Post nº 37 – Tio Chico Informa nº 18 – Comentando recentes postagens de Facebooks – enviado em 31/08/12

Tio Chico Informa nº 18

Amigos,

O email abaixo foi enviado para alguns criadores do CAFIB, comentando recentes postagens em Facebooks que eles me enviaram:

Como eu já escrevi diversas vezes, muitos criadores atuais do Fila-CBKC começaram a criar mestiços com pedigree de Fila quando a mestiçagem já estava impregnada no CBKC, isto é, basicamente após o final da década de 70.

Logo, eles se iniciaram em suas criações sem jamais terem tomado antes conhecimento do Fila Puro e do CAFIB. Eles não conheciam o Fila Puro da mesma forma que eles não conhecem a Verdadeira História do Fila. Foram introduzidos na criação do Fila com cães mestiços (apesar dos pedigrees emitidos pelo BKC-CBKC e muitas vezes terem comprado seus cães oriundos de filhos de Grandes Campeões do CBKC, apesar de mestiços).

Construíram com muito trabalho e carinho seus canis, se dedicaram com empenho e passaram a amar seus cães; dedicaram tempo e energia às suas criações e, infelizmente, acreditam que o Fila não tem homogeneidade e não tem um fenótipo definido; acreditam que o Fila tem 4 fenótipos (vide em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/pergunte_chico_3/materia.html ), onde se encaixam mesmo que a força vários “tipos” como o fila-atarracado, o fila-toy, o fila-basset, o fila-preto, o filamarquês, o mastiff-fila, o napo-fila, o fila-gigante, o fila-pet e até o fila-aberração; como tem muito dificuldade em estudar, pois rejeitam sem analisar o conhecimento do CAFIB e também pelo fato de que não existem no Fila-CBKC criadores que sejam realmente professores como existe tantos no CAFIB, estas pessoas não tem como objetivo o aprimoramento racial como existe em qualquer criação animal; como não encontram no CBKC nenhum tipo de orientação, seleção e controle na criação do Fila como deveria ser o APR, perdem o foco e o objetivo, passando a aceitar qualquer “tipo” de Fila como se fosse Fila Puro; desconhecem o verdadeiro temperamento do Fila, já que houve a irrefutável miscigenação do Fila com cães das raças de temperamento dócil como o Mastiff Inglês, Mastin Napolitano e Great Dane que não possuem o mesmo temperamento característico do verdadeiro Fila e, portanto, estes cães mestiços não podem mesmo ter “ojeriza a estranhos”.

Logo, ao contrário do que alguns afirmam, nada, absolutamente nada tenho contra os criadores de mestiços Apenas pena. Muita pena, pois estes se iniciaram na criação do Fila com cães mestiços. Pena que não foram capazes de refazer suas criações. Entretanto, cabe lembrar que isto também ocorreu comigo e vários outros criadores do CAFIB, mas a grande diferença é que nos tivemos o verdadeiro amor à Raça Fila e excluímos com muita dor os mestiços do nosso plantel, mantendo conosco apenas os Filas Puros.

Entretanto, revoltados, desorientados, sem liderança e, pior, com vários “tipos de fila” estes criadores de mestiços – lembrando que existem sim Filas típicos no CBKC — atacam e culpam o CAFIB, o Paulo Santos Cruz e o Tio Chico. Chegam ao ponto de tentar mudar a historia do Fila, criando fatos e argumentos que jamais aconteceram e, de tão repetidos, os coitados passam a acreditar. Por tudo isto entendo que eles deveriam se rebelar não contra o CAFIB mas sim contra os primeiros mestiçadores e o CBKC que é um cartório que emitiu documentos fraudados. Estes dois são de fato os responsáveis por esta grande confusão em que se encontra o Fila-CBKC. Isto é: sem fenótipo definido, sem homogeneidade, sem seleção e controle. Pior: sem lideres que de fato os representem e que com coragem sejam capazes de cobrar as responsabilidades inerentes ao CBKC, que eles ainda seguem e pagam suas taxas.

O CAFIB não tem absolutamente nada com a origem e existência da mestiçagem. Apenas temos como objetivo resgatar o Fila da extinção, preservá-lo e criá-lo emitindo nossos próprios pedigrees por meio do nosso Controle Genealógico e nossa Filosofia de Criação CAFIB. Apenas isto.

Àqueles que desejarem estudar um pouco mais sobre a Raça Fila, recomendo a leitura “Tio Chico Informa nº 6 – Piores e Melhores de 2.011” clicando em http://www.filabrasileirochicopeltier.com.br/novos/30_114/materia.html , onde eu fiz uma consolidação de minhas respostas e comentários a muitas mentiras, erros, enganos, falhas e tolices diversas vezes repetidas pelos criadores e defensores de filas-mestiços.

Forte abraço, Chico.