais uma vez como procede a Análise de Fenótipo e Temperamento do CAFIB que é desde 1.978 o APR que a SPFB não possui e é a coluna mestra da seleção do CAFIB (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fila_brasileiro-cachorro.html). Continuo implorando que a SPFB introduza um sério e eficaz APR, a começar pelos cães de seus dirigentes que tem que servir como exemplo. Estes dirigentes dizem concordar, mas não o implementam, nem assumem nenhum compromisso quanto a prazo, deixando o APR sempre para “amanhã”. Que nem os políticos em Brasília… No mais, basta perder a preguiça e navegar pelo meu site de forma desarmada e inteligente. Lá descobrirão inúmeras sugestões para que se preserve o verdadeiro Fila. (Nota após ter recebido a informação da instituição do APR: me parece infelizmente que esta se dará somente em cães nascidos a partir de Jan-2.011 e não em todo o plantel do CBKC. Logo, aguardamos ansiosamente sua Regulamentação).

4.23.  Afirmação dos NAM: Tio Chico não infoma o nome dos criadores e dos canis que iniciaram a mestiçagem…

Comentário do Tio Chico: Mais uma preguiçosa e displicente falta de leitura. Vide minha Carta Aberta de Londres datada de 1.978 – repito: 1.978, há 33 anos — que foi enviada para todos os criadores e clubes, inclusive para BKC e FCI, clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_14/materia.html  que possui todos os nomes de criadores, cães e canis e até a foto de João Batista Gomes, ex-Presidente do Clube Paulista do Fila, clube que antecedeu a SPFB,  com seu Mastiff Inglês !!! O mesmo Mastiff Inglês que recentemente o Dr. Enio Monte afirmou ter usado para cobrir fêmeas Filas, pois ele entendia que isto seria bom para o Fila (vide http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_97/materia.html), assim como havia feito com sucesso na sua criação de cavalos; Vide este Mastiff Inglês clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/fotos/1843.jpg . Vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8-21-A.jpg carta do KCP atestando esta propriedade. Importante: João Batista Gomes foi presidente do Clube Paulista do Fila Brasileiro (CBFB), o mesmo clube que conforme informa o Virgilio Orsi no website da SPFB: “A SPFB se filiou à CBKC como uma sucessora em substituição ao antigo Clube Paulista do Fila Brasileiro, herdando os seus direitos e obrigações junto à CBKC/FCI.”… Logo, infelizmente, o Mastiff Inglês do Sr. Gomes usado pelo Sr. Monte encontra-se na origem do CPFB e, portanto, na origem da SPFB. Quer o Virgilio Orsi admita ou não. Quer o Virgilio Orsi negue ou não. O que mais desejam os NAM? Recorrer a Justiça? Sugiro ainda visitar o jornal do CAFIB “O FILA” nº 12 (Nov-79) que apresentou uma lista de mestiços há 32 anos !!! (http://w ww.filabrasileirochicopeltier.com.br/9-Documentos-ate-1979/9_36/materia.html ).

4.24.  Afirmação dos NAM: Mas por que será que o CAFIB não para de crescer com tantas expos no Brasil e no exterior, novos criadores, mais de 5.000 Análises (APR) e tantos sites de Filas-puros?

Comentário do Tio Chico: muito simples, porque estamos do lado da Verdade e do Fila Puro. Por que desde o início combatemos a mestiçagem e o poderoso trio BKC-CBKC-FCI que os NAM tanto veneram e idolatram.

4.25.  Afirmação dos NAM: Não somos mestiçadores, nunca cruzamos um Fila com Mastiff Inglês, Mastin Napolitano ou Dinamarquês-preto (Dogue Alemão)…

Comentário do Tio Chico: mais uma desculpa dos NAM, tentando confundir os criadores, já que fingem não saber o que esta escrito e provado há mais de 3 décadas: quem adquiriu filas-mestiços e os continua criando estão, querendo ou não, ajudando a perpetuar a mestiçagem na Raça Fila. E não adianta reclamar do CAFIB, do Paulo Santos Cruz e do Tio Chico. Devem reclamar daqueles que são os verdadeiros responsáveis pela grande miscigenação que se abateu sobre a Raça Fila. Onde e com quem reclamar é uma atitude muito simples: vide item 4.16 acima.

4.26.  Afirmação dos NAM: O “fila-preto” é um puríssimo Fila !!!

Comentário do Tio Chico: abandone e esqueça esta absurda tragédia para sempre. Estude nos links do meu site http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/7.html. Como diz Paulo Godinho: “NADA é mais MESTIÇO do que um fila-preto”.

Concluindo este item 4:

Após esta Consolidação e leitura resumida voces poderão diferenciar quem inventa pseudo-fatos, tenta defender os mestiços e manipular voces; de quem comprova a verdade desde 1.976 (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/4.html ). Poderão também notar que venho apenas desmascarando textos mentirosos que foram publicados em sites, Facebooks e Fóruns antes dos meus. Penso que hoje, depois das devidas explicações de minha parte, até o meu querido Roberto Sene esteja convencido de que eu não ataco, apenas REAJO às tolices e mentiras levianamente publicadas pelos NAM. Da minha parte, como já informei anteriormente, o Tio Chico não considera que tenha nenhum inimigo no meio Fileiro, mas sim alguns adversários de idéias, pensamentos e de Filosofia de Criação. Como digo, não levo nada para o lado pessoal. Pena que esta minoria formada pelos NAM, devido a constante falta de argumentação e documentação verdadeira, apele para a falta de educação, grosserias, baixarias e de adjetivos caluniadores do tipo “cafibento” e “pinóquio” ou pior, quando difamam escrevendo que o CAFIB é um clube “clandestino” e que “a clandestinidade é um passo para a criminalidade”. Convenhamos: chamar um membro do CAFIB de “criminoso” chega a ser uma grande burrice. Ou, ainda, quando chamam criadores do CAFIB de “diablos” e quando, infantilmente, tentam me ameaçar do exterior dizendo que irão me agredir: “vou encher te de tapas, nao tarde por esperar” e  “vou a tua país e te encher de porrada seu filha da puta”. Isto para mim é zero. Saibam que fui ameaçado de morte por um criador de mestiços após a divulgação da minha Carta Aberta de Londres, datada de 3/08/78 (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_14/materia.html ). Sabem o que este cidadão teve a “grande coragem” de fazer? Mandar apedrejar de madrugada os meus 3 cães que se encontravam presos no canil da casa que eu estava construindo na Barra da Tijuca, no Rio. Que covardia !!! Uma pena que pretensos criadores de Filas usem destas artimanhas para tentarem me intimidar. Pois saibam que não adianta baixarem o nível de uma discussão que considero muito séria: a preservação do nosso Cão de Fila Brasileiro e a defesa de parte da ecologia do meu País. Recuso-me terminantemente a fazer parte desta baixaria. Continuarei sempre aberto a opiniões divergentes das minhas, desde que baseadas em fatos pertinentes e longe das mentiras. Aqueles que entraram em contato comigo desde o lançamento do meu site, a maior parte das vezes de forma confidencial, foram atendidos com educação, respeito e sempre esclarecidos. Esta troca de informação é que me serve de base para o “Perguntem ao Tio Chico” e o “Tio Chico Informa”. Continuarei escrevendo, sempre respondendo as inverdades que são publicadas anteriormente na web pelos NAM e provando e documentando aquilo em que acredito. E, também, respeitando todos aqueles que pensam diferentemente de mim, mas sem apelarem vergonhosamente para mentiras.

5. “Pior  Momento”:

Sem dúvida, o retrógado “Apagão de Conhecimento” em que insistem em se manter não só os NAM como também alguns criadores que não se interessam em estudar a Verdadeira História do Fila Brasileiro. São pessoas que tem preguiça de estudar e ficam repetindo apenas invencionices e mentiras ultrapassadas apesar de já desmascaradas. A estes, desejo que não tenham medo do contraditório, da argumentação com conteúdo verdadeiro. Pesquisem e questionem. O CAFIB esta a disposição de todos voces.

6. Melhores frases de 2.011:

6.1. Do Tio Chico: “Parafraseando meu falecido amigo, o embaixador, economista e ex-ministro da Fazenda Roberto Campos que defendendo a democracia dizia nas décadas de 50 e 60 ainda durante a existência do Muro de Berlin – “nunca vi um alemão ocidental fugir para a Alemanha Oriental – eu afirmo: “nunca vi um criador do CAFIB comprar um Fila da SPFB, mas já vi criadores da SPFB comprarem Filas do CAFIB”.

6.2. Dos NAM: “Errar é humano, culpar o CAFIB é estratégico…”

6.3. De Evo Morales, presidente da Bolívia: “Acima do jurídico esta o político. Faço mesmo que os juristas me digam que é ilegal. Depois digo para os advogados: se é ilegal, então legalizem”. Não é uma frase dos Neo-Apologistas da Mestiçagem (NAM), mas bem que poderia ser, pois é com este descaso e prepotência que os NAM modificam a história: mentindo e reinventando ao seu bel prazer a História do Fila.

6.4. Do Tio Chico: “Todo criador que possui verdadeiros Filas — e estes são sem dúvida a maioria na SPFB-CBKC – pode ter seu Fila aprovado e se tornar membro do CAFIB”.

6.5.. De Airton Campbell: “A solução de toda a problemática existente na Raça Fila via a criação da Raça Mastin Brasileiro é excelente. O Chico Peltier deveria ser aplaudido, reconhecido e homenageado como o Pai do Mastim Brasileiro”.

6.6. Do tio Chico adaptando A. Stevenson: “Se meus adversários pararem de falar mentiras a respeito do Fila, eu paro de falar verdades a respeito deles”.

6.7. De Roberto Sene: “…sempre me coloquei em uma posição de apaziguador e nunca alimentei contentas ou controversas.”

6.8. Conforme Caico Amaral, ex-presidente do CAFIB, no livro “A Evolução do Cavalo dos Junqueiras”, de Eduardo Junqueira: “Se não houver mais rigor e discernimento, os criadores de Mangalarga acabarão no drama do Cão de Fila, do qual Lara Campos diz: “- … se transforme em simples cachorro de exposição, onde a característica principal é a mestiçagem.

6.9. De Sergio de Castro, presidente do CBKC: “Autorizo”, em referencia ao magistral artigo de Paulo Godinho intitulado “Fila: História e Evolução” publicado no Informativo nº 38 deste clube.

7. Melhores Propostas:

Sem dúvida alguma a sugestão de criação da Raça Mastin Brasileiro pelo Tio Chico e da Raça Fila Preto por Paulo Godinho.

8. Maior saudade:

Da Ines Van Damme, que enorme serviço prestou à Raça Fila não só como criadora, mas também como escritora e responsável por um excelente site que, infelizmente, anda muito sumidinha… Beijos, minha querida Ines…

9. Maior covardia:

Nunca o cacique dos NAM teve a coragem de me enviar um email sequer diretamente para o meu endereço eletrônico. Jamais. Ele escreve seus textos capengas, mas deles procura não me dar conhecimento. Fico sabendo de seus ataques, baixarias e desculpas esfarrapadas por meio de amigos. Penso que ele redige já temendo minhas arrasadoras respostas e comentários… Por isto evita me dar conhecimento, ao contrário de mim, que envio todos meus artigos e repostas diretamente para o email dele. Afinal, o que esperar de uma pessoa que age desta forma tão covarde?

10. Finalizando:

Se dirigentes da SPFB e Conselheiros do Conselho Brasileiro da Raça Fila Brasileiro (CBRFB) junto ao CBKC realmente desejam que estas “brigas” como eles chamam — eu chamo de “esclarecimentos” até por que não uso de baixarias — terminem, é muito simples. Basta seguirem o solicitado pelo Roberto Sene, de quem muito aprecio, com quem me congratulei por email devidamente autorizado e em nome da diretoria do CAFIB parabenizando-o por ser o mais novo Conselheiro do CBKC e, inclusive, colocando o CAFIB a disposição deste novo Conselho em emails datados de Jun/11. Por que? Porque Roberto Sene em seu Facebook tem publicado várias notas se colocando sempre contrário a desavenças e em email para mim datado de 27/10/11 redigiu: “…sempre me coloquei em uma posição de apaziguador e nunca alimentei contentas ou controversas.” Aliás, em seu Facebook no dia 27/10//11 nosso Roberto postou um texto muito interessante intitulado “Vamos Baixar a Bola”. Sugiro sua leitura, principalmente para os dirigentes da SPFB e Conselheiros do CBKC… Mas, vejam bem, meus amigos, se os próprios membros e diretores da SPFB e do CBRFB não atendem e respeitam o pedido do nosso querido Roberto Sene, por que o Tio Chico seria obrigado a não REAGIR diante de tantos absurdos e mentiras publicadas conforme as listadas no item 4 acima? Repito: eu só REAJO às mentiras postadas pelos NAM (Neo-Apologistas da Mestiçagem) antes de mim e que ainda não se acostumaram que desde o lançamento do meu site em maio/09 eu estou atento e puxando as orelhas deles… E sempre os desmascarando. Espero que em 2.012 criadores, dirigentes, pensadores, historiadores, conselheiros e juízes de todos os clubes de Fila e, principalmente, os NAM, entendam que o importante é preservar o Cão de Fila Brasileiro tal qual herdamos da Mãe Natureza e fazer uma grande união ao seu redor com este único objetivo. Roberto Sene esta correto: vamos apaziguar!!!  Afinal, já expusemos toda a Verdadeira História do Fila, não adianta mais os NAM ficarem fabricando e reinventando novas e esfarrapadas desculpas. Fila é Fila. Mestiço, com ou sem pedigree, é mestiço. Lembrando que a SPFB-CBKC tem um plantel enorme de Filas Puros que seriam facilmente aprovados pelo Padrão CAFIB em nossas Análises de Fenótipo e Temperamento. Vamos então trabalhar na direção da pureza racial do Fila com estes inúmeros exemplares. Vamos em 2.012 excluir imediatamente todos os mestiços deste plantel e preservar a pureza racial do Fila: este deve ser o nosso grande objetivo. Afinal, nós estamos aqui de passagem. E o Fila, não. Se for o caso, vamos juntos ao CBKC a fim de organizar logo a Raça Mastim Brasileiro (http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html ) para onde seriam transferidos os cães que não se enquadrassem no fenótipo do Verdadeiro Fila sem causar nenhum prejuízo ao CBKC-FCI, usando-se as “Faltas Desqualificantes” constantes em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/8-Documentos-de-1978/8_30/materia.html  e até criando a “Raça Fila Preto” conforme proposta do grande jornalista e juiz All Rounder do próprio CBKC Paulo Godinho (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_113/materia.html  ) e conforme comentado por mim no item 6.4. do link http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_77/materia.html e também em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/doc_7.jpg ). O Fila Brasileiro merece este nosso esforço, organização e dedicação. Acredito que o CBKC, na pessoa de seu presidente Sergio Castro, se sensibilize com esta nossa sugestão conjunta de solução. Afinal, pelo menos 3 diretores da SPFB são Conselheiros do Conselho Brasileiro da Raça Fila Brasileiro do próprio CBKC !!! Basta destes NAM que provocaram um retrógado “Apagão de Conhecimento” na Raça Fila !!! Não adianta os NAM continuarem tratando a existência da mestiçagem na Raça Fila Brasileiro e suas nefastas conseqüências com paixão e prepotência. Devemos tratar este assunto com discernimento, inteligência, foco e verdade. O Fila merece. Desejo a todos – inclusive aos Neo-Apologistas da Mestiçagem (NA.

Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo !!! Rezando por um Fila cada vez mais puro.

Chico Peltier. Dez-11.

Anúncios